O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Esportiva
  4. Brasil
  5. Paulo Mendes da Rocha
  6. 1962
  7. Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro

Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro

Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro
Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro, © José Arthur D'Aló Frota
© José Arthur D'Aló Frota

© Marina Nahas © Lucas Jordano Barbosa © Marina Nahas © Marina Nahas + 23

Os dezesseis pilares internos idênticos são configurados a partir da interseção entre dois triângulos isósceles invertidos de dimensões diferentes. O triângulo inferior apresenta uma altura de seis metros, uma base de um metro e sessenta centímetros e uma espessura constante de mesma dimensão, o que em planta determina um quadrado. O triângulo superior está alinhado com o eixo vertical central do triângulo inferior. Apresenta uma altura idêntica à do inferior, porém com uma base duas vezes maior e uma espessura de apenas vinte e cinco centímetros.

© Lucas Jordano Barbosa
© Lucas Jordano Barbosa

O plano de interseção entre eles é tal que determina um retângulo de cinquenta centímetros de largura pelos mesmos um metro e sessenta centímetros de comprimento. Sua existência é destacada através de frisos horizontais. Tendo menor espessura, o triângulo superior incrusta-se e oculta-se no triângulo inferior. Por sua vez, o triângulo maior, a partir do plano de interseção, localizado a quatro metros e cento e vinte e cinco milímetros de altura, inclina seus vértices superiores em direção às faces do triângulo superior, de tal modo que sua espessura decresce até os vinte e cinco centímetros da espessura do triângulo superior.

© Acervo Paulo Mendes da Rocha
© Acervo Paulo Mendes da Rocha
Croquis. Image © Acervo Paulo Mendes da Rocha
Croquis. Image © Acervo Paulo Mendes da Rocha

Enquanto desde uma vista frontal veem-se os dois triângulos invertidos interseccionados, desde uma vista lateral veem-se dois retângulos alinhados pelo eixo vertical, de espessuras diferentes, e conjugados por dois triângulos retângulos laterais simétricos.

© Carlos Alberto Cerqueira Lemos
© Carlos Alberto Cerqueira Lemos
Corte
Corte

A retícula sob a qual estão posicionados os pilares é determinada por um módulo retangular de trinta e um metros, que dita a distância entre as duas fileiras de pilares, por treze metros, que dita a distância entre os oito pilares de cada fileira. A laje única de cobertura que expande a retícula de pilares e abriga o espaço interno do edifício, toma forma a partir de um retângulo de cento e três metros por quarenta e sete metros, ainda que o nível inferior semienterrado alcance a medida de setenta metros de largura.

© Acervo Paulo Mendes da Rocha
© Acervo Paulo Mendes da Rocha

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Sede Social do Jóquei Clube de Goiás / Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro" 10 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627109/classicos-da-arquitetura-sede-social-do-joquei-clube-de-goias-paulo-mendes-da-rocha-e-joao-eduardo-de-gennaro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.