Repensando o papel das cidades experimentais no combate às mudanças climáticas

Este artigo foi originalmente publicado em Common Edge.

Na busca incessável para combater as mudanças climáticas, é cada vez mais fácil encontrar soluções grandes e ousadas, como a visão conceitual "water smart city", a proposta do ecologista Allan Savory para tornar os desertos do mundo mais ecológicos, e até mesmo o plano, do presidente da câmara de Nova York, Bill de Blasio, para transformar parte da Governors Island num "laboratório vivo" para a investigação climática. A restauração dos recifes de ostras ocorre em quase todos os cruzamentos críticos ao longo da costa leste, desde a Florida até ao Maine. Esforços valiosos, no entanto, quando considerados coletivamente, o ônus de resolver a nossa crise climática foi deixado em grande parte aos governos municipais, e aos atores privados, tornando a maioria das soluções fragmentadas. O sucesso de uma abordagem tem pouca ou nenhuma correlação com a de outra. Mas o que aconteceria se todas as soluções relacionadas pudessem ser aplicadas num ecossistema único e controlado, quando o meio ambiente e o urbanismo, não estão em desacordo, mas trabalham em conjunto? Conheça a cidade experimental.

Meio século atrás, o movimento ambientalista entrou na era moderna, com um senso de urgência. "Por que devemos tolerar uma dieta de venenos fracos, um lar em ambientes insípidos, um círculo de conhecidos que não são nossos inimigos, e o barulho dos motores como alívio suficiente para evitar a insanidade?" escreveu Rachel Carson. "Quem gostaria de viver em um mundo que não é tão fatal?" À medida que o movimento crescia, as facções anarquistas da corrente dominante — lideradas por pessoas como Edward Abbey e Earth First! — se aproximam de tal forma extremas, que seu subtexto isolacionista e anti-urbano não era muito difícil de inferir. As cidades eram consideradas a fonte de todos os nossos problemas: vício, poluição, superpopulação, etc. A era da renovação urbana colocou Robert Moses de um lado, e Jane Jacobs do outro, lutando pelos princípios básicos de desenvolvimento e preservação urbana. À margem dessa luta, surgiu uma ideologia alternativa de pensadores urbanos, que encontrou soluções para nossos problemas ambientais simultaneamente incorporadas aos esforços para tornar nossas cidades não apenas melhores, mas também projetadas de novo.

Meu estado adotivo, Minnesota, já foi o lar de duas cidades experimentais, que deveriam estar na mente da comunidade construtiva, dos ativistas climáticos e dos governos.

Athelstan Spilhaus foi um futurista, inventor e artista de quadrinhos sindicado. De seu cargo de reitor do Instituto de Tecnologia da Universidade de Minnesota, nos anos 60, Spilhaus concebeu um novo tipo de cidade, modular e auto-sustentável, a ser localizada em uma faixa de 24.000 hectares (60.000 acres) de terra, não incorporadas no condado de Aitkin, Minnesota, a cerca de 140 km (87 milhas) a oeste de Duluth. A Cidade Experimental de Minnesota (MXC) teria sido um exemplo brilhante de educação intergeracional, energia limpa e mobilidade eficiente. O local seria um campo de provas maleável para novas tecnologias, demonstrando em tempo real o que poderia ser realizado, quando os princípios mais sólidos do urbanismo e do ambientalismo estivessem emendados dentro de um núcleo urbano funcional.

Repensando o papel das cidades experimentais no combate às mudanças climáticas - Imagem 4 de 5
Tira “Nossa Nova Era”. Imagem Cortesia de The Experimental City Documentary

A MXC conduziu sistemas de captura e retenção de dióxido de carbono, assim como soluções integradas pela internet das coisas (IoT). Reciclagem, reuso e design reversível seriam o padrão, e nenhum motor combustível seria permitido nos limites da cidade. Houve também um pouco de planejamento e trabalho esquemático, desde a previsão de uma rede de utilidades subterrâneas e um sistema de transporte em massa entre as cidades, até a imposição de limites rigorosos da quantidade de propriedades que poderiam ser ocupadas. O verdadeiro gênio da cidade de Spilhaus, no entanto, não foi encontrado em nenhuma visão específica do futuro, mas em um futuro que naturalmente poderia gerar outros futuros.

