Clássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima

Clássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima

Cortesia de Empresa das Artes, 1996Cortesia de Empresa das Artes, 1996Cortesia de Empresa das Artes, 1996© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943+ 25

O edifício é determinado por um prisma retangular de dois pavimentos, somado a outro menor de apenas um pavimento, criando um terraço no pavimento superior. Os dois pavimentos se manifestam externamente como dois volumes sobrepostos. Internamente esta distinção anula-se e o pé-direito duplo do hall de passageiros afirma a condição de espaço unificado.

© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943

Os dois pavimentos são conectados internamente por uma escada helicoidal, cujo raio mede dois metros e quarenta e cinco centímetros, que vence os cinco metros e quarenta centímetros de desnível entre os pavimentos. Ela é revestida por placas de mármore travertino romano. Seu guarda-corpo é em aço e apresentada uma faixa central em madeira.

© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943

No pavimento superior, o bar e o restaurante contornam o vazio retangular do hall de passageiros e abre-se para o terraço externo. A menor parte do retângulo que envolve o vazio do hall mede dez metros de comprimento. Nesses dez metros há três ondulações. Duas côncavas, nas laterais, e uma convexa, no centro. Na porção central, a ondulação convexa tem arco cujo comprimento máximo mede quatro metros e oitenta e cinco centímetros. Nos arcos côncavos das duas laterais o comprimento máximo dos arcos mede a metade do arco maior.

Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Cortesia de Empresa das Artes, 1996

O terraço mede vinte e três metros e meio de largura por nove metros e meio de comprimento e está rebaixado oitenta centímetros do nível do pavimento superior. Do terraço é possível descer ao térreo através de uma segunda escada helicoidal: externa, aberta, também em mármore, cujo raio mede um metro e trinta centímetros, protegida por um delgado guarda corpo metálico.

© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943

A estrutura do edifício é determinada principalmente por oito pilares maiores e três menores. Os pilares maiores estão dispostos em duas filas de acordo com uma retícula ortogonal de trinta e sete metros entre filas e dez metros entre colunas. Os pilares menores estão dispostos numa só fila afastada dez metros da fila de pilares maiores e alinham-se aos eixos das colunas dessa retícula.

Pavimento térreo
Pavimento térreo
Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Cortesia de Empresa das Artes, 1996
Primeiro pavimento
Primeiro pavimento

O desenho da seção dos pilares maiores e menores é similar: surge a partir de um retângulo cujos lados menores dão lugar a arcos de circunferência. Em outras palavras: pilares retangulares com lados menores arredondados.

Os pilares menores medem um metro e vinte centímetros de comprimento e sessenta centímetros de largura. Os pilares maiores medem um metro e cinquenta centímetros de comprimento e mantém a mesma largura de sessenta centímetros dos pilares menores.

Croqui
Croqui

A fachada principal é visualmente marcada por um volume horizontal apoiado em quatro pilares e perfurado por um única e extensa abertura horizontal contínua. A abertura é fechada por dezoito folhas de correr de vidro transparente.

© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
© G. E. Kidder Smith. Via Goodwin, 1943
Rio de Janeiro, Brasil

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Localização do Projeto

Endereço:Praça Marechal Âncora, 15-A, Centro

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Sobre este escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Estação de Hidroaviões / Attilio Corrêa Lima" 27 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626074/classicos-da-arquitetura-estacao-de-hidroavioes-attilio-correa-lima> ISSN 0719-8906
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