O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Capela
  4. Estados Unidos
  5. Eero Saarinen
  6. 1955
  7. Clássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen

Clássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen

Clássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen
Clássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen, © Flickr User: isabelle (CC BY-NC-SA)
© Flickr User: isabelle (CC BY-NC-SA)

© Flickr User: kathia shieh Clássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen © Flickr User: j.czliao © Flickr User: kathia shieh + 11

Um volume cilíndrico de tijolos, sem aberturas laterais. Mede cinquenta metros de diâmetro e nove metros e dez centímetros de altura. Surge de um espelho d'água circular em torno do seu perímetro. Dele saem os doze arcos de raios diferentes, porém dispostos simetricamente, que sustentam o edifício. Um escultura de alumínio coroa o edifício e marca o ponto de entrada da iluminação zenital ao altar.

© Flickr User: kathia shieh
© Flickr User: kathia shieh

O edifício é marcado pela forma interna e a luz, que buscam despertar a espiritualidade do individuo. A forma cilíndrica da construção busca se contrapor à malha ortogonal do campus da universidade.

© Flickr User: caribbeanfreephoto
© Flickr User: caribbeanfreephoto

Escondida numa pequena área arborizada do campus, a capela é disposta como um objeto simples em meio ao lugar. No interior, o individuo é transportado a um espaço inesperado, desconhecido da fachada exterior. A parte interna é inundada por um elevado nível de detalhes e qualidades que são reforçadas pela luz natural filtrada.

Ao contrário da fachada externa, suave e homogênea, as paredes internas de tijolos ondulam em torno da circunferência da capela, criando uma nova dinâmica espacial. Essa ondulação interna dos muros corresponde fielmente à localização dos arcos portantes. Através do espaço criado entre as curvas internas e os arcos externos, a capela é iluminada pela reflexão da luz no espelho d'água.

© Flickr User: caribbeanfreephoto
© Flickr User: caribbeanfreephoto

Além das paredes ondulantes, há uma característica no interior da capela que não fazia parte do projeto original: acima do altar de mármore branco, uma escultura de metal de Harry Bertoia cria uma atmosfera impressionante. Pendendo da abertura zenital, a escultura, uma cascata de luz constantemente mutável, reflete e distribui a luz no interior da capela.

© Flickr User: j.czliao
© Flickr User: j.czliao

De longe, a capela aparece como nada mais que um edifício de tijolos que se assemelha aos dormitórios e os edifícios mais antigos do campus. Porém, é o interior que denota o caráter do edifício: uma caixa de luz que absorve e filtra a iluminação a partir do pequeno espelho d'água e da abertura zenital.

© Flickr User: kathia shieh
© Flickr User: kathia shieh


© Flickr User: j.czliao
© Flickr User: j.czliao

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Eero Saarinen
Escritório
Cita: Souza, Eduardo. "Clássicos da Arquitetura: Capela do MIT / Eero Saarinen" [AD Classics: MIT Chapel / Eero Saarinen] 14 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/160407/classicos-da-arquitetura-capela-do-mit-slash-eero-saarinen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.