Repensando o papel das cidades experimentais no combate às mudanças climáticas - Imagem 3 de 5
A cidade experimental de Minnesota propôs uma infraestrutura subterrânea. Imagem Cortesia de The Experimental City Documentary

Enquanto a MXC estava tomando forma, um conservacionista e senador do estado de Minnesota, chamado Henry T. McKnight , planejava uma versão mais modesta de uma cidade experimental, mas em muitos aspectos não menos ambiciosa. A comunidade planejada em Jonathan, Minnesota, localizada a 48 km (30 milhas) a sudoeste de Minneapolis, foi concebida como uma alternativa de “Trabalhe, Divirta-se, Viva”, um modelo de expansão mal regulamentada, que era até então comum, e que eventualmente colocava uma enorme pressão sobre o ambiente natural. A comunidade foi em grande parte planejada após o "subúrbio radical" de Reston, Virgínia, que por sua vez, foi projetado após o conceito de cidades jardim, de Ebenezer Howard. A proposta de Jonathan incluía um núcleo de alta densidade, onde empresas e serviços seriam centralizados, e bolsões residenciais de menor densidade ao longo da periferia. Os quintais mais modestos estavam interligados a uma via verde comunitária, a possibilidade de caminhar foi priorizada, e a arquitetura e a paisagem existiam em equilíbrio. Mas construir uma comunidade idílica de 50.000 habitantes, especialmente situada além dos anéis suburbanos externos, exigia atrair famílias de classe média e jovens profissionais, com mais do que visões de urbanismo harmonioso.

Repensando o papel das cidades experimentais no combate às mudanças climáticas - Imagem 2 de 5
Cidade 1, Jonathan, MN., Por volta de 1965. Imagem via MinnPost

Parte integrante do plano de Jonathan era viabilidade econômica e uma diversidade de tipos de habitação, incluindo desde unidades unifamiliares e multifamiliares a habitações modulares, estruturas pré-fabricadas sobrepostas e um complexo de apartamentos construídos em árvores. McKnight também queria que Jonathan fosse um centro tecnológico, ele imaginou calçadas acionadas por correias e carros livres de emissões, uma linha ferroviária de transporte coletivo conectando o centro da cidade às cidades gêmeas, e uma protótipo da internet, para a troca gratuita de informações comunitárias. Por um tempo, algumas destas cidades funcionaram. Em 1970, Jonathan foi a primeira nova comunidade selecionada pela HUD para assistência financeira, como parte da Política Urbana Nacional e da Nova Lei de Desenvolvimento Comunitário. As casas foram construídas e as pessoas se mudaram. Com o passar do tempo, porém, revelou-se muito difícil atrair tanto moradores urbanos quanto rurais, para viver em uma cidade semi-construída do futuro. Em 1978, a HUD havia encerrado a cidade, que acabou sendo anexada pela cidade de Chaska.

Repensando o papel das cidades experimentais no combate às mudanças climáticas - Imagem 5 de 5
The Red Cedar House, projetada por Ralph Rapson, uma casa modelo criada especificamente para Jonathan, Minnesota. Imagem via USModernist.com

Para quem não viu o documentário sobre a MXC, A Cidade Experimental, ainda não deve ser nenhuma surpresa saber que, ao contrário da cidade de Jonathan, a cidade de Spilhaus nunca foi inovadora. E embora isso seja devido a uma série de fatores políticos e econômicos, o fato é que, no fundo, a maioria das pessoas não está interessada na perspectiva de viver em alguma versão da Broadacre City, de Frank Lloyd Wright, ou sob uma cúpula geodésica de Buckminster Fuller. Utopias, por definição, nunca podem ser, e mesmo que isso não fosse verdade, ninguém quer ser aprisionado no que equivale a um elaborado experimento social, não importa o quão bem-intencionado ele seja. Ainda assim, vale a pena reexaminar os exemplos de MXC e Jonathan, especialmente quando se considera a gravidade de nossa emergência climática.

Nas palavras sábias de Edward Mazria, "O tempo para meias-medidas e metas desatualizadas acabou, se quisermos deter a destruição irreparável de nossas cidades, vilas e ambientes naturais". Curiosamente, nossa situação atual não é um acerto de contas sobre a falta de ideias ousadas e soluções concretas. Longe disso. É um ajuste de contas com nossa vontade política (ou falta dela), e incapacidade de tomar ações decisivas.

Não devemos nos apegar muito a tentativas passadas de utopia, seja a Grande Sociedade do LBJ ou o movimento de New Towns. O urbanismo não precisa de seu próprio momento MAGA. Dito isso, eu preferiria ver a queima de combustíveis fósseis totalmente proibida por decreto pelo governo amanhã, do que o conselho municipal local anunciar um programa de compostagem comunitário. Ambos são ótimos, mas apenas um aponta diretamente para o problema. Se apenas mais estados e municípios, super-injetados com fundos governamentais e orientação sólida da comunidade de construção, optassem por seguir modelos holísticos de cidades experimentais, imagine quais desastres futuros podem ser evitados.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: R. Wolf, Justin. "Repensando o papel das cidades experimentais no combate às mudanças climáticas" [Rethinking the Role of Experimental Cities in Combating Climate Change] 21 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968786/repensando-o-papel-das-cidades-experimentais-no-combate-as-mudancas-climaticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.