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Architecture Classics

Clássicos da Arquitetura: Ministério da Fazenda de Fortaleza / Acácio Gil Borsoi

Clássicos da Arquitetura: Ministério da Fazenda de Fortaleza / Acácio Gil Borsoi - Edifícios Institucionais, FachadaClássicos da Arquitetura: Ministério da Fazenda de Fortaleza / Acácio Gil Borsoi - Edifícios Institucionais, Fachada, UrbanoClássicos da Arquitetura: Ministério da Fazenda de Fortaleza / Acácio Gil Borsoi - Edifícios Institucionais, FachadaClássicos da Arquitetura: Ministério da Fazenda de Fortaleza / Acácio Gil Borsoi - Edifícios Institucionais, Escada, Pilar, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Ministério da Fazenda de Fortaleza / Acácio Gil Borsoi - Mais Imagens+ 36

Por Amanda Rafaelly Casé Monteiro e Fernando Diniz Moreira

O edifício é formado por dois volumes, um horizontal com quatro pavimentos e um vertical, caracterizado pelo pavimento-tipo com treze andares ao todo. Os volumes são emoldurados pelo paisagismo de Burle-Marx, que se estende nos jardins, definido por formas geométricas com variações de altura e em pedra portuguesa na cor bronze e preta, e pelo estacionamento externo.

Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis

Clássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Edifícios Institucionais, Cerca, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Edifícios Institucionais, FachadaClássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Edifícios Institucionais, FachadaClássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Edifícios InstitucionaisClássicos da Arquitetura: Companhia Hidrelétrica do São Francisco / Francisco Assis Reis - Mais Imagens+ 24

Por José Carlos Huapaya Espinoza e Márcia Silva dos Reis
O edifício é um único volume em sistema modular. Os espaços vazios e internos em forma de claustros são iluminados de forma zenital, que entrecruzados por escadas, passarelas, ventilações e reflexos aquáticos provocam versáteis angulações visuais.

Clássicos da Arquitetura: Paulo Mendes da Rocha

Hoje é aniversário do arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, vencedor Pritzker Architecture Prize em 2006.
Para comemorar, relembre alguns dos clássicos publicados no ArchDaily Brasil.

Clássicos da Arquitetura: Quatro escolas modernas

Relembre as quatro escolas modernas que publicamos nas últimas semanas.

Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer

Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Escolas
© Tibor Jablonsky

Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - EscolasClássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - EscolasClássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - EscolasClássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - EscolasClássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Mais Imagens+ 32

Quatro blocos envoltos por uma área ajardinada determinam o conjunto arquitetônico. Três destes blocos são retangulares e o quarto bloco, cuja planta tem a forma de um trapézio isósceles, distingue-se dos demais por seu traçado externo curvilíneo.

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Escola Primária, Fachada, Arcada, ArcoClássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Escola Primária, Aido, Fachada, Arco, Arcada, EscadaClássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Escola Primária, Aido, Fachada, Arco, Arcada, PortaClássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Escola Primária, Mesa, Cadeira, IluminaçãoClássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia - Mais Imagens+ 10

Dois atributos determinam o edifício: os tijolos maciços de cerâmica de tom avermelhado que o materializa e os diferentes arcos e abóbadas que cobrem seus recintos. Os tijolos estão assentados de diferentes modos, principalmente à meia vez. As abóbadas são predominantemente de berço, com exceção das galerias que são cobertas por abóbadas abatidas, e os arcos que determinam as aberturas de passagem são sobretudo plenos, com exceção dos arcos de acesso ao edifício, que são do tipo ultrapassado.

Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva

Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Ensino Superior, Jardim, ArcoClássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Ensino Superior, Jardim, Fachada, Viga, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Ensino Superior, Fachada, Arco, VigaClássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Ensino Superior, Fachada, VigaClássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Mais Imagens+ 31

Por Daniel Corsi

Ao nos aproximarmos de sua estrutura com dimensões de 300 metros de comprimento por 65 metros de largura, a ESAF se revela imensurável. A extensão ao longo da qual contemplamos a sucessão de seus expressivos pórticos nos revela sua escala arquitetônica: uma construção monumental paralela ao solo que se eleva a 6 metros de seu plano fundamental.

Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual de Itanhaém / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

Por Cesar Shundi

O desenho da empena é utilizado no elemento estrutural da grande cobertura que caracteriza o edifício, agora transformado em um pórtico que é reproduzido em uma sequência de treze módulos estruturais.

Clássicos da Arquitetura: Quatro edifícios para esporte e lazer

Relembre os quatro edifícios modernos para esporte e lazer que publicamos nas últimas semanas.

Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro

Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Arquitetura Esportiva, Fachada, Cadeira, BancoClássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Arquitetura EsportivaClássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Arquitetura Esportiva, CadeiraClássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Arquitetura Esportiva, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Mais Imagens+ 18

Os dezesseis pilares internos idênticos são configurados a partir da interseção entre dois triângulos isósceles invertidos de dimensões diferentes. O triângulo inferior apresenta uma altura de seis metros, uma base de um metro e sessenta centímetros e uma espessura constante de mesma dimensão, o que em planta determina um quadrado. O triângulo superior está alinhado com o eixo vertical central do triângulo inferior. Apresenta uma altura idêntica à do inferior, porém com uma base duas vezes maior e uma espessura de apenas vinte e cinco centímetros.

Os Clássicos mais vistos do ArchDaily Brasil

Hoje o ArchDaily Brasil completa três anos e para comemorar decidimos presentear nossos leitores com a coletânea dos Clássicos mais visitados de nossa página desde 2011.

Nossa lista traz nomes como Affonso Eduardo Reidy, Gregori Warchavchik, Lelé, Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake, Sérgio Bernardes e Vilanova Artigas e outros mestres da arquitetura brasileira. Ao clicar nos links você conhecerá mais sobre cada projeto.

Clássicos da Arquitetura: Anhembi Tênis Clube / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

Por Ruth Verde Zein

As estruturas porticadas desta obra dão seguimento a idéias exploradas nos Ginásios de Itanhaém e Guarulhos, mas aqui com um porte e complexidade estrutural e formal muito mais amplo, onde o desenho do pórtico em elaboração e tridimensionalidade.

Clássicos da Arquitetura: Colônia de Férias do IRB / Irmãos Roberto

O edifício está implantado na porção mais alta de um terreno em declive variável que alcança uma inclinação máxima aproximada de quarenta e quatro por cento. O edifício é caracterizado pela horizontalidade. Sua planta conforma um retângulo tal que seu lado maior é oito vezes maior que seu lado menor.

Clássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima

Clássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima - Aeroporto, FachadaClássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima - Aeroporto, Fachada, UrbanoClássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima - AeroportoClássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima - Aeroporto, FachadaClássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima - Mais Imagens+ 20

Clássicos da Arquitetura: Quatro Edifícios Residenciais Modernos

Relembre os quatro edifícios residenciais modernos que publicamos nas últimas semanas.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Guaimbê / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro

Clássicos da Arquitetura: Edifício Guaimbê / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Apartamentos, FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício Guaimbê / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Apartamentos, Fachada, UrbanoClássicos da Arquitetura: Edifício Guaimbê / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Apartamentos, Fachada, UrbanoClássicos da Arquitetura: Edifício Guaimbê / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Apartamentos, FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício Guaimbê / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro - Mais Imagens+ 5

Um edifício inteiramente em concreto aparente. Sua estreita fachada principal é marcada por uma sequência de toldos curvos e floreiras de seção triangular ambos em concreto aparente, intercalados por superfícies transparentes de vidro e faixas opacas de concreto.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Louveira / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

Clássicos da Arquitetura: Edifício Louveira / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Apartamentos, Fachada, Pilar, ArcoClássicos da Arquitetura: Edifício Louveira / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Apartamentos, FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício Louveira / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Apartamentos, FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício Louveira / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Apartamentos, FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício Louveira / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Mais Imagens+ 19

Dois prismas retangulares horizontais quase idênticos alinham-se por suas faces mais extensas com um afastamento de vinte metros entre eles, que dá lugar a um jardim. Uma rampa sinuosa elevada conecta ambos os prismas, e através de uma ramificação por um lado e uma escada por outro, conecta o par de prismas ao jardim central mais abaixo.

Clássicos da Arquitetura: Edifício MMM Roberto / Irmãos Roberto

Clássicos da Arquitetura: Edifício MMM Roberto / Irmãos Roberto - Apartamentos, FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício MMM Roberto / Irmãos Roberto - Apartamentos, FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício MMM Roberto / Irmãos Roberto - Apartamentos, FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício MMM Roberto / Irmãos Roberto - Apartamentos, Fachada, UrbanoClássicos da Arquitetura: Edifício MMM Roberto / Irmãos Roberto - Mais Imagens+ 2

Um elemento de variação aparece na fachada reticular homogênea. Transforma sete dos módulos horizontais da fachada em cinco mais largos. A condição aberta dos módulos principais torna-se a condição fechada desse elemento de variação da fachada. E o que antes eram duas subdivisões verticais diferentes, agora são três idênticas.