30 documentários de Arquitetura e Urbanismo para ver em 2015

Em 2013 e 2014 apresentamos uma seleção de documentários imperdíveis para arquitetos e este ano não será diferente. No começo de 2015 submergimos novamente no fascinante e distinto mundo dos documentários para coletar uma série de títulos de interesse para os apaixonados pela arquitetura e urbanismo.

Estreias ou clássicos, teóricos ou curiosos, a seleção deste ano apresenta diversos filmes brasileiros, portugueses e internacionais, que abordam conteúdos sobre a habitação, biografias de grandes arquitetos e diversos outros temas como a decadência urbana de Veneza ao se ver consumida pelo turismo, a experiência de um casal que habita a polêmica “8 House”, projetada pelo BIG, e até mesmo um documentário da NatGeo que nos mostra como funciona a impressionante fábrica de Lego.

Em ordem aleatória, apresentamos 30 documentários que devem ser vistos em 2015.

30 documentários de Arquitetura e Urbanismo para ver em 2015 - Mais Imagens+ 27

1. Bernardes (2014) / Paulo de Barros + Gustavo Gama Rodrigues

Neste documentário, o arquiteto Thiago Bernardes repassa os principais sucessos da vida laboral e familiar de seu brilhante e polêmico avô Sérgio Bernardes, incluindo material iconográfico e audiovisual exclusivo, parte da coleção pessoal de manuscritos, desenhos técnicos e croquis do arquiteto. “Por que pararam de falar dele?”, o documentário está estruturado para responder esta pergunta.

* Mais informações no facebook oficial.

2. Precise Poetry, Lina Bo Bardi's Architecture (2013) / Belinda Rukschcio

Criando poesia através da precisão arquitetônica. Esta é a premissa do documentário de Belinda Rukschcio sobre a famosa arquiteta ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi. O filme é construído tendo como base uma série de entrevistas realizadas com seus colegas e amigos, que relatam as limitações sócio-políticas e eventos pessoais que deram lugar a uma produção arquitetônica atemporal. Uma viagem cinematográfica através de suas obras mais importantes, localizadas em São Paulo e Salvador.

* Mais informações no seu facebook oficial e site.

3. Five Master Houses of the World (2007) / Rax Rinnekangas

Esta é uma série de cinco documentários de aproximadamente 60 minutos de duração, cada um deles focado num clássico da arquitetura moderna: Le Corbusier, Le Cabanon (Roquebrune Ca Martin, Francia, 1952), Tadao Ando, The Koshino House (Ashiya, Hyogo, Japão, 1979-84), Alvar Aalto, Villa Mairea (Noormarkku, Finlândia, 1938), Luís Barragán, Casa Estudio (Cidade do México, México, 1948) e Konstantin Melnikov, The Melnikov House (Moscou, Rússia 1927-29). Imperdível.

* É possível comprar a coleção completa no seguinte link.

4. Concrete Love (2013) / Maurizius Staerkle-Drux

"Concrete Love" é o único documentário existente sobre um dos arquitetos mais importantes da Alemanha Gottfried Böhm. Além de ser o único alemão vencedor do Pritzker, também é o patriarca de uma dinastia de arquitetos composta por seus filhos Stephan, Peter e Paul. O filme apresenta um retrato íntimo de suas rotinas arquitetônicas diárias, após a morte de sua esposa Elisabeth, fonte de inspiração e ímã emocional dos Böhms.

* Mais detalhes no site de Maurizius Staerkle-Drux.

 5. Bicicleta (2014) / Luís Vieira Campos

Este filme é resultado do convite de Luís Vieira Campos a Valter Hugo Mãe para escrever um roteiro, inspirado no Ladri di biciclette (1948), de Vittorio De Sica. Com o Bairro do Aleixo, na cidade do Porto, como plano de fundo, a história toma ação retratando cenas na Torre 3 e urbanas, onde se juntam atores profissionais e moradores do bairro.

* Conheça o facebook oficial do filme.

6. The Infinite Happiness (2015) / Ila Bêka + Louise Lemoine

Após habitar por um mês a “vila vertical” 8 House, do BIG, Ila Bêka e Louise Lemoine nos contam como é viver em uma de suas residências. O filme é construído através de uma série de história interconectadas em relação ao edifício, o deixando em evidência segundo o ponto de vista íntimo de cada um de seus habitantes.

