Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Espanhola

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Espanha

Projetos mais recentes em Espanha

Últimas notícias em Espanha

Maior piscina em balanço da Europa está sendo construída em Múrcia, Espanha

A Clavel Arquitectos está por trás da construção do Odiseo, um edifício concebido para funcionar como centro recreativo na cidade de Murcia, Espanha. A primeira coisa a chamar a nossa atenção neste oásis urbano é a estrutura da maior piscina em balanço da Europa - e a segunda do mundo.

“Arquitetura é a arte de colocar as coisas no seu devido lugar”: uma conversa com Alberto Campo Baeza

Alberto Campo Baeza nasceu em 1946 na cidade de Valladolid, no centro norte da Espanha mas passou boa parte de sua infância e juventude na extremidade oposta do país, na cidade portuária de Cádiz, no sul da Andaluzia. Graduado arquiteto pela Universidade Politécnica de Madri em 1971, Campo Baeza obteve seu título de doutor em arquitetura pela mesma instituição pouco mais de dez anos depois. Desde então, assumiu o papel de professor catedrático na Escola Superior de Arquitetura de Madri (ETSAM), onde leciona há mais de 40 anos. Ele encara a arquitetura como uma ferramenta para a concretização de idéias e conceitos abstratos. A transfiguração da subjetividade do mundo em estruturas corpóreas simples e cristalinas, apoiando-se em elementos arquitetônicos singelos como volumes retangulares estoicamente enraizados em seus contextos específicos, paredes sólidas e profundas e estruturas honestas. Na arquitetura de Campo Baeza não há lugar para formas complexas ou quaisquer exageros. Formas autênticas e despretensiosas acentuam as relações primárias entre a volumetria pura de seus edifícios e a exuberância da paisagem que os cerca. A arquitetura de Campo Baeza fala sobre transparência e precisão, planos, linhas e ângulos. Embora sua obra construída seja bastante concisa – em sua maioria projetos em pequena escala –, ela representa um dos legados mais completos, consistentes e inspiradores que a arquitetura contemporânea já produziu.

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha

Seria a madeira o material de construção definitivo do futuro?

Landskating, um documentário sobre a construção dos parques esportivos urbanos em Barcelona

"Uma antiga pista de skate, um jardim abandonado em baixo da ponte e o projeto de reconstrução dos espaços públicos em um bairro operário da cidade de Barcelona são os cenários do documentário Landskating. A narrativa conta o processo de reurbanização de três espaços públicos na cidade, explicando como territórios antes marginalizados foram re-inseridos no tecido urbano respeitando a história do lugar, sua memória, seu povo e o dia-a-dia de seus moradores."

Escritórios de arquitetura de Madri, pelas lentes de Marc Goodwin

O fotógrafo de arquitetura Marc Goodwin visitou recentemente Madri para continuar sua jornada documentando diversos estúdios de arquitetura e escritórios de design. Ele já registrou firmas de diversas cidades e países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, Cidade do Panamá, Holanda, Dubai, Londres, Paris, Pequim, Xangai, Seul, países nórdicos, Barcelona, Los Angeles e Istambul. Em Madri, Marc fotografou 16 escritórios e diversos estúdios.

Catedral de Málaga, uma sinfonia inacabada

A produtora Peripheria Films compartilhou conosco um vídeo preparado para a exposição "A Catedral de Málaga, uma sinfonia inacabada", com curadoria de Juan Manuel Sánchez La Chica e Adolfo de la Torre (marinauno arquitectos).

O vídeo percorre o espaço e apresenta o processo de construção do edifício inacabado, uma obra emblemática da região de Andaluzia, Espanha.

Museu do Clima em Lleida e Conjunto Habitacional em Formentera recebem o Prêmio de Arquitetura Espanhola 2019

O Museu do Clima da cidade de Lérida, projetado por Toni Gironés e o Conjunto Habitacional Life Reusing Posidonia em Formentera, desenvolvido pelo Instituto Balear de la Vivienda (IBAVI), receberam conjuntamente -ex aequo- o Prêmio de Arquitetura Espanhola de 2019, outorgado pelo Conselho Superior do Colégio de Arquitetos da Espanha (CSCAE).

Bienal Arquitetura do País Basco apresenta réplica de uma das cápsulas de projeto metabolista de Kisho Kurokawa

Estamos vivendo uma época de intensa migração do campo para as cidades. Nossos centros urbanos estão cada dia mais saturados e superpovoados, fazendo com que o tema da moradia mínima volte a ser um recorrente tópico no discurso e na prática da arquitetura, levantando importantes questões à respeito do futuro das nossas cidades. Neste contexto, a Bienal de Arquitetura do País Basco MUGAK está apresentando uma instalação chamada "Nakagin 1:1", uma réplica em escala real de um dos apartamentos “cápsula” projetados por Kisho Kurokawa para a Nakagin Capsule Tower de Tóquio, Japão. A capsula de Kurokawa estará aberta à visitação na sede do Clube Náutico Donostiarra, implantada em um dos espaços mais emblemáticos do País Basco, a Bahía de la Concha de San Sebastián. A reprodução da estrutura mínima concebida por Kurokawa permitirá aos visitantes experimentar a sensação de viver em uma destas unidades, um micro-apartamento de apenas dez metros quadrados.

Alberto Campo Baeza é premiado com a Medalha de Ouro de Arquitetura 2019 na Espanha

O arquiteto Alberto Campo Baeza é a nova Medalha de Ouro de Arquitetura, o reconhecimento mais importante da profissão na Espanha, concedido pelo mesmo grêmio de arquitetos desde 1981. Instituída pelo Conselho Superior dos Colegiados de Arquitetos da Espanha (CSCAE), a Medalha de Ouro reconhece o esforço das pessoas e instituições que enobrecem a prática arquitetônica com seu trabalho.

Conexões entre arte e arquitetura: inaugurada a segunda Bienal Internacional de Arquitetura do País Basco

Inaugurada no último dia 10 de outubro, a Bienal Internacional de Arquitetura do País Basco estará aberta aos visitantes até o próximo dia 12 de dezembro em uma série de espaços espalhados pelo território da comunidade autônoma do norte da Espanha. Conhecida como MUGAK, a Bienal Basca é um evento que não apenas busca explorar novas relações entre arte e arquitetura, mas que sobretudo tem o objetivo de aproximar a arquitetura das pessoas, promovendo a cidadania e promovendo a interdisciplinaridade da arquitetura. MUGAK tem se firmado no cenário arquitetônico internacional com um importante lugar de encontro e diálogo, uma bienal de arquitetura voltada à construção de cidades melhores, mais equilibradas e igualitárias.

Carregando... Pode demorar alguns segundos