Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva

Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Orla, Arco, JardimClássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Imagem 3 de 36Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Imagem 4 de 36Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - VigaClássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Mais Imagens+ 31

Por Daniel Corsi

Ao nos aproximarmos de sua estrutura com dimensões de 300 metros de comprimento por 65 metros de largura, a ESAF se revela imensurável. A extensão ao longo da qual contemplamos a sucessão de seus expressivos pórticos nos revela sua escala arquitetônica: uma construção monumental paralela ao solo que se eleva a 6 metros de seu plano fundamental.

Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Viga
© Daniel Corsi

O desenho foi capaz de criar uma arquitetura de ‘arcos horizontais’, cuja beleza singular demonstra uma habilidade geométrica e uma busca pela beleza e precisão de seus traços. São estes nove arcos de concreto armado, em seu estado bruto e com 30 metros de vão que, sombreando o interior da construção numa misteriosa atmosfera, incitam-nos a adentrar e descobrir a pequena urbe ali debaixo protegida.

Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Imagem 26 de 36
© Celso Landim. Via Esaf
Elevações. Via Daniel Corsi

Através da luz que invade seu espaço interior, somos acolhidos por suas sombras que tanto nos confortam. Desenhadas pela sutil inclinação de seus pórticos, das aberturas zenitais e das inúmeras pérgulas, um novo céu é inaugurado e emoldurado pela arquitetura. No entanto, sob sua cobertura concreta, somos acolhidos não apenas como desbravadores do sol cálido do cerrado, mas também como indivíduos que, diante da dimensão do mundo, é-nos dada a oportunidade de descansarmos daquilo que significa sermos tão diminutos.

Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Imagem 30 de 36
© Celso Landim. Via Esaf
Programa. Via Daniel Corsi

Permeado por praças, pátios e jardins, o conjunto de edifícios sob a cobertura da ESAF é definido por três setores principais: o Educativo com Coordenação, Centro de Pesquisa, Laboratórios e Salas de Aula; o Público com Biblioteca, Auditório, Prefeitura, Salão Nobre, Informática, Restaurante; e o de Alojamentos com dependências para a permanência prolongadas de alunos na escola.

Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Imagem 29 de 36
© Celso Landim. Via Esaf
Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Jardim
© Daniel Corsi

Além da evidente importância dos blocos edificados que abrigam seus programas, mais uma vez encontramos aqui sua precisão arquitetônica que configura, com uma mesma sensibilidade, o desenho de seus vazios e caracteriza cada um deles segundo o convívio que deveriam proporcionar.

Corte. Via Daniel Corsi
Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva - Jardim
© Daniel Corsi

Referência
Daniel Corsi, Sob a sombra do planalto. A Escola de Administração Fazendária em Brasília, 2013. Via Vitruvius.

Brasília, Brasil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul - Brasília, Brasília - DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Daniel Corsi. "Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva" 01 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628042/classicos-da-arquitetura-escola-de-administracao-fazendaria-pedro-paulo-de-melo-saraiva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.