Arquitetura Espanhola

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Espanha

Projetos mais recentes em Espanha

Últimas notícias em Espanha

A cidade na escala humana: espaços públicos com e sem pessoas

Durante os primeiros dias de quarentena em diferentes cidades do mundo pudemos ver ruas, praças e parques desertos. Uma das coisas mais desejadas em tempos pré-pandêmicos era a vida pública dos espaços urbanos. Nesse sentido, reunimos uma série de fotografias que ajudam a compreender a importância da presença humana aos espaços públicos das cidades. 

Fundação Mies van der Rohe divulga finalistas do Young Talent Architecture Award 2020

A Fundação Mies van der Rohe e a Creative Europe anunciaram os 12 projetos finalistas que concorrem ao Young Talent Architecture Award 2020 (YTAA 2020) e os 9 finalistas da edição asiática do YTAA 2020.

La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss

Em homenagem ao 80º aniversário do arquiteto Ricardo Bofill em dezembro passado, o fotógrafo Sebastian Weiss registrou a icônica Muralla Roja em Calp, Espanha. O projeto habitacional faz referência à arquitetura popular do Mediterrâneo e foi inspirado nos tradicionais casbás. As cores vibrantes das fachadas externas e internas contrastam com o entorno natural.

Equidade, otimismo e descentralização: 5 jovens escritórios europeus

O New Generations é uma plataforma europeia que analisa jovens escritórios inovadores, proporcionando um novo espaço de troca de conhecimento e confronto, teoria e produção. Desde 2013, o New Generations já envolveu mais de 300 escritórios em um programa diversificado de atividades culturais, como festivais, exposições, chamadas públicas, vídeo-entrevistas, workshops e formatos experimentais.

De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura

A New Generations é uma plataforma dedicada a descobrir e promover o trabalho de arquitetos jovens e emergentes no cenário europeu, proporcionando um espaço de troca e aprendizado, voltado tanto aqueles que se dedicam a prática quanto a teoria na arquitetura. Desde a sua fundação em 2013, a New Generations trouxe à público mais de 300 escritórios promissores de arquitetura, apresentando um cenário diversificado de studios e ateliês dedicados às mais diferentes atividades culturais, promovendo festivais, exposições, chamadas abertas, entrevistas e oficinas.

Toyo Ito projeta o novo Museu Hermitage em Barcelona

O escritório Toyo Ito & Associates apresenta seu projeto para o novo Museu Hermitage em Barcelona, Espanha. O projeto apresenta faixas contínuas e orgânicas que geram espaços fluidos e interligados, ao mesmo tempo que promove a abordagem de sinergias com outros museus de arte e instalações culturais da cidade, uma forte intenção de integração com o meio ambiente e a consideração de noções de sustentabilidade e segurança.

Maior piscina em balanço da Europa está sendo construída em Múrcia, Espanha

A Clavel Arquitectos está por trás da construção do Odiseo, um edifício concebido para funcionar como centro recreativo na cidade de Murcia, Espanha. A primeira coisa a chamar a nossa atenção neste oásis urbano é a estrutura da maior piscina em balanço da Europa - e a segunda do mundo.

“Arquitetura é a arte de colocar as coisas no seu devido lugar”: uma conversa com Alberto Campo Baeza

Alberto Campo Baeza nasceu em 1946 na cidade de Valladolid, no centro norte da Espanha mas passou boa parte de sua infância e juventude na extremidade oposta do país, na cidade portuária de Cádiz, no sul da Andaluzia. Graduado arquiteto pela Universidade Politécnica de Madri em 1971, Campo Baeza obteve seu título de doutor em arquitetura pela mesma instituição pouco mais de dez anos depois. Desde então, assumiu o papel de professor catedrático na Escola Superior de Arquitetura de Madri (ETSAM), onde leciona há mais de 40 anos. Ele encara a arquitetura como uma ferramenta para a concretização de idéias e conceitos abstratos. A transfiguração da subjetividade do mundo em estruturas corpóreas simples e cristalinas, apoiando-se em elementos arquitetônicos singelos como volumes retangulares estoicamente enraizados em seus contextos específicos, paredes sólidas e profundas e estruturas honestas. Na arquitetura de Campo Baeza não há lugar para formas complexas ou quaisquer exageros. Formas autênticas e despretensiosas acentuam as relações primárias entre a volumetria pura de seus edifícios e a exuberância da paisagem que os cerca. A arquitetura de Campo Baeza fala sobre transparência e precisão, planos, linhas e ângulos. Embora sua obra construída seja bastante concisa – em sua maioria projetos em pequena escala –, ela representa um dos legados mais completos, consistentes e inspiradores que a arquitetura contemporânea já produziu.

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha

Seria a madeira o material de construção definitivo do futuro?

Landskating, um documentário sobre a construção dos parques esportivos urbanos em Barcelona

"Uma antiga pista de skate, um jardim abandonado em baixo da ponte e o projeto de reconstrução dos espaços públicos em um bairro operário da cidade de Barcelona são os cenários do documentário Landskating. A narrativa conta o processo de reurbanização de três espaços públicos na cidade, explicando como territórios antes marginalizados foram re-inseridos no tecido urbano respeitando a história do lugar, sua memória, seu povo e o dia-a-dia de seus moradores."

Carregando... Pode demorar alguns segundos