* Conheça o projeto aqui e encontrei mais informação do documentário na página oficial.

7. Megafactories: Lego / National Geographic Channel 

O Lego é uma espécie de fetiche para os arquitetos e este documentário nos mostra os longos processos de pesquisa e desenho que há por trás destes blocos de construção; suas linhas de montagem e as provas realizadas antes de irem ao mercado. Veja o documentário completo abaixo:

* Outros capítulos da série no seguinte link.

8. Qual é o teu espaço favorito? (2014) / Building Pictures

Building Pictures, convidou arquitetos, estudantes de arquitetura, paisagistas, antropologistas, artistas e outras pessoas criativas a documentar a arquitetura portuguesa através de filmes que compartilhassem suas percepções e experiências em espaços que marcam as lembranças, sejam inspiradores ou corriqueiros, enfim, os lugares favoritos de cada um. 31 vídeos foram enviados e 24 foram selecionados para a edição deste documentário experimental sobre a Arquitetura Portuguesa.

* Saiba mais visitando o site oficial do filme.

9. Rem Koolhaas y la Arquitectura Moderna (2007) / History Channel

O arquiteto como uma super-estrela. Este documentário, realizado pelo History Channel – nos apresenta Rem Koolhaas como uma figura tão importante que se sobrepõe inclusive a sua própria obra. Pare não importar se o edifício resolve direta e eficazmente seu propósito; hoje a ênfase está posta na espetacularidade mediática do resultado formal. O documentário transmite a vida profissional do arquiteto e os diferentes feitos que o levaram a alcançar a fama mundial.

10. Rotterdam 2040 (2013) / Gyz La Rivière

Este documentário é centrado no futuro da cidade de Rotterdam, baseado na premissa de que não se pode olhar para o futuro sem levar em conta o passado. La Rivère constrói a história de Rotterdam desde antes dos atendados até a atualidade, ampliando sua visão até o ano de 2040. Mais que um documentário sobre arquitetura e renovação urbana, é um filme sobre sua população; a experiência subjetiva de seus (futuros) habitantes determina uma série de premonições e sugestões para o futuro da cidade.

* Mais informações na página oficial.

11. Microtopia (2013) / Jesper Wachtmeister

O documentário de Jesper Wachtmeister explora como os arquitetos, artistas e designers podem ampliar os limites aparentemente possíveis para habitar nosso planeta baseados nos conceitos de portabilidade, flexibilidade e independência da “rede”. Quanto espaço, materiais e outros luxos realmente necessitamos? Uma série de inovadoras propostas se unem no esforço de formar novas comunidades sustentáveis sem consequências ambientais.

* Veja o documentário completo em Vimeo On Demand e saiba mais detalhes em seu site oficial.

12. Diller Scofidio + Renfro: Reimagining Lincoln Center and the High Line (2012) / Muffie Dunn + Tom Piper

Com a finalização quase simultânea de dois projetos de grande escala em Nova York – a renovação da High Line e a revitalização do Lincoln Center - Diller Scofidio + Renfro chamou a atenção do público durante os últimos anos. Neste documentário de 54 minutos podemos conhecer os dois projetos detalhadamente através dos comentários feitos pelos próprios arquitetos e outras pessoas relevantes da cidade.

* O documentário pode ser comprado na Amazon.

13. H2T (2013) / Fabio Petronilli

Esta é a história de uma intervenção urbana em Trafaria, um bairro pobre próximo de Lisboa. Os arquitetos trabalharam com a comunidade e após analisar a situação do bairro e sua população, decidiram apoiar a criação de hortas comunitárias em três áreas diferentes. Ao introduzir o equipamento urbano básico, foram gerados novos espaços de encontro e seus habitantes começaram a produzir e consumir sua própria comida.

14. Bela Vista (2013) / Filipa Reis e João Miller Guerra

A geometria da vida de um bairro: a Bela Vista, em Setúbal, Portugal. Um documentário que demonstra o espaço no qual olhares, gestos, vivências e palavras se cruzam - um relato humano. Com 30 minutos de duração, foi eleito a melhor curta-metragem no Festival Internacional de Documentários de Santiago do Chile (FIDOCS).

