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Architecture Classics

Clássicos da Arquitetura: Villa Mairea / Alvar Aalto

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Um collage de materiais entre os troncos das bétulas na paisagem finlandesa: uma residência de hóspedes e retiro rural. Experimentação de ideias e formas, um projeto estranhamente coeso.

Clássicos da Arquitetura: Pirâmides do Louvre / I.M. Pei

Clássicos da Arquitetura: Pirâmides do Louvre / I.M. Pei - MuseuClássicos da Arquitetura: Pirâmides do Louvre / I.M. Pei - MuseuClássicos da Arquitetura: Pirâmides do Louvre / I.M. Pei - MuseuClássicos da Arquitetura: Pirâmides do Louvre / I.M. Pei - MuseuClássicos da Arquitetura: Pirâmides do Louvre / I.M. Pei - Mais Imagens+ 8

A renovação do Cour Napoleon, o pátio principal do Louvre, teve como principal intuito aliviar o congestionamento dos milhares de visitantes diários. Uma nova entrada triunfal forneceu um espaço conveniente de átrio central, separado das galerias, conformando um ponto focal para o processo cíclico da experiência  através do museu.

Clássicos da Arquitetura: Assembléia Nacional de Bangladesh / Louis Kahn

Clássicos da Arquitetura: Assembléia Nacional de Bangladesh / Louis Kahn - Outros Edifícios GovernamentaisClássicos da Arquitetura: Assembléia Nacional de Bangladesh / Louis Kahn - Outros Edifícios GovernamentaisClássicos da Arquitetura: Assembléia Nacional de Bangladesh / Louis Kahn - Outros Edifícios GovernamentaisClássicos da Arquitetura: Assembléia Nacional de Bangladesh / Louis Kahn - Outros Edifícios GovernamentaisClássicos da Arquitetura: Assembléia Nacional de Bangladesh / Louis Kahn - Mais Imagens+ 6

No centro do edifício, de 30 metros de altura, situa-se o anfiteatro abobadado de 300 lugares. Ao seu redor, oito volumes, que incluem uma biblioteca, uma mesquita, um restaurante e escritórios. Construído em concreto aparente moldado in loco, as paredes são incrustadas com faixas de mármore branco.

Os Clássicos mais vistos de 2013

Bernardes Mendes da Rocha Warchavchik Niemeyer Levi Porto Costa Bratke Bo Bardi Artigas Gennaro Roberto.
Vejam quais foram os Clássicos da Arquitetura mais vistos de 2013 projetados por esses arquitetos.

Clássicos da Arquitetura: Parc de la Villette / Bernard Tschumi

Clássicos da Arquitetura: Parc de la Villette / Bernard Tschumi - ParqueClássicos da Arquitetura: Parc de la Villette / Bernard Tschumi - ParqueClássicos da Arquitetura: Parc de la Villette / Bernard Tschumi - ParqueClássicos da Arquitetura: Parc de la Villette / Bernard Tschumi - ParqueClássicos da Arquitetura: Parc de la Villette / Bernard Tschumi - Mais Imagens+ 7

O parque abrange mais de um quilômetro de comprimento e setecentos metros de largura. Abriga atividades como um Museu da Ciência e Indústria, uma Cidade da Música, teatros e espaços para concertos. O projeto consistiu em três sistemas: superfícies, que são os espaços verdes abertos; linhas, os caminhos do parque; e pontos, estruturas icônicas pintadas em vermelho sem um programa pré-definido. Inseridos numa malha ortogonal de cento e vinte metros de lado, os pontos são o denominador comum do parque e ícones do projeto.

Clássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen

Clássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen - CapelaClássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen - CapelaClássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen - CapelaClássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen - CapelaClássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen - Mais Imagens+ 6

Um volume cilíndrico de tijolos, sem aberturas laterais. Mede cinquenta metros de diâmetro e nove metros e dez centímetros de altura. Surge de um espelho d'água circular em torno do seu perímetro. Dele saem os doze arcos de raios diferentes, porém dispostos simetricamente, que sustentam o edifício. Um escultura de alumínio coroa o edifício e marca o ponto de entrada da iluminação zenital ao altar.

