Inaugurado em Pequim o primeiro projeto expositivo do AMO na China

O estúdio de pesquisa e design do OMA, o AMO, acaba de inaugurar True Me, o primeiro projeto expográfico na China desenvolvido pelo estúdio subordinado ao escritório fundado por Rem Koolhaas. Montado na 798 Art Factory de Pequim, a exposição True Me apresenta uma reflexão à respeito da cultura contemporânea da selfie explorando diferentes possibilidades da auto-representação através da arte e das mídias digitais. Concebida pela startup Meitu em parceria com a Beijing Contemporary Arts Foundation, a exposição apresenta um conjunto de obras de diferentes artistas como Hou Ying, Lu Yang, Maleonn, Xie Haiwei, Ye Funa, Chen Tianzhuo, teamLab e Theodore Bradley. Em comemoração ao lançamento do novo logotipo da emergente empresa chinesa de tecnologia, a exposição revela o interesse do AMO em seguir explorando temas relacionados à cultura visual.

Inaugurado em Pequim o primeiro projeto expositivo do AMO na China - Mais Imagens+ 15

True Me. Imagem © Bian Jie, Courtesy of OMA
True Me. Imagem © Bian Jie, Courtesy of OMA

True Me é uma manifestação espacial das pesquisas que a AMO vem desenvolvendo ao longo do tempo. Encerrada neste espaço de encenação, a exposição reflete sobre a natureza do aplicativo Meitu. Atualmente, mais de um bilhão de usuários utilizam o aplicativo para retocar suas selfies e criar uma nova expressão de si mesmas. Alinhado com a natureza da linha de pesquisa da AMO, além da concepção de desfiles de moda e projetos de interiores, o conceito da exposição procura evidenciar a contradição inerente ao próprio aplicativo, a imagem bruta, interior e pessoal, e a imagem pós-produzida, publica e banal. Os espaços foram organizados ao longo de um corredor central que dá acesso a uma série de espaços secundários. Este longo espaço foi então revestido com espelhos curvos do piso ao teto de forma a refletir a imagem dos visitantes. Internamente, as seis salas foram cobertas de tecido, feltro e capim, provocando uma sensação mais íntima e pessoal. Em conjunto, estes espaços conceituais abrigam as obras de arte e espaços de performance que guiam os visitantes por uma experiência sensorial.

True Me. Imagem © Bian Jie, Courtesy of OMA
True Me. Imagem © Bian Jie, Courtesy of OMA

Como parte do crescente interesse do OMA na vibrante cena cultural do oriente, o projeto expositivo foi encabeçado pelo sócio do OMA e também diretor de projetos da empresa na Ásia, Chris van Duijn. Este trabalho faz parte de uma sequência de outros projetos culturais desenvolvidos no escritório do OMA em Hong Kong, incluindo a loja Genesis Gangnam em Seul e os espaços culturais no recém-inaugurado Columbia Circle de Xangai. Atualmente, o OMA está trabalhando no projeto de expansão de um importante instituto de arte em Pequim, o qual deverá ser concluído até o final deste ano.

True Me estará aberto ao público na 798 Art Factory até o dia 14 de Agosto de 2018.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Inaugurado em Pequim o primeiro projeto expositivo do AMO na China" [AMO’s First China Exhibition Design Revealed in Beijing] 16 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900038/inaugurado-em-pequim-o-primeiro-projeto-expositivo-do-amo-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.