O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. Brasil
  5. 1983
  6. Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia

Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia
Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia, Cortesia de Acervo Jô Vasconcellos
Cortesia de Acervo Jô Vasconcellos

© André Luiz Prado © André Luiz Prado © André Luiz Prado © André Luiz Prado + 15

Dois atributos determinam o edifício: os tijolos maciços de cerâmica de tom avermelhado que o materializa e os diferentes arcos e abóbadas que cobrem seus recintos. Os tijolos estão assentados de diferentes modos, principalmente à meia vez. As abóbadas são predominantemente de berço, com exceção das galerias que são cobertas por abóbadas abatidas, e os arcos que determinam as aberturas de passagem são sobretudo plenos, com exceção dos arcos de acesso ao edifício, que são do tipo ultrapassado.

© André Luiz Prado
© André Luiz Prado
Planta. Acervo Bruno Santa Cecília
Planta. Acervo Bruno Santa Cecília

O edifício está organizado num único pavimento distribuído em quatro setores: salas de aula, recreio coberto, administração e biblioteca, separados e unidos por galerias cobertas e pátios abertos. A abóbada abatida que protege a galeria vence um vão de dois metros e meio e se estende por sessenta metros de comprimento.

© André Luiz Prado
© André Luiz Prado

As sete salas de aula estão dispostas consecutivamente. São configuradas a partir de um retângulo de oito por seis metros e estão separadas no seu lado maior por quatro pequenos recintos de despensa e depósito, iluminados por duas torres idênticas, porém com aberturas opostas, que se destacam no perfil do conjunto. A abóbada que protege as salas vence o vão referente a seu lado menor, de tal modo que a fachada produzida é uma sequência de arcos plenos destacados pelos remates de tijolos.

© André Luiz Prado
© André Luiz Prado

As torres também são executadas em tijolo cerâmico. A porção superior das torres é formada por um arco de ângulo reto e a abertura que ilumina seus recintos é determinada por um arco de ângulo raso.

© André Luiz Prado
© André Luiz Prado

As fachadas externas das salas de aula são compostas por duas aberturas arqueadas que reforçam o arco pleno da sua abóbada. A abertura superior é similar à abertura das torres, um arco de ângulo raso, porém aqui protegido por tijolos assentados com espaços iguais entre eles, configurando um quadriculado de cheios e vazios que se intercalam. A abertura inferior é determinada por um arco abatido similar ao das galerias e por uma porção inferior retangular, e é protegida por vidro e grades metálicas verticais.

Cortes. Acervo Bruno Santa Cecília
Cortes. Acervo Bruno Santa Cecília

O anfiteatro está posicionado na porção central da planta, entre o recreio coberto e as salas da administração, e separados por galerias opostas idênticas. É delimitado por um quadrado de dez metros e meio de lado, implantado a aproximadamente dois metros e dez centímetros abaixo do nível do edifício.

© André Luiz Prado
© André Luiz Prado

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Grupo Escolar Vale Verde / Éolo Maia" 08 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/733784/classicos-da-arquitetura-grupo-escolar-vale-verde-eolo-maia> ISSN 0719-8906