Clássicos da Arquitetura: Cemitério de Igualada / Enric Miralles + Carme Pinos

Integrado às colinas da Catalunha, o Cemitério de Igualada é uma terraplanagem que se mescla à paisagem, como uma característica natural do local. Projetado para ser um local de reflexão e lembranças, como uma paisagem em camadas que se desdobra como uma progressão contínua e fluida.

Clássicos da Arquitetura: Cemitério de Igualada / Enric Miralles + Carme Pinos - Criptas E MausoléosClássicos da Arquitetura: Cemitério de Igualada / Enric Miralles + Carme Pinos - Criptas E MausoléosClássicos da Arquitetura: Cemitério de Igualada / Enric Miralles + Carme Pinos - Criptas E MausoléosClássicos da Arquitetura: Cemitério de Igualada / Enric Miralles + Carme Pinos - Criptas E MausoléosClássicos da Arquitetura: Cemitério de Igualada / Enric Miralles + Carme Pinos - Mais Imagens+ 14

Clássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi

Clássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi - Outros Edíficios Governamentais, Pilar, Arco, IluminaçãoClássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi - Outros Edíficios Governamentais, FachadaClássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi - Outros Edíficios Governamentais, Fachada, Pilar, Arco, ArcadaClássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi - Outros Edíficios Governamentais, Fachada, ArcoClássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi - Mais Imagens+ 26

Por Ana Negreiros

Diante da praça aberta, apresentam-se dois volumes distintos, primeiro o Plenário de geometria sólida, maciço, opaco, que provoca contraste com o segundo volume mais recuado, este uma grande barra horizontal que se estende quase aos extremos do terreno e abriga as funções administrativas e os gabinetes dos deputados.

Clássicos da Arquitetura: Convento de La Tourette / Le Corbusier

Clássicos da Arquitetura: Convento de La Tourette / Le Corbusier - MosteiroClássicos da Arquitetura: Convento de La Tourette / Le Corbusier - MosteiroClássicos da Arquitetura: Convento de La Tourette / Le Corbusier - MosteiroClássicos da Arquitetura: Convento de La Tourette / Le Corbusier - MosteiroClássicos da Arquitetura: Convento de La Tourette / Le Corbusier - Mais Imagens+ 47

L'Arbresle, França
  • Arquitetos: Le Corbusier
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1960

Clássicos da Arquitetura: Centro de Mecanização do Banco do Brasil / Irmãos Roberto

Clássicos da Arquitetura: Centro de Mecanização do Banco do Brasil / Irmãos Roberto - Banco, FachadaClássicos da Arquitetura: Centro de Mecanização do Banco do Brasil / Irmãos Roberto - Banco, Fachada, Pilar, VigaClássicos da Arquitetura: Centro de Mecanização do Banco do Brasil / Irmãos Roberto - Banco, FachadaClássicos da Arquitetura: Centro de Mecanização do Banco do Brasil / Irmãos Roberto - Banco, Fachada, VigaClássicos da Arquitetura: Centro de Mecanização do Banco do Brasil / Irmãos Roberto - Mais Imagens+ 7

Por Guilherme Essvein de Almeida

Oito caixas opacas configuram o edifício. Seis delas, as mais altas, conformam os volumes predominantes da composição. Os fechamentos se dão através de planos em balanço, que ora são de argamassa armada –nos volumes mais altos– e ora são de uma espécie de gradil –nos intermediários–. Nas seis caixas superiores o alinhamento da máscara que recobre os volumes se dá por fora do emaranhado de pilares. Já nas duas inferiores, mais alongadas, o alinhamento é por dentro, se diferenciando em termos de hierarquia.

