Arquitetura Brasileira

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Brasil

Projetos mais recentes em Brasil

Últimas notícias em Brasil

Casas brasileiras: 11 intervenções em edifícios preexistentes

Nem sempre um projeto arquitetônico é precedido de um terreno livre de construções. O desafio de intervir em uma arquitetura preexistente para adaptá-la a novas necessidades requer um olhar diferente daquele orientado aos lotes vazios e abertos às mais diversas possibilidades de ocupação.

Casas brasileiras: 8 residências em terrenos com geometria irregular

Como uma das primeiras etapas de um projeto arquitetônico, a implantação do edifício no terreno é responsável pelo direcionamento de uma série de decisões projetuais subsequentes, como por exemplo, a distribuição espacial do programa. 

Casas brasileiras: 14 residências com esquadrias de madeira

A madeira, em suas incontáveis aplicações na arquitetura, desde pisos até as coberturas, é um material naturalmente associado à beleza, versatilidade e à sensação de conforto. Estas características não poderiam ser diferentes na sua utilização em esquadrias.

O corpo e o "conforto inteligente" na arquitetura: uma conversa com Marcelo Ferraz

Compreender a relação entre o corpo e o espaço é fundamental para propor as mais diversas experiências que a arquitetura pode proporcionar. Para refletir sobre distintas escalas que abrangem o ofício do arquiteto, do edifício construído ao mobiliário, entrevistamos Marcelo Ferraz, sócio fundador do Brasil Arquitetura e da Marcenaria Baraúna. Aqui, sua perspectiva e experiência ilustram como o corpo e os símbolos que ele carrega em si são fundamentais no momento de pensar o projeto independentemente de sua escala.

Interiores brasileiros: 15 projetos com cimento queimado

Utilizado sobretudo em pisos, mas não apenas, o cimento queimado é uma técnica com bom custo benefício e com uma estética estimada por muitos arquitetos. Como é possível aplicar pigmentos na mistura, os resultados podem ser bem diversos, o que permite que uma mesma técnica seja capaz de criar diferentes ambientações.

Casas brasileiras: 25 residências que empregam estratégias de ventilação natural

Com uma extensão territorial de mais de 8,5 milhões de km², o Brasil é um país com enorme diversidade geográfica e climas que variam a cada região. Isso significa que as estratégias de ventilação natural na arquitetura devem ser analisadas a partir das especificidades locais, o que implica na análise do relevo, clima, entorno e das variações das condições de vento, além do estudo do projeto arquitetônico em si.

O paisagismo na arquitetura contemporânea brasileira em 27 projetos

A paisagem ao redor do ambiente construído pode fazer toda a diferença em um projeto. Os elementos naturais que são integrados na arquitetura ou projetados para compor com ela traçam um enorme diferencial na forma como experienciamos o espaço. Por isso, conceber projetos paisagísticos está longe de ser uma tarefa simples. Para trazer algumas referências de composições com a natureza e outros elementos que ajudam a configurar um lugar, reunimos 27 projetos contemporâneos brasileiros que partem desde simples gestos até outros que expõem a exuberância de nossa flora tropical.

Interiores brasileiros: 15 projetos com ladrilho hidráulico

Frequentemente utilizado em áreas molhadas e molháveis, como banheiros e cozinhas, e áreas externas, como praças e calçadas, o ladrilho hidráulico tem sido cada vez mais explorados em outros ambientes nos projetos de interiores. Isto se deve não só à sua beleza, mas também à sua capacidade de atender às particularidades dos diferentes usos e a vantagens como a sua facilidade de limpeza.

Interiores brasileiros: 10 soluções de iluminação natural em banheiros

Com o intuito de conferir privacidade, as janelas de banheiros são comumente caracterizadas por suas dimensões reduzidas e peitoris elevados. Por outro lado, iluminação natural, assim como a ventilação, possui papel importante na salubridade e conforto dos espaços dos banheiros. Por isso, em alguns casos, a procura por uma maior incidência de luz nestes interiores amplia o horizonte de possibilidades para suas aberturas.

Interiores brasileiros: 10 projetos com tijolo de vidro

Ligados a um imaginário arquitetônico dos anos 80, os tijolos – ou blocos – de vidro são elementos construtivos que voltaram a ter sua potência plástica notada e revisitada pela produção contemporânea. Com sua primeira patente registrada em 1907, esse produto foi elaborado a partir da demanda por iluminação nas áreas internas das edificações, mas é pelos efeitos visuais produzidos por sua translucidez e textura que ele é procurado. Atualmente, vem sendo empregado em diferentes contextos, de banheiros a divisórias residenciais e, até mesmo, fachadas inteiras de bares, lojas e restaurantes.