Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais

Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 1 de 13
Las Islas Flotantes is a floating island system on Lake Titicaca in Peru inhabited by the Uros, who build their entire civilization from the locally grown totora reed. Image © Enrique Castro-Mendivil

Olhando para o futuro do nosso ambiente construído, escolher somente uma abordagem simplesmente não funcionará. Questões como o aumento do nível do mar, das temperaturas e escassez de água nas comunidades urbanas precisam de soluções localizadas que levem em consideração questões de sustentabilidade, cultura e saúde pública. Tendo investigado infraestrutura vernacular em comunidades nativas para seu livro Lo-TEK. Design by Radical Indigenism, a designer Julia Watson é especialista em tecnologias locais baseadas na natureza que são inerentemente adaptáveis e resilientes. Conversamos com ela sobre o futuro de nossas cidades, materiais de construção e seu mais recente projeto para Our Time on Earth – uma exposição de cinco anos e turismo que acabou de abrir no Barbican Centre de Londres para investigar como ideias colaborativas e radicais da maneira como vivemos podem nos levar a um local muito melhor até o ano de 2040.

Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 2 de 13Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 3 de 13Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 4 de 13Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 5 de 13Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Mais Imagens+ 8

Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 13 de 13
Julia Watson. Image © Trevor Owsley

Claire Brodka (Architonic): Você pode descrever seu projeto para o Our Time on Earth?

Julia Watson: Para nossa peça em particular, me juntei com Smith Mordak, diretor de sustentabilidade da empresa de engenharia global Buro Happold, para criar uma comissão única para o espaço. Juntos, conectamos seus engenheiros com os detentores de conhecimento da comunidade War Khasi no Estado de Meghalaya nordeste da Índia , a Comunidade Subak de Farmers em Bali e a comunidade Ma'dan do Iraque do Sul - todos os quais foram destaques em Lo-TEK. O objetivo era mesclar a engenharia ocidental especializada com as tecnologias vernaculares dessas comunidades para criar um modelo de como essa colaboração poderia nos ajudar a projetar as cidades do futuro e enfrentar questões climáticas, como o aumento do nível do mar, das temperaturas nas comunidades urbanas e a escassez de água.

O resultado é The Symbiocene: um modelo de uma condição urbana genérica que mostra o impacto dessas tecnologias colaborativas: o efeito microclimático, a redução do efeito da ilha de calor urbano, o efeito do aumento da biodiversidade... Todas as três comunidades ofereceram soluções únicas para esses diferentes problemas, e nossa instalação explica como.

Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 8 de 13
© Craig Palmer

CB: Quais tecnologias específicas são mostradas em seu modelo?

JW: O primeiro é uma cobertura viva que cresce com uma cidade para criar áreas sombreadas e neutralizar o efeito urbano da ilha de calor. Com base nas pontes de raízes vivas do Khasi, essas estruturas seriam particularmente úteis para os ambientes urbanos que experimentam estar acima de 40 graus Celsius 70% do ano, como muitas cidades da Índia.

A segunda tecnologia da comunidade Ma'dan é baseada no aumento do nível do mar. Em vez de deslocar as comunidades, como se inspirar na tecnologia das ilhas flutuantes e adapta a cidades, bairros e edifícios de acordo?

Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 2 de 13
A young fisherman walks under a living root bridge at Mawlynnong village, India. In the relentless damp of Meghalaya’s jungles the Khasi people have used the trainable roots of rubber trees to grow living root bridges over rivers for centuries. Image © Amos Chapple
Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 5 de 13
© Craig Palmer

O terceiro emergiu do Subak, que são os terraços de arroz sagrado de Bali. Em vez de focar no aspecto agrícola dessas paisagens, analisamos o compartilhamento de recursos hídricos, o que é uma parte realmente incrível do sistema. É uma das tecnologias mais democráticas que eu já vi. Existem muitos benefícios do compartilhamento de água em diferentes escalas em um ambiente da cidade: você não está apenas usando água fresca e limpa para tudo, está compartilhando água usando tecnologias baseadas na natureza em vez de ferramentas industrializadas e usando água filtrada de maneira diferente para propósitos muito específicos dentro de uma comunidade compartilhada.

Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 6 de 13
A view over the sacerd Mahagiri rice terraces, a small portion of the one thousand year old agrarian system known as the Subak, which is unique to the island of Bali, Indonesia. Image © David Lazar
Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 11 de 13
© Craig Palmer
Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 3 de 13
© Craig Palmer

CB: Como você acha que a aplicação dessas tecnologias seria em escala global?

