Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Arquitetura Espanhola

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Espanha

Projetos mais recentes em Espanha

Últimas notícias em Espanha

Sustentabilidade é o novo luxo? Entrevista com Andrea Boschetti sobre o projeto Karl Lagerfeld Villas

Durante os últimos anos, diversas marcas de moda começaram a se aventurar na arquitetura. Algumas construíram museus, fundações e instituições culturais, enquanto outras preferiram arriscar no campo da habitação, edificando luxuosas estruturas residenciais que buscam traduzir para a arquitetura a sua já valiosa identidade de marca. Nesta linha, a KARL LAGERFELD firmou uma importante parceria com a construtora espanhola Sierra Blanca Estates e o escritório de arquitetura, design e branding The One Atelier, lançando a primeira “coleção arquitetônica de luxo” assinada pela Karl Lagerfeld. Desenvolvido pelo The One Atelier, escritório no qual Andrea Boschetti é o arquiteto responsável, o luxuoso projeto das Karl Lagefeld Villas em Marbella, Espanha, foi concebido como uma estrutura sustentável e de baixa pegada de carbono, alinhado ao compromisso da marca com o chamado “Pacto da Moda”—uma iniciativa global que busca transformar a indústria em uma atividade mais sustentável e sintonizada com os desafios climáticos, a promoção da biodiversidade e proteção dos oceanos.

Carme Pinós recebe o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha 2021

Carme Pinós acaba de receber o Prêmio Nacional de Arquitetura da España de 2021, consentido pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Planejamento Urbano da Espanha.

Al•luvió e a alma adormecida da paisagem: a luz na pedra vulcânica de Girona

Cheio de conotações e nuances, o termo paisagem é um conceito complexo e amplo. Ao lidarmos com o material e o imaterial, entendemos que trata-se de uma construção mental que relaciona um ambiente físico a um contexto sócio-cultural específico. De 12 a 27 de novembro, Jordi Giner, Francisco Garrido e Alberto Moragrega apresentaram Al-luvió, uma proposta para Lluèrnia, a festa da luz e do fogo realizada todos os anos em Olot, que reinterpreta a forma como em geral entendemos a ideia de paisagem e as formas habituais de intervir sobre ela.

Conheça os vencedores do AR House Awards 2021

El Garaje do escritório Nomos foi anunciado como o vencedor do prêmio AR House Awards 2021. Selecionado de uma lista de 15 escritórios globais, o júri elogiou o projeto por como ele "repensa a tipologia habitacional como um elemento que reativa espaços subutilizados nas cidades e transformar a infraestrutura rígida e obsoleta em soluções dinâmicas ”. Residência Hamburgö de Manthey Kula e Residência em Kanazawa do Shota Nakanishi Architects também receberam reconhecimento e foram altamente elogiado, junto com menções honrosas à casa Beaconsfield do arquiteto Simon Pendal, Weekend House do AREA (Architecture Research Athens), e Hlöðuberg artist studio do Studio Bua.

Barcelona oferece transporte gratuito para quem deixar de usar carro

A busca por meios de transporte mais eficientes e sustentáveis nos centros urbanos vem ganhando espaço em várias cidades do mundo. Com a pandemia, os benefícios da bicicleta se comprovaram e muitos municípios tem investido em ciclovias e incentivos para que as pessoas continuem pedalando, mesmo com o fim das restrições impostas pela COVID-19.

Casas de tijolos na Espanha: o uso da alvenaria em projetos de interiores e exteriores

A facilidade de acesso, a alta disponibilidade no mercado, a resistência e durabilidade assim como o valor relativamente baixo fazem do tijolo um dos materiais mais utilizados na industria da construção civil, servindo muitas vezes, como símbolo de identidade da arquitetura de uma determinada região. No caso da Espanha, país profundamente influenciado pela cultura e arte mudéjar, o tijolo, que tem sido amplamente utilizado na arquitetura espanhola desde tempos imemoriais, ocupa ainda hoje uma posição privilegiada no cenário da arquitetura contemporânea. Recorrentemente utilizados para a construção de planos, arcos e abobadas, tijolos também aparecem na forma de estruturas vazadas como cobogós e muxarabis, permitindo a iluminação e ventilação natural de espaços interiores, especialmente em se tratando de um território cálido como o sul da Europa.

Inteligência para a vida: Pavilhão da Espanha na Expo Dubai 2020

A partir do mote "Inteligência para a Vida", o Pavilhão da Espanha na próxima Expo Dubai 2020 procura sintetizar "nosso engenho, nossa criatividade e nossa capacidade inovadora como ferramentas essenciais para preservar a vida e a biodiversidade e construir um futuro sustentável". O projeto foi encomendado ao escritório escritório Amann-Cánovas-Maruri, e está situado na área temática "Sustentabilidade", próximo ao que sem dúvida será um dos principais pontos de encontro: a Praça Al Wasl e o Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos projetado por Santiago Calatrava.

Festival Concéntrico 07: sustentabilidade, experiências espaciais e novas leituras do espaço público

A 7ª edição do Festival Internacional de Arquitetura e Design Concéntrico propôs novas leituras do espaço público através de uma série de instalações temporárias que repensaram vários lugares da cidade espanhola de Logroño. Escritórios de arquitetura emergentes e artistas de todo o mundo compartilharam suas perspectivas sobre o domínio público e os espaços de interação social, explorando vários temas e experimentando novas maneiras de compreender os ambientes urbanos.

Arquiteturas vazias na Ilha de Maiorca

Um edifício desponta no calçadão à beira-mar da cidade de Palma. Este edifício, construído por José Ferragut Pou em 1960, foi um projeto de vanguarda influenciado pela arquitetura moderna americana da época. Hoje, ele conta uma história de vazio e solidão, como muitos outros.

Barcelona é eleita Capital Mundial da Arquitetura para 2026

Juntando-se a Copenhague e Rio de Janeiro, Barcelona foi nomeada Capital Mundial da Arquitetura para 2026 pela Unesco e sediará o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos dois anos após o evento em Copenhague. Barcelona e Pequim foram candidatas ao título de 2026, mas a cidade espanhola venceu com a proposta de tema Um hoje, um amanhã, que explora a abordagem da cidade em relação à sustentabilidade e o futuro do ambiente construído.

Carregando... Pode demorar alguns segundos