Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais

Nas últimas décadas, o termo "reuso adaptativo" ganhou enorme popularidade como uma abordagem de construção ecológica. Mas e se houvesse algo mais poético em reestruturar um espaço e suas histórias para novos usuários? Estes arquitetos mostram que fachadas, paredes e texturas antes consideradas descartáveis podem obter novos significados por meio de combinações ousadas e inteligentes. Essas adaptações exibem com orgulho suas conversões e camadas de pátina histórica sob elas, como um distintivo de honra e falam da permanência dos edifícios e de sua impermanência no uso e na interpretação. Por meio de movimentos formais sutis e escolhas materiais audaciosas, eles transformaram estruturas que de outra forma teriam sido demolidas e as reimaginaram de maneiras novas e intrigantes.

Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 2 de 10Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 3 de 10Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 4 de 10Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 5 de 10Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Mais Imagens+ 5

Sala Beckett / Flores and Prats

Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 2 de 10
© Adria Goula

Flores & Prats transformaram um clube social de uma cooperativa de trabalhadores em um centro de artes cênicas em Barcelona, na Espanha. Originalmente construído pelos próprios trabalhadores da cooperativa, a "Cooperativa Pax y Justicia" estava localizada no bairro industrial de Poblenou. O local era ricamente decorado em suas paredes, tetos e pisos, sendo frequentemente utilizado pelos membros da cooperativa para celebrações como casamentos, primeiras comunhões e festas. Enquanto os diretores do centro de artes cênicas deram aos arquitetos a opção de demolir e começar do zero, Flores e Prats decidiram manter a estrutura e transformá-la em um espaço que ainda remete ao uso anterior do edifício. Eles estudaram cuidadosamente os espaços e sua decoração original, utilizando-os como ponto de partida para o projeto do novo centro de artes cênicas. Mantendo elementos arquitetônicos-chave, os arquitetos garantiram que os moradores locais, que haviam conhecido o edifício originalmente, ainda pudessem se identificar e relembrar suas memórias enquanto criavam um ambiente comunitário dinâmico e envolvente para os novos usuários.


Artigo Relacionado

Construindo sobre o construído: reuso adaptativo da arquitetura industrial no Brasil

Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 7 de 10
© Adria Goula

Em uma entrevista ao Archdaily, eles discutiram a ideia de reutilização adaptativa como uma forma de "preservar memórias". Seu processo é exploratório, lidando com as incertezas e dúvidas envolvidas ao trabalhar com o antigo e vendo-os como possibilidades, perguntas e interesses. Em conversa com a Azure, eles descreveram sua linguagem estética e formal como "situacional", considerando como as pessoas se sentirão em cada espaço e que sensações ele evocará, resultando em ambientes altamente atmosféricos e texturizados.

"Achamos que isso demonstra o quanto respeitamos um edifício histórico não apenas o preservando, mas trazendo-o para o nosso tempo. Ruínas são simplesmente belas de se ver, mas um edifício antigo deve ser mais do que isso; ele deve ser útil novamente de novas e empolgantes maneiras". - Ricardo Flores

Café 8323. camadas espaciais / sukchulmok Bakery and Café

Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 3 de 10
© Hong Seokgyu

Tendo passado por diversas transformações, incluindo uma casa e loja de ferragens, Sukchulmok deu a este edifício uma nova vida como uma padaria e café. Localizado em Seul, na Coreia do Sul, os arquitetos renovaram a fachada do edifício de tijolo e concreto construído em 1980, adicionando uma camada contrastante de aço inoxidável reflexivo. A arquiteta responsável, Park Hyunhee, viu a textura envelhecida do tijolo como a maior qualidade do edifício, resultado do envelhecimento natural, ampliações e problemas técnicos, incluindo danos causados pela chuva. A fachada foi harmoniosamente integrada por meio de um único movimento, sobrepondo o metal sobre o tijolo enquanto criava uma coluna necessária para o suporte estrutural. A estrutura de concreto existente foi deixada exposta, contrastando com os movimentos geométricos brilhantes e nítidos no interior.

O trabalho do Sukchulmok se destaca pelo uso criativo e lúdico de materiais, combinando pedra, ferro soldado e madeira entalhada. Eles empregam movimentos formais simples, porém poderosos, para criar ambientes táteis e envolventes.

Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 10 de 10
© Hong Seokgyu

Atwater Canyon / Formation Association

Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 4 de 10
Cortesia de Formation Association

A Formation Association dividiu um espaço comercial ao meio com gesso rosa para criar um corredor ao ar livre com aparência de cânion. Localizado ao longo do corredor comercial do Atwater Village em Los Angeles, o espaço foi adaptado para servir como um corredor entre a calçada e o estacionamento municipal por meio de uma sequência de espaços interligados. A fachada existente foi mantida, mas o que antes era envidraçado, tornou-se aberturas altas que levam a espaços de circulação ao ar livre. As elevações interiores de gesso rosa, inclinadas de forma aproximada, são articuladas com grandes aberturas em arco, contrastando em textura com a fachada existente, enquanto ecoam geometricamente suas formas arqueadas. Um plano contínuo de vigas se estende sobre espaços internos e externos, e um novo pátio triangular emoldura uma parede de tijolos intemperizados existente.

Em uma entrevista à Architect Magazine, eles se descrevem como uma mistura de profissional e peculiar, o que se reflete em seus projetos. Criando gestos lúdicos que transformam espacialmente uma estrutura antiga enquanto fazem movimentos urbanos astutos.

"Este projeto de reutilização adaptativa, com aspecto de cânion, entrelaça de maneira porosa um material antigo com sensibilidades novas e variadas em um palimpsesto urbano inextricável". - Formation Association.

Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 5 de 10
Cortesia de Formation Association
Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais - Imagem 6 de 10
Cortesia de Formation Association

Estéticas impactantes na reutilização adaptativa transcendem movimentos formais grandiosos; gestos sutis combinados com sensibilidade aos materiais podem criar impressões viscerais que falam à arquitetura e sua relação com a passagem do tempo. Os arquitetos poderiam se beneficiar significativamente ao estarem mais atentos ao potencial estético de trabalhar com estruturas antigas; mesmo que historicamente não importantes, todas possuem uma beleza sutil e muitas vezes negligenciada.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Carla Bonilla Huaroc. "Arquitetura em camadas: projetos de reuso adaptativo que exploram diferentes materiais" [A Layered Architecture: Adaptive Reuse Projects That Reframe the Past Through Bold Material Contrasts] 27 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013655/uma-arquitetura-em-camadas-projetos-de-reuso-adaptativo-que-exploram-diferentes-materiais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.