Clássicos da Arquitetura: Residência Nivaldo Borges / João Filgueiras Lima

Clássicos da Arquitetura: Residência Nivaldo Borges / João Filgueiras Lima - Casas, Viga, Arco, Iluminação, Cadeira, MesaClássicos da Arquitetura: Residência Nivaldo Borges / João Filgueiras Lima - Casas, Jardim, Fachada, Arcada, Arco, PilarClássicos da Arquitetura: Residência Nivaldo Borges / João Filgueiras Lima - Casas, Jardim, Fachada, Arcada, ArcoClássicos da Arquitetura: Residência Nivaldo Borges / João Filgueiras Lima - Casas, Fachada, Porta, ArcoClássicos da Arquitetura: Residência Nivaldo Borges / João Filgueiras Lima - Mais Imagens+ 29

Por Adalberto Vilela e Sylvia Ficher

Passeando, ainda que de carro, por um bairro exclusivamente residencial da cidade, avistamos ao longe a Casa dos Arcos. Assim é conhecida a residência Nivaldo Borges, placidamente espraiada na topografia suave de um imenso terreno, inconfundível por sua coloração avermelhada. A tentação é grande; paradoxalmente, a ausência de grades ou portões nos intimida. Como não há como anunciar a chegada, ignoramos a desconfortável sensação de invadir propriedade alheia e seguimos em frente.

Clássicos da Arquitetura: Residência Waldo Perseu Pereira / Joaquim Guedes

Clássicos da Arquitetura: Residência Waldo Perseu Pereira / Joaquim Guedes - Casas, FachadaClássicos da Arquitetura: Residência Waldo Perseu Pereira / Joaquim Guedes - Casas, FachadaClássicos da Arquitetura: Residência Waldo Perseu Pereira / Joaquim Guedes - Casas, FachadaClássicos da Arquitetura: Residência Waldo Perseu Pereira / Joaquim Guedes - Casas, Fachada, PortaClássicos da Arquitetura: Residência Waldo Perseu Pereira / Joaquim Guedes - Mais Imagens+ 30

Este é o último Clássico da Arquitetura de 2013. O ano termina, então, com uma obra de Joaquim Guedes: a Residência Waldo Perseu Pereira, sobre a qual não escreverei por dois motivos:

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik - Casas, FachadaClássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik - Casas, Fachada, EscadaClássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik - Casas, FachadaClássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik - Casas, MesaClássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik - Mais Imagens+ 16

A base quase quadrada de oito metros e trinta e cinco centímetros por oito metros e vinte e cinco centímetros produz um volume prismático de dois pavimentos de alturas quase iguais: o pavimento térreo com dois metros e oitenta centímetros, e o pavimento superior com três metros. Quatro elementos produzem a assimetria do edifício: o conjunto de planos que protege a varanda frontal, o conjunto de planos que protege a entrada lateral, o volume da cozinha posterior, e o par de linhas perpendiculares que apoia as pérgolas da varanda posterior. As aberturas no volume reforçam a assimetria. O edifício é um trabalho sobre linhas, planos e volumes.

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Renovação, Cadeira, BancoClássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Renovação, Fachada, EscadaClássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Renovação, Fachada, Viga, ArcoClássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Renovação, Cadeira, MesaClássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi - Mais Imagens+ 31

Três volumes prismáticos de concreto aparente surgem ao lado dos antigos galpões da fábrica de tambores da Pompéia: um prisma retangular de trinta por quarenta metros de base e quarenta e cinco metros de altura; um segundo prisma retangular, menor e mais alto que o primeiro, de quatorze por dezesseis metros de base e cinquenta e dois metros de altura; e um cilindro de oito metros de diâmetro e setenta metros de altura.

Clássicos da Arquitetura: Cassino da Pampulha / Oscar Niemeyer

Clássicos da Arquitetura: Cassino da Pampulha / Oscar Niemeyer - Cassino, FachadaClássicos da Arquitetura: Cassino da Pampulha / Oscar Niemeyer - Cassino, Jardim, FachadaClássicos da Arquitetura: Cassino da Pampulha / Oscar Niemeyer - Cassino, Jardim, Escada, Fachada, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Cassino da Pampulha / Oscar Niemeyer - Cassino, Jardim, FachadaClássicos da Arquitetura: Cassino da Pampulha / Oscar Niemeyer - Mais Imagens+ 26

Por Carlos Eduardo Comas

O Cassino de Niemeyer no lago da Pampulha assenta-se no alto de um promontório. Recepção e jogos ocorrem dentro duma caixa quase quadrada, num salão hipostilo e num mezanino. Danças e espetáculos acontecem no tambor oval sobre colunas, restaurante acima, bar abaixo. O bloco em forma de T à direita da caixa abriga a cozinha, sobre uma doca de carga e duas áreas de serviço.

