Desde que se mudou para Nova Iorque em 2010, o fundador do BIG, Bjarke Ingels, construiu um portfólio impressionante, de projetos construídos como VIA 57 West e The Eleventh a propostas como West 29th Street e The Spiral.
Em uma recente entrevista com o Louisiana Channel, Ingels evita falar de projetos individuais e, em vez disso, reflete sobre sua visão de Nova Iorque, do multiculturalismo e desigualdade à regeneração e arranha-céus.
A fotógrafa Stefanie Zoche, do Haubitz-Zoche, registrou uma série de imagens vibrantes das igrejas do "modernismo híbrido" da região de Kerala, ao sul da Índia. As imagens a seguir, também disponíveis no site do artista, retratam a mistura de influências modernistas e elementos arquitetônicos locais que definiram muitas igrejas indianas após a independência do país em 1947.
Segundo Zoche, o estabelecimento da igreja indiana pós-independência procurou se diferenciar do estilo histórico de construção colonial e, portanto, inspirou-se no ícone modernista de Le Corbusier. Os edifícios registrados por Zoche geralmente exibem uma “linguagem formal efusivamente escultural e um uso de cores intensas” com símbolos cristãos “diretamente transpostos para um projeto tridimensional e monumental”.
Arquitetos e engenheiros lançaram um chamamento para que a assistência técnica gratuita para o projeto, reforma ou construção de habitações de interesse social, já prevista em legislação de 2008, “seja mais do que uma lei, seja uma Política de Estado, como parte do direito social à moradia previsto na Constituição”.
O apelo foi feito na abertura do Seminário de Assistência Técnica em Habitação Social que o CAU/BR e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) promoveram em Brasília no dia 15 deste mês. Se a sugestão for aceita, o Brasil contaria com o equivalente a um “SUS da habitação social”. A proposta faz parte da “Carta-Aberta aos Candidatos às Eleições de 2018 pelo Direito à Cidade” recém lançada pelo CAU/BR e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
O estúdio Superspace, de Istambul, propôs um projeto para a Praça da Vitória em Praga que transforma a região subutilizada no meio de da capital tcheca em um espaço vibrante com rica vegetação e atividades sociais. A solução simples, mas eficaz, inverte o tráfego e o acesso de pedestres para criar um centro urbano verde, onde mercados, festivais de arte e até patinação no gelo no inverno podem acontecer. Árvores nativas seriam plantadas ao redor do anel interno, criando um impacto visual e, simultaneamente, protegendo o espaço dos ruídos do trânsito do entorno.
O estúdio colaborativo de design Snarkitecture, de Nova Iorque, divulgou sua mais recente instalação interativa que traz um sentido lúdico para a orla de Hong Kong. Intitulada BOUNCE, a instalação apresenta centenas de bolas saltitantes contidas em um espaço definido semelhante a uma gaiola e convida o público a interagir com estes elementos.
O trabalho do estúdio se distribui por três locais: a zona portuária de Harbour City, uma instalação interna no Ocean Center intitulada “Gallery by the Harbour” e um “Eyeball Maze” infantil no Ocean Terminal.
O Sandy Hook Permanent Memorial Commission anunciou o projeto final que foi escolhido por unanimidade para o memorial em Newtown, Connecticut. A proposta The Clearing, por Ben Waldo e Daniel Affleck, do Grupo SWA, foi oficialmente recomendada pela comissão, e o Conselho de Seletores fará as aprovações finais este mês. O memorial vencedor homenageia as 26 vítimas e sobreviventes do tiroteio de 2012 na Escola Elementar Sandy Hook.
O artista americano Michael Velliquette produziu sua mais recente série de obras de arte baseadas em papel, criando intricados modelos da arquitetura sagrada. Suas formas de papel cortadas à mão são reunidas em estruturas complexas “semelhantes à arquitetura sagrada e à mandalas tridimensionais”.
Priorizando a simetria formal, o equilíbrio e a ordem, os modelos visam evocar “uma sensação de unidade visual” através de uma paleta de tons neutros ou monocromáticos.
A Carlo Ratti Associati acaba de divulgar os detalhes de seu projeto para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão. Fachadas de tijolos serão construídas por equipamentos mecânicos programados digitalmente, criando uma série de área comuns permeáveis que funcionarão como um oásis natural em meio à nova sede da tradicional universidade milanesa. Desenvolvida em parceria com o grupo australiano Lendlease, a proposta chamada de “Ciência para os Cidadãos” deverá ser implantada no novo Distrito de Inovação da cidade de Milão, aonde foi realizada a Expo Milano de 2015.
Quanto estiver pronto, o novo Distrito de Inovação deverá receber mais de 18.000 estudantes e 2.000 pesquisadores todos os dias. A proposta desenvolvida pelo escritório de Carlo Ratti procura “criar um campus aberto, um espaço para a experimentação e inovação, promovendo um intercâmbio diário entre a universidade, a cidade de Milão e seus habitantes”.
https://www.archdaily.com.br/br/899891/fachada-de-tijolos-assentados-por-robos-o-projeto-de-carlos-ratti-para-o-campus-de-ciencia-de-milaoNiall Patrick Walsh
Green Spine / UNStudio + Cox Architecture . Cortesia de UNStudio / Cox Architecture
O UNStudio foi oficialmente anunciado como vencedor do concurso de projeto para um novo marco na cidade de Melbourne. Selecionado de uma série de escritórios de ponta, incluindo BIG, OMA e MAD Architects, a proposta do UNStudio para o projeto de U$ 2 bilhões inclui um par de torres trançadas chamadas Green Spine. Como o maior projeto monofásico da história de Victoria, na Austrália, o Green Spine foi projetado como um ambiente de uso misto de ponta, centrado em inovação em arquitetura e design.