JW: Não se trata apenas do que o Ocidente conhece melhor, e estratégias sobre como o resto do planeta pode ser desenvolvido ou salvo das mudanças climáticas. Eu acho que as questões importantes em relação à implementação global dessas técnicas são sobre especificidade e propriedade de lugares. Se íamos criar uma tecnologia de dossel em uma cidade, como ela poderia crescer com esse espaço e meio ambiente específicos? E como isso poderia ser responsivo à cultura? A abordagem mais bem-sucedida será impulsionar ativamente o processo de descolonizar a maneira como pensamos sobre o ambiente construído e que os detentores de conhecimento indígenas trabalhem em colaboração em colaboração com os engenheiros ocidentais. É aí que acho que se torna mais sutil e interessante.

Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 7 de 13
Qasab reed has long served as raw material for homes, handicrafts, tools, and animal fodder with the distinctive mudhif houses of the Ma’dan people. Image © Esme Allen
Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 9 de 13
© Craig Palmer

Há propriedade intelectual nessas comunidades locais e há um enorme potencial para a evolução das tecnologias indígenas porque elas já existem. Você tem muito mais sucesso se está escalando algo que já existe do que se estiver trazendo conhecimento estrangeiro que não é informado por centenas ou milhares de anos de sabedoria cultural incorporada dentro desse conhecimento. No entanto, a principal questão que devemos enfrentar é a propriedade e o uso do conhecimento vernacular - e é por isso que criamos o 'Smart Oath of Understanding' (Juramento inteligente de entendimento): um contrato de palavra falada de nove partes que foi lida em voz alta pelo CEO da Buro Happold e aceito verbalmente pelos detentores de conhecimento da comunidade. Ele pode ser ouvido ao visitar a instalação.

Em termos de exemplos atuais, arquitetos como Mohammed Rezwan, que construíram escolas flutuantes em Bangladesh, e estúdios como o LANDPROCESS na Tailândia que implementaram terraços de arroz no topo da Universidade Thammasat, são casos concretos de como você levaria essas ideias e inquilinos do conhecimento ecológico tradicional como inspiração para criar uma nova tecnologia para o futuro.

Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 10 de 13
© Craig Palmer
Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais - Imagem 12 de 13
© Craig Palmer

CB: Em um mundo onde o setor de construção - dominado por concreto - responde por 40% das emissões de CO2, o que você imagina para o futuro dos materiais de construção?

JW: Eu acho que o processo de redução das emissões de CO2 precisa ser um envolvimento com várias partes interessadas. Qualquer coisa que entre em nosso sistema precisa ser usada o tempo todo e ter um envolvimento muito mais simbiótico, não apenas com a indústria da construção, mas com todas as outras indústrias. Se, por exemplo, você começar a usar algas como material, poderá rastreá-lo através de um ciclo alimentar, até um ciclo de combustível, um ciclo agrícola, moda, projetos de construção arquitetônica, gerenciamento de águas residuais e até mesmo para a criação de insulina para o setor médico. É quando você começa a obter um grande impacto ambiental em cascata e exponencialmente, com base em mudanças e ideias sistêmicas sobre materialidade e a biodegradabilidade de uma tecnologia material.

Dito isto, há um número incrível de materiais alternativos para escolher: feitos de garrafas plásticas recicladas, biocompósitos à base de micélio, cânhamo, e algodão feito de mariscos. Eu acho que se a indústria continuar prestando atenção a essas alternativas de materiais mais sustentáveis e regenerativas, bem como fontes de energia renováveis, estamos no caminho certo. Espero que estejamos cerca de 10 a 15 anos de virar essa esquina e realmente entender e investir nessas grandes mudanças necessárias. Porque nós sabemos o que fazer. Apenas temos que fazer isso.

Para mais informações, confira a seção de materiais no Architonic.

Our Time On Earth está em exibição no Barbican Center, em Londres, até 29 de agosto de 2022.

Sobre este autor
Cita: Brodka, Claire. "Cidades do futuro: Julia Watson sobre tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais" [Cities of the Future: Julia Watson on Nature-based Technologies and Radical Materials] 12 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982397/cidades-do-futuro-julia-watson-sobre-tecnologias-baseadas-na-natureza-e-materiais-radicais> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.