Clássicos da Arquitetura: Palácio da Abolição / Sérgio Bernardes

Clássicos da Arquitetura: Palácio da Abolição / Sérgio Bernardes - Outros Edíficios Governamentais, FachadaClássicos da Arquitetura: Palácio da Abolição / Sérgio Bernardes - Outros Edíficios Governamentais, FachadaClássicos da Arquitetura: Palácio da Abolição / Sérgio Bernardes - Outros Edíficios GovernamentaisClássicos da Arquitetura: Palácio da Abolição / Sérgio Bernardes - Outros Edíficios Governamentais, FachadaClássicos da Arquitetura: Palácio da Abolição / Sérgio Bernardes - Mais Imagens+ 24

O complexo é formado por quatro edifícios: 1) o Palácio da Abolição propriamente dito, a residência do governador, implantado transversalmente à longitude do terreno e em área mais próxima ao mar; 2) o Gabinete de Despacho, perpendicular ao primeiro, e conectado a ele através de uma passarela; 3) a Capela, na esquina nordeste do terreno; e 4) o Monumento e Mausoléu do Presidente Castelo Branco, disposto em balanço sobre uma praça escavada que ocupa quase um quarto do terreno.

Clássicos da Arquitetura: Aeroporto Santos Dumont / Marcelo e Milton Roberto

Clássicos da Arquitetura: Aeroporto Santos Dumont / Marcelo e Milton Roberto - Aeroporto, Fachada, ArcadaClássicos da Arquitetura: Aeroporto Santos Dumont / Marcelo e Milton Roberto - Aeroporto, CadeiraClássicos da Arquitetura: Aeroporto Santos Dumont / Marcelo e Milton Roberto - Aeroporto, Fachada, Porta, BancoClássicos da Arquitetura: Aeroporto Santos Dumont / Marcelo e Milton Roberto - Aeroporto, FachadaClássicos da Arquitetura: Aeroporto Santos Dumont / Marcelo e Milton Roberto - Mais Imagens+ 25

Remate do Aterro do Flamengo, o edifício apresenta-se como uma barra horizontal configurada a partir de uma retícula ortogonal de pilares de seção circular que se evidenciam em ambas as fachadas maiores: a que configura a superfície voltada à cidade, e a que se volta à pista e à baía da Guanabara.

Clássicos da Arquitetura: Santa Paula Iate Clube / Vilanova Artigas

A Garagem de Barcos é definida por uma cobertura retangular em laje tripartida, com oito apoios dispostos simetricamente nas duas laterais extensas, amparados diretamente nos blocos de fundação sobre muros de arrimo revestidos de pedra. Um pavimento em superior dá continuidade à cota da avenida e um pavimento inferior ocupando 2/3 da área de projeção da cobertura situa-se na cota de nível do lago conformando um embasamento semi-enterrado envolto pelas paredes-arrimo.

Clássicos da Arquitetura: Santa Paula Iate Clube / Vilanova Artigas - Arquitetura Esportiva, Arco, FachadaClássicos da Arquitetura: Santa Paula Iate Clube / Vilanova Artigas - Arquitetura EsportivaClássicos da Arquitetura: Santa Paula Iate Clube / Vilanova Artigas - Arquitetura Esportiva, Pilar, ArcoClássicos da Arquitetura: Santa Paula Iate Clube / Vilanova Artigas - Arquitetura EsportivaClássicos da Arquitetura: Santa Paula Iate Clube / Vilanova Artigas - Mais Imagens+ 9