Fundada pelos artistas Thomas Granseuer e Tomislav Topic, de Hanôver e Berlim, Quintessenz tem suas raízes na cultura do grafite e no uso das cores. Combinando pintura, imagem em movimento e instalação, seu trabalho usa padrões e formas encontradas na arquitetura para alterar as percepções do espaço. Usando antigos edifícios industriais como tela, Quintessenz busca criar espaço de cor. Independentemente dos meios utilizados, a cor é próprio conteúdo.
Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Público Nacional de Fotografia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), que tem como tema “Patrimônio Histórico na Arquitetura e Urbanismo”. As imagens serão recebidas até as 16 horas do dia 24 de setembro, na sede do CAU/GO.
Somam 39 as vítimas fatais do colapso da ponte Morandi, em Gênova, na Itália. O incidente aconteceu na terça-feira, 14 de agosto, quando um dos componentes estruturais da ponte, uma torre de sustentação localizada entre trilhos ferroviários e armazéns, cedeu, desmoronando de uma altura de 45 metros.
A causa do colapso ainda não é conhecida, mas agora a atenção está voltada para o registro de manutenção da ponte, preocupações com sua integridade que datam de décadas, e como o colapso se enquadra no contexto mais amplo do envelhecimento da infraestrutura italiana.
https://www.archdaily.com.br/br/900304/o-colapso-da-ponte-de-genova-era-previsivel-e-poderia-ter-sido-evitadoNiall Patrick Walsh
Centro histórico da cidade de Antonina. O local foi tombado pelo Iphan em 2012. Foto: Arquivo/Gazeta do Povo
Cidades são o testemunho vivo das transformações culturais, sociais, econômicas e políticas pelas quais passam a sociedade. Em constante transformação, marcas superficiais do passado vão desaparecendo ao passo que as cicatrizes mais profundas se sobrepõem às múltiplas camadas de presentes que se desenrolam nas cidades ao longo das décadas e séculos.
No curso da história, algumas cidades, por uma combinação de fatores, conseguem se manter mais preservadas, mostrando com mais intensidade vestígios do passado, do Brasil colonial, enquanto que em outras as marcas dos primeiros tempos da urbanização no país foram apagadas ou tragadas pelas eras que se seguiram.
World Architecture Festival anunciou o vencedor do seu primeiro Prêmio de Pesquisa sobre a Água. O primeiro lugar foi concedido a uma equipe de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) que projetou um sistema de gerenciamento de água que "captura, armazena e trata a água da chuva e a insere em redes de água pré-existentes".
O estúdio de pesquisa e design do OMA, o AMO, acaba de inaugurar True Me, o primeiro projeto expográfico na China desenvolvido pelo estúdio subordinado ao escritório fundado por Rem Koolhaas. Montado na 798 Art Factory de Pequim, a exposição True Me apresenta uma reflexão à respeito da cultura contemporânea da selfie explorando diferentes possibilidades da auto-representação através da arte e das mídias digitais. Concebida pela startup Meitu em parceria com a Beijing Contemporary Arts Foundation, a exposição apresenta um conjunto de obras de diferentes artistas como Hou Ying, Lu Yang, Maleonn, Xie Haiwei, Ye Funa, Chen Tianzhuo, teamLab e Theodore Bradley. Em comemoração ao lançamento do novo logotipo da emergente empresa chinesa de tecnologia, a exposição revela o interesse do AMO em seguir explorando temas relacionados à cultura visual.
The Turner Rooms. Imagem Cortesia de David Chipperfield Architects
Em uma iniciativa sem fins lucrativos concebida para estimular o renascimento econômico da cidade histórica de Margate, David Chipperfield Architects desenvolveu independentemente um projeto de ampliação para a Turner Contemporary Art Gallery, a qual abrigaria um albergue voltado à acolher visitantes e turistas. Apelidado carinhosamente de Turner Rooms, o projeto foi concebido para ampliar a visibilidade da instituição no panorama artístico nacional e internacional, garantindo rendimentos que favoreçam a saúde financeira da galeria. Localizada à beira-mar de Margate, a proposta oferecerá uma nova e rica experiência aos futuros visitantes.
O Antepavilion 2018 foi inaugurado em Londres, após o sucesso de sua primeira edição no ano passado. Projetada e construída por Thomas Randall-Page e Benedetta Rogers, a edição deste ano recebe o nome de AirDraft e consiste em um teatro inflável sobre uma barcaça do século XIX que oferece um espaço para performances e apresentações musicais nos canais de Londres.
O projeto foi escolhido entre 132 propostas enviadas para o concurso organizado pela Shiva Ltd e pela Architecture Foundation, que convidava os participantes a se envolverem com “a herança do Canal de Regent de maneiras inovadoras”.
https://www.archdaily.com.br/br/900121/antepavilion-2018-apresenta-uma-estrutura-inflavel-para-performances-artisticas-nos-canais-de-londresNiall Patrick Walsh