15. Antonio Gaudí (1985) / Hiroshi Teshigahara

Os impressionantes edifícios de Gaudí são retratados pela câmera do reconhecido diretor japonês Hiroshi Teshigahara. Suas cenas, acompanhadas apenas de uma trilha sonora – nos levam a uma viagem pelas Casa Vicens, a Colonia e Parc Güell, Casa Batlló, Casa Milà e o maior marco de Barcelona, o Templo da Sagrada Família. Veja o documentário completo abaixo:

16. Short History Of Abandoned Sets (2012) / Rä di Martino

Uma série de sets cinematográficos abandonados encontram-se disseminados pelos desertos de Marrocos e são usados por crianças de cidades vizinhas para brincar. Duas delas são convidadas para recriar, em poucas linhas, alguns dos filmes que foram filmados no local.

* Mais detalhes no site oficial.

17. Ordos 100 (2012) / Ai Weiwei

100 arquitetos de 27 países foram eleitos no ano de 2008 para desenhar uma casa de 1000 m² dentro de uma nova comunidade no interior da Mongólia. O projeto foi comissionado por Herzog & de Meuron e Ai Weiwei e as residências deveriam se ajustar a um master plan desenhado pelo chinês. O documentário nos mostra detalhes da reunião realizada no dia 25 de janeiro de 2008, quando os 100 arquitetos se reuniram em Ordos para uma primeira visita ao terreno. Veja o documentário completo abaixo:

* Mais detalhes do projeto no seguinte link.

18. Christiania, 40 Years Of Occupation (2014) / Robert Lawson + Richard Jackman

A cidade livre de Christiania é uma ocupação anarquista em Copenhagen, Dinamarca. Formada nos anos 70 por centenas de jovens idealista que lutavam contra uma severa escassez habitacional, a comunidade “autogovernada” cobre 35 hectares onde residem atualmente mais de 800 pessoas. Ao longo dos anos, Christiania construiu uma cultura baseada no consenso do grupo e uma próspera economia de restaurantes, bares, indústrias artesanais e o comércio aberto de maconha. O documentário homônimo nos conta sua história sob a lente de Robert Lawson e Richard Jackman.

* Siga o seu facebook oficial aqui.

19. Casinha / Kubico (2013) / Paulo Moreira

Uma casa é uma topografia habitada por seres humanos, construída de coisas, costumes e hábitos. E frequentemente as casas são ligadas a rua criando um senso de vizinhança e as vizinhanças conformam a cidade. O filme de Paulo Moreira aborda este tema.

* Mais informações no site do diretor.

20. Reaching for the Sky (2013) / Bert Oosterveld + Peter Frankenest

Bert Oosterveld e Peter Franken nos mostram os dilemas pessoais e profissionais do jovem arquiteto Marcos Hemel, responsável pela construção da torre de televisão mais alta do mundo. Este é seu primeiro trabalho profissional e a obra lhe abre um mundo de possibilidades na China, um país onde ainda há espaço para ideias extraordinárias. Mas os problemas associados a um edifício desta envergadura não demoram para aparecer.

* Mais informações na página oficial do documentário.

21. Pina (2011) / Wim Wenders

Desenvolvido numa estreita colaboração com a célebra bailarina alemã Pina Bausch, antes de sua morte em 2009, este documentário nos apresenta uma série de coreografias inspiradoras. Entornos urbanos, impressionantes paisagens ou alguns edifícios – como a Zollverein School of Management and Design dos arquitetos vencedores do Pritzker Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, do SANAA – são alguns dos cenários escolhidos.

* Mais informações no site de Wim Wenders.

22. The Venice Syndrome (2012) / Andreas Pichler

O documentário de Andreas Pichler é um alerta para Veneza. Com 20 milhões de turistas por ano – 60000 diários -, o turismo de massas consumiu a vida na cidade e a transformou numa cenografia para as fotografias de seus visitantes. O filme é um retrato de uma magnífica cidade em lento processo de autodestruição.

* Mais informações no site oficial.

