Vale a pena preservar edifícios pós-modernistas?

Nova Iorque é o lar de uma infinidade de edifícios pós-modernistas - da impressionante Sony Tower ao Central Park Ballplayers' House - mas muitas dessas construções permanecem desprotegidas pelos registros do patrimônio nacional dos EUA. A Landmarks Preservation Commission de Nova Iorque está para completar seu 50° aniversário mas ainda não reconheceu os sucessos da arquitetura entre 1970 e 1984 (menor tempo que um edifício tem que ter para ser considerado patrimônio). A comissão tem sido desnecessariamente lenta no reconhecimento de estruturas pós-modernistas na cidade, dizem Paul Makovsky e Michael Gotkin da Metropolis Magazine, que argumentam que a ausência de reconhecimento histórico do pós-modernismo já atingiu um alto custo, citando a renovação do revestimento do Takashimaya Building, na Quinta Avenida, como um "sinal de alerta" para a Comissão.

O pós-modernismo foi muito criticado nos Estados Unidos, sobretudo em Portland, onde ameaças de demolição assombram o Portland Building, projetado por Michael Graves. Segundo Makovsky, "muitos arquitetos baby boomers se rebelaram contra o pós-modernismo em sua juventude, e podem agora ser relutantes em proteger edifícios e paisagens daquele período." Em resposta, Makovsky e Gotkin compilaram uma lista das vinte estruturas pós-modernistas mais importantes de Nova Iorque - que serve também como lista de edifícios em risco -, com uma porção de escritores da Metropolis defendendo cada uma dessas edificações.

Veja a lista de edificações pós-modernas de Nova Iorque compilada pela Metropolis, aqui.

Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. "Vale a pena preservar edifícios pós-modernistas?" [Are Postmodern Buildings Worth Saving?] 04 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758422/vale-a-pena-preservar-edificios-pos-modernistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.