Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro

Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro

© Marina Nahas© Lucas Jordano Barbosa© Marina Nahas© Marina Nahas+ 23

Os dezesseis pilares internos idênticos são configurados a partir da interseção entre dois triângulos isósceles invertidos de dimensões diferentes. O triângulo inferior apresenta uma altura de seis metros, uma base de um metro e sessenta centímetros e uma espessura constante de mesma dimensão, o que em planta determina um quadrado. O triângulo superior está alinhado com o eixo vertical central do triângulo inferior. Apresenta uma altura idêntica à do inferior, porém com uma base duas vezes maior e uma espessura de apenas vinte e cinco centímetros.

© Lucas Jordano Barbosa
© Lucas Jordano Barbosa

O plano de interseção entre eles é tal que determina um retângulo de cinquenta centímetros de largura pelos mesmos um metro e sessenta centímetros de comprimento. Sua existência é destacada através de frisos horizontais. Tendo menor espessura, o triângulo superior incrusta-se e oculta-se no triângulo inferior. Por sua vez, o triângulo maior, a partir do plano de interseção, localizado a quatro metros e cento e vinte e cinco milímetros de altura, inclina seus vértices superiores em direção às faces do triângulo superior, de tal modo que sua espessura decresce até os vinte e cinco centímetros da espessura do triângulo superior.

© Acervo Paulo Mendes da Rocha
© Acervo Paulo Mendes da Rocha
Croquis. Image © Acervo Paulo Mendes da Rocha
Croquis. Image © Acervo Paulo Mendes da Rocha

Enquanto desde uma vista frontal veem-se os dois triângulos invertidos interseccionados, desde uma vista lateral veem-se dois retângulos alinhados pelo eixo vertical, de espessuras diferentes, e conjugados por dois triângulos retângulos laterais simétricos.

© Carlos Alberto Cerqueira Lemos
© Carlos Alberto Cerqueira Lemos
Corte
Corte

A retícula sob a qual estão posicionados os pilares é determinada por um módulo retangular de trinta e um metros, que dita a distância entre as duas fileiras de pilares, por treze metros, que dita a distância entre os oito pilares de cada fileira. A laje única de cobertura que expande a retícula de pilares e abriga o espaço interno do edifício, toma forma a partir de um retângulo de cento e três metros por quarenta e sete metros, ainda que o nível inferior semienterrado alcance a medida de setenta metros de largura.

© Acervo Paulo Mendes da Rocha
© Acervo Paulo Mendes da Rocha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Anhanguera, 3653

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro" 10 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627109/classicos-da-arquitetura-sede-social-do-joquei-clube-de-goias-paulo-mendes-da-rocha-e-joao-eduardo-de-gennaro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.