23. Kowloon Walled City (1989)

Este é um antigo documentário – provavelmente austríaco ou alemão – sobre a impressionante cidade murada de Kowloon, Hong Kong. O filme foi realizado antes do desmantelamento do conjunto em 1993. O documentário completo, dividido em 4 partes, pode ser visto neste canal do Youtube.

24. Casa para todos (2012) / Andreas Pichler

O estouro da bolha imobiliária na Espanha criou 3,6 milhões de unidades habitacionais. Concluídas ou não, estas unidades enfrentam um futuro incerto. Como é que o homem e a natureza recuperarão estes espaços? Entre ruínas, turistas ingleses e imigrantes ilegais, este filme evita uma abordagem jornalística e apresenta esses lugares que partilham uma história comum: de uma sociedade que possui um incontrolável desejo pelo status.

* Mais informações no site oficial.

25Barbican | Urban Poetry (2015) / Joe Gilbert

Os residentes do incrível bairro de Barbican Estate em Londres – composto por uma série de edifícios brutalistas patrimoniais – relatam a história do lugar. O complexo construído entre 1965 e 1976, sobre uma área de 35 hectares, foi desenhado pelos arquitetos Chamberlin, Powell e Bon. O documentário tem estreia marcada para março de 2015.

* Detalhes sobre o lançamento do documentário no tumblr de seu diretor.

26Álvaro Siza: Transforming Reality (2012) / Michael Blackwood

Neste filme, o renomado arquiteto português discute seu trabalho e visita 15 projetos com o historiador de arquitetura Kenneth Frampton, que considera Siza um dos arquitetos mais importantes da atualidade.

* Para saber mais, acesse a página oficial do filme.

27. Os Irmãos Roberto (2011) / Ivana Mendes e Tiago Arakilian

Este documentário retrata uma retrospectiva dos projetos criado pelos três irmãos Roberto, arquitetos do escritório carioca MMM Roberto, um dos mais importantes na Arquitetura Moderna Brasileira. Da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reydi, os irmãos assinaram uma vasta produção que é avaliada através do depoimento de diversos arquitetos contemporâneos.

* Saiba mais sobre o filme acessando o facebook oficial.

28. The School as City (2012) / Moniek van de Vall + Gustaaf Vos

"The School as City" nos apresenta a luta do arquiteto holandês Herman Hertzberger, que aos 80 anos de idade ainda busca implementar suas ideias relacionadas com a educação e o espaço físico onde ela acontece. Os realizadores o acompanham na visita de alguns de seus edifícios educacionais mais emblemáticos e se reúnem com os clientes de seus novos projetos. Hertzberger propõe a liberdade de movimento e a máxima transparência como as condições essenciais para uma aprendizagem saudável.

* É possível comprar o DVD + livro aqui.

29. Double Happiness (2014) / Ella Raidel

Esta é uma viagem cinematográfica pela China, onde a cidade austríaca de Hallstatt foi clonada para ser transformada num projeto imobiliário. O filme coloca em questão a planificação urbana: Qual o sentido da “autenticidade” da arquitetura contemporânea? Podemos mudar o estado de ânimo da cidade através dos edifícios? Somos capazes de copiar uma atmosfera? A imagem de uma cidade pode ser vendida como um produto?

* Mais detalhes no site de Ella Raidel ou na página oficial do documentário.

30. Villanova Artigas (2014) / Laura Artigas e Pedro Gorsky

Há um tempo já estamos postando diversos vídeos sobre o arquiteto que completaria seu centenário de vida neste ano. O documentário sobre Artigas foi escrito e está sendo dirigido por Laura Artigas, neta do arquiteto, juntamente com Pedro Gorsky. Ao passo que as filmagens vão sendo finalizadas, a equipe compartilha através do Facebook do Artigas trechos do filme.

* Assista todos os vídeos e veja todos os materiais publicados sobre o arquiteto aqui.

30 Documentários de Arquitetura para assistir em 2013

40 Documentários de Arquitetura para Assistir em 2014

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "30 documentários de Arquitetura e Urbanismo para ver em 2015" 03 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763109/30-documentarios-de-arquitetura-e-urbanismo-para-ver-em-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.