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Architecture Classics

Clássicos da Arquitetura: Ginásio do Clube Atlético Paulistano / Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro

Clássicos da Arquitetura: Ginásio do Clube Atlético Paulistano / Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro - GinásioClássicos da Arquitetura: Ginásio do Clube Atlético Paulistano / Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro - Ginásio, Escada, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Ginásio do Clube Atlético Paulistano / Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro - GinásioClássicos da Arquitetura: Ginásio do Clube Atlético Paulistano / Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro - Ginásio, EscadaClássicos da Arquitetura: Ginásio do Clube Atlético Paulistano / Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro - Mais Imagens+ 12

Uma plataforma habitável semienterrada, cuja cota superior estaria posicionada a meia altura em relação ao transeunte da Rua Colômbia, abriga boa parte do programa solicitado e pode ser entendida como uma continuação do piso urbano, qual praça semi-elevada e aberta, possibilitando franco acesso às arquibancadas do ginásio coberto; desde o clube, a praça é também mirante, terraço que devolve ao uso comum a área livre e aberta anteriormente existente e agora ocupada pelo ginásio, realizando assim o entendimento corbusiano do teto-jardim como instrumento de recuperação urbana do espaço privativamente ocupado da cidade.

Clássicos da Arquitetura: Residência Fabrizio Beer / Joaquim Guedes

Clássicos da Arquitetura: Residência Fabrizio Beer / Joaquim Guedes - Casas, FachadaClássicos da Arquitetura: Residência Fabrizio Beer / Joaquim Guedes - Casas, Viga, Escada, Fachada, Arco, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Residência Fabrizio Beer / Joaquim Guedes - Casas, Viga, Mesa, CadeiraClássicos da Arquitetura: Residência Fabrizio Beer / Joaquim Guedes - Casas, Escada, Fachada, PortaClássicos da Arquitetura: Residência Fabrizio Beer / Joaquim Guedes - Mais Imagens+ 16

A materialidade do edifício é o tijolo. Ele prevalece sobre todos os outros materiais e configura em grande medida o caráter da casa. A estrutura é em concreto armado. Ele marca a retícula estrutural do edifício e sobressai em elementos de destaque: externamente, as marquises horizontais; e internamente, a escada principal.

Fotografias antigas da construção da Rodoviária de Jaú de Vilanova Artigas

Fotografias antigas da construção da Rodoviária de Jaú de Vilanova Artigas - Rodoviária, VigaFotografias antigas da construção da Rodoviária de Jaú de Vilanova Artigas - Rodoviária, Fachada, Arco, VigaFotografias antigas da construção da Rodoviária de Jaú de Vilanova Artigas - Rodoviária, CorrimãoFotografias antigas da construção da Rodoviária de Jaú de Vilanova Artigas - Rodoviária, ArcoFotografias antigas da construção da Rodoviária de Jaú de Vilanova Artigas - Mais Imagens+ 26

Uma seleção de 31 fotografias antigas da construção da Rodoviária de Jaú em 1973, de Vilanova Artigas.

Clássicos da Arquitetura: Casa do Chame-Chame / Lina Bo Bardi

O edifício surge ao redor a uma antiga jaqueira. O terreno situa-se na esquina de uma bifurcação e apresenta um leve aclive. Uma rampa curva contorna a esquina e um dos lados, e sobe aos fundos do terreno. É o acesso principal da casa: leva através do mesmo caminho à entrada social da casa e à garagem. O edifício é rodeado pela rampa do automóvel. Do lado oposto, uma escada sinuosa leva à entrada de serviço.

Clássicos da Arquitetura: Ministério de Educação e Saúde / Lucio Costa e equipe

Clássicos da Arquitetura: Ministério de Educação e Saúde /  Lucio Costa e equipe - Ministério, Fachada, PilarClássicos da Arquitetura: Ministério de Educação e Saúde /  Lucio Costa e equipe - Ministério, Escada, Corrimão, Arco, PilarClássicos da Arquitetura: Ministério de Educação e Saúde /  Lucio Costa e equipe - Ministério, JardimClássicos da Arquitetura: Ministério de Educação e Saúde /  Lucio Costa e equipe - Ministério, CadeiraClássicos da Arquitetura: Ministério de Educação e Saúde /  Lucio Costa e equipe - Mais Imagens+ 21

Dois edifícios interceptam-se perpendicularmente: uma barra horizontal de cento e cinco metros de comprimento por vinte e seis metros de largura e doze metros de altura, e uma lâmina vertical de setenta e oito metros de altura, setenta e três metros e cinquenta centímetros de comprimento, e vinte um metros de largura. Ambos edifícios apresentam áreas abertas em pilotis que separam as áreas fechadas do pavimento térreo. Configura-se um T formado por volumes fechados nas três pontas e no ponto de cruzamento separados pelas áreas abertas e fluidas dos pilotis.

Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Jaú / Vilanova Artigas

Os pilares são quadrados. Medem oitenta e cinco centímetros de lado. Estão dispostos sob uma retícula de dez por dezessete metros: dezoito pilares em três linhas de seis. Sobre eles, uma laje retangular em caixão perdido de cinquenta por cinquenta e oito metros, e um metro e meio de altura, configura a cobertura do edifício.

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik - Casas, Aido, Fachada, Porta, IluminaçãoClássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik - Casas, Jardim, Fachada, Viga, Cerca, Corrimão, IluminaçãoClássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik - Casas, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik - Casas, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik - Mais Imagens+ 20

Destituída de ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra precisou ser ornamentada em seu projeto para obter aprovação junto à prefeitura. Após sua conclusão, foi alegado falta de recursos para