Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 5 de 15
Philadelphia Navy Yards / James Corner Field Operations. Imagem © Halkin Mason Photography

A arquitetura paisagística está vivendo um momento especial. Recentemente, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos decidiu credenciar o campo de atuação com a prestigiosa designação STEM. Como parte das disciplinas educacionais de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) que se enquadram nessa categoria, os estudantes de arquitetura paisagística agora podem passar 24 meses procurando emprego em um período de treinamento, além dos 12 meses garantidos a qualquer recém-graduado de qualquer curso. O título também promete mais prestígio para os formandos, salários iniciais mais altos e maior flexibilidade de carreira. Torey Carter-Conneen, CEO da American Society of Landscape Architects (ASLA), entende a iniciativa como um avanço significativo para a "educação e prática da arquitetura paisagística, e isso é ótimo para a América e para a comunidade global".

A notícia corresponde a uma ênfase crescente na arquitetura paisagística como disciplina fundamental em todo o mundo nos últimos anos - uma prática intimamente ligada às noções de saúde pública, paisagismo, biofilia, sustentabilidade e rewilding ou restauração ecológica. Ela também destaca a relação íntima entre tecnologia e paisagismo. As propostas paisagísticas cada vez mais dependem da ciência e tecnologia avançadas para prever como as intervenções ecológicas podem alterar um terreno existente e determinar quais medidas produzirão o maior benefício tanto para os seres humanos quanto para a natureza em geral. O ideal contemporâneo de prados selvagens e florestas biodiversas pode existir livre de influências externas, mas o caminho para chegar lá a partir de um ponto de partida urbano requer assistência.

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 1 de 15Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 2 de 15Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 3 de 15Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 4 de 15Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Mais Imagens+ 10

Essa tendência de retomar a forma original da ecologia ao redor de nosso ambiente construído ou adaptá-la para um futuro climático cada vez mais incerto tem ganhado impulso há vários anos. A seguir, vamos analisar como o paradigma mudou de gramados bem cuidados para prados de flores silvestres e examinar projetos paisagísticos selecionados de nosso banco de dados.


Artigo Relacionado

Ecologias em movimento: o futuro não será apenas construído, será semeado e plantado

Embora o americano Frederick Law Olmsted seja frequentemente citado como o "pai da arquitetura paisagística" moderna devido ao seu trabalho em toda a América do Norte (mais notavelmente o Central Park de Nova York), ele foi precedido por um colega do Reino Unido. John Claudius Loudon foi um botânico, arquiteto paisagista e jornalista escocês cujos escritos promoveram ideias de parques públicos, jardins privados e arquitetura doméstica em grande parte do mundo ocidental já em 1803. Embora as ideias de formalizar a natureza dessa maneira tenham sido, até então, reservadas principalmente para parques e palácios reais - como exemplo o trabalho de André Le Nôtre no Palácio de Versalhes de Louis XIV e projetos anteriores remontando ao Antigo Egito - o trabalho de Loudon deu ao público em geral acesso a espaços que introduziram em suas cidades em rápido crescimento um retorno (embora altamente fabricado) à natureza.

Qualquer criação que seja reconhecida como uma obra de arte deve ser de tal maneira que nunca possa ser confundida com uma obra da natureza. - John Claudius Loudon

Fiel à filosofia de Loudon, embora essas paisagens iniciais fossem consideradas espaços respiráveis ​​para os habitantes da cidade, elas eram tudo menos naturais. Pouco pensamento foi dado à flora e fauna locais, e os padrões de plantas nativas deram lugar a sebes ordenadas e exóticas peças de destaque. Somente no movimento Arts & Crafts, do final do século XIX, é que as paisagens planejadas começaram a refletir e incorporar com mais precisão seus arredores e se transformar nos espaços verdes urbanos ricamente arquitetados presentes em muitas metrópoles do norte e sul global.

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 6 de 15
Infraestrutura Ecológica do Rio Miaojing / PLAT Studio. Imagem © KCID
Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 13 de 15
Central Park, por Frederick Law Olmsted. Imagem © Hector Arguello

No entanto, o verdadeiro despertar ambiental da disciplina só ocorreu no meio do século XX. "Primavera Silenciosa" de Rachel Carson surgiu com vigor em 1962, expondo os perigos dos pesticidas e reexaminando os riscos da intervenção humana em um sistema ecológico já delicado. Arquitetos paisagistas como Ian McHarg e Roberto Burle Marx pegaram o bastão verde, seguidos posteriormente por nomes como Norman Foster, Piet Oudolf, Martha Schwartz ou Doug Farr.

Hoje em dia, nos encontramos em outro ponto de inflexão. Com a paisagem e a arquitetura mais interligadas do que nunca devido às mudanças climáticas em todo o mundo, um número crescente de práticas dedica seu tempo e esforços a projetos holísticos de reabilitação que envolvem métodos científicos altamente especializados para passar de uma linguagem de desenho do antropoceno para uma que se centra na simbiose ecológica entre humanos e natureza. Os bancos de sementes foram de uma arquitetura do 'Apocalipse' para Pavilhões Nacionais na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023 e as estratégias de descarbonização passiva estão se tornando cada vez mais predominantes, para citar apenas alguns indicadores dessa tendência.

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 9 de 15
Arkansas Museum of Fine Arts em Little Rock, US.Por Studio Gang em colaboração com Polk Stanley Wilcox e prática de arquitetura paisagística e design urbano SCAPE. Imagem © Studio Gang e SCAPE

Movimentos populares de design, como Lo-TEK – construídos em torno de tecnologias nativas e regenerativas – reflorestamento e circularidade desafiam noções preconcebidas de construção e defendem uma abordagem menos invasiva, conservacionista e interdependente da arquitetura e do desenho da paisagem. Levando em consideração a natureza altamente específica de cada local e sua história, o trabalho de estúdios como SCAPE, Hood, Cave_bureau, MNLA, DnA ou Zewde está abrindo caminho para uma mudança de paradigma que utiliza os poderes do avanço tecnológico para restaurar visões de paisagens passadas.

Aqui estão alguns exemplos de nosso banco de dados que destacam ecologias nativas em contextos construídos e podem fornecer um ponto de partida para os desenvolvimentos necessários que virão.

Infraestrutura Ecológica do Rio Miaojing / PLAT Studio

Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Brooklyn / WEISS/MANFREDI

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 11 de 15
© Aaron Booher

Radio Park no Rockefeller Center / HMWhite

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 7 de 15
© Tishman Speyer

Centro Cultural e Infantil de Vrå / JAJA Architects

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 10 de 15
© Rasmus Hjortshøj

Parque Little Island / Heatherwick Studio

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 2 de 15
© Timothy Schenck

Pomar Comunitário, Parque Esmeralda / CAW Arquitectos

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 14 de 15
© Rodrigo Werner

Philadelphia Navy Yards / James Corner Field Operations

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 12 de 15
© Halkin Mason Photography

Pátio da Estação Zwolle / PosadMaxwan

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 3 de 15
© Aiste Rakauskaite

Parque Wild Mile / Skidmore, Owings & Merrill + Urban Rivers

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 15 de 15
© Dan Han


Artigo Relacionado

Ecologias em movimento: o futuro não será apenas construído, será semeado e plantado

Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca - Imagem 8 de 15
© Dave Burk / SOM

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Brodka, Claire. "Por que o paisagismo é mais importante hoje do que nunca" [Why Landscape Architecture Matters Now More Than Ever] 12 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004260/por-que-o-paisagismo-e-mais-importante-hoje-do-que-nunca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.