O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Finlândia
  5. Alvar Aalto
  6. 1939
  7. Clássicos da Arquitetura: Villa Mairea / Alvar Aalto

Clássicos da Arquitetura: Villa Mairea / Alvar Aalto

Clássicos da Arquitetura: Villa Mairea / Alvar Aalto
Clássicos da Arquitetura: Villa Mairea / Alvar Aalto, © Flickr username: Leon
© Flickr username: Leon

© Alvar Aalto © Alvar Aalto © Alvar Aalto Clássicos da Arquitetura: Villa Mairea / Alvar Aalto + 12

Um collage de materiais entre os troncos das bétulas na paisagem finlandesa: uma residência de hóspedes e retiro rural. Experimentação de ideias e formas, um projeto estranhamente coeso.

© Alvar Aalto
© Alvar Aalto


© Alvar Aalto
© Alvar Aalto

A partir de um pequeno monte de terra compactada surge uma cerca grosseiramente constituída de longas varas de madeira. Uma regularidade surge no decorrer de seu crescimento e as varas se tornam mais direcionais e lineares, até que se fundem às paredes de madeira da sauna com teto verde, que segue adiante para formar a cobertura de um espaço externo e um caminho.

© Great Buildings
© Great Buildings

Esse mesmo conceito de uma tecnologia metamorfoseante continua por toda a casa. Os materiais mudam da laje de pedra ao vidro e o aço no jardim de inverno. Da porta frontal ao interior da casa, a materialidade do piso também altera-se, tornando-se cada vez mais doméstico e intimista, desde a pedra aos azulejos, até o assoalho de madeira e carpetes.

© Alvar Aalto
© Alvar Aalto


A verticalidade das colunas existentes em todo o projeto e os pilaretes na escada imitam a floresta de bétulas que cerca a casa. Cada coluna é propositalmente diferente, para "evitar os ritmos arquitetônicos artificiais".

© Great Buildings
© Great Buildings


Uma luz da floresta brilha através da tela ondulada que forma a parede entre as partições da estante da biblioteca e o teto, para reproduzir ainda mais a experiência de estar ao ar livre. Saindo pela porta frontal, se submerge numa linha de colunas, inseridas para enfatizar a continuidade entre o ambiente interno e o externo.

Uma planta em L, aberta, configura a grande sala de estar. As colunas e pilaretes, de chão a teto, marcam os limites das diferentes áreas e suas funções.

© Alvar Aalto
© Alvar Aalto

"A linha curva, viva, imprevisível, que percorre dimensões desconhecidas para os matemáticos, é a encarnação de tudo o que forma um contraste com o mundo moderno entre a mecanicidade brutal e a beleza religiosa da vida." —Alvar Aalto

© Alvar Aalto
© Alvar Aalto

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Sveiven, Megan. "Clássicos da Arquitetura: Villa Mairea / Alvar Aalto" [AD Classics: Villa Mairea / Alvar Aalto] 01 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/170811/classicos-da-arquitetura-villa-mairea-slash-alvar-aalto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.