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Clássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima

Clássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima
Clássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima, Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Cortesia de Empresa das Artes, 1996

Cortesia de Empresa das Artes, 1996 Cortesia de Empresa das Artes, 1996 Cortesia de Empresa das Artes, 1996 © G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943 + 25

O edifício é determinado por um prisma retangular de dois pavimentos, somado a outro menor de apenas um pavimento, criando um terraço no pavimento superior. Os dois pavimentos se manifestam externamente como dois volumes sobrepostos. Internamente esta distinção anula-se e o pé-direito duplo do hall de passageiros afirma a condição de espaço unificado.

© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943

Os dois pavimentos são conectados internamente por uma escada helicoidal, cujo raio mede dois metros e quarenta e cinco centímetros, que vence os cinco metros e quarenta centímetros de desnível entre os pavimentos. Ela é revestida por placas de mármore travertino romano. Seu guarda-corpo é em aço e apresentada uma faixa central em madeira.

© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943

No pavimento superior, o bar e o restaurante contornam o vazio retangular do hall de passageiros e abre-se para o terraço externo. A menor parte do retângulo que envolve o vazio do hall mede dez metros de comprimento. Nesses dez metros há três ondulações. Duas côncavas, nas laterais, e uma convexa, no centro. Na porção central, a ondulação convexa tem arco cujo comprimento máximo mede quatro metros e oitenta e cinco centímetros. Nos arcos côncavos das duas laterais o comprimento máximo dos arcos mede a metade do arco maior.

Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Cortesia de Empresa das Artes, 1996

O terraço mede vinte e três metros e meio de largura por nove metros e meio de comprimento e está rebaixado oitenta centímetros do nível do pavimento superior. Do terraço é possível descer ao térreo através de uma segunda escada helicoidal: externa, aberta, também em mármore, cujo raio mede um metro e trinta centímetros, protegida por um delgado guarda corpo metálico.

© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943

A estrutura do edifício é determinada principalmente por oito pilares maiores e três menores. Os pilares maiores estão dispostos em duas filas de acordo com uma retícula ortogonal de trinta e sete metros entre filas e dez metros entre colunas. Os pilares menores estão dispostos numa só fila afastada dez metros da fila de pilares maiores e alinham-se aos eixos das colunas dessa retícula.

Pavimento térreo
Pavimento térreo
Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Primeiro pavimento
Primeiro pavimento

O desenho da seção dos pilares maiores e menores é similar: surge a partir de um retângulo cujos lados menores dão lugar a arcos de circunferência. Em outras palavras: pilares retangulares com lados menores arredondados.

Os pilares menores medem um metro e vinte centímetros de comprimento e sessenta centímetros de largura. Os pilares maiores medem um metro e cinquenta centímetros de comprimento e mantém a mesma largura de sessenta centímetros dos pilares menores.

Croqui
Croqui

A fachada principal é visualmente marcada por um volume horizontal apoiado em quatro pilares e perfurado por um única e extensa abertura horizontal contínua. A abertura é fechada por dezoito folhas de correr de vidro transparente.

© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
  • Arquitetos

  • Localização

    Praça Marechal Âncora, 15-A, Centro
  • Colaboradores

    Jorge Ferreira, Thomaz Estrella, Renato Mesquita dos Santos e Renato Soeiro
  • Ano do projeto

    1937

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Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima" 27 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626074/classicos-da-arquitetura-estacao-de-hidroavioes-attilio-correa-lima> ISSN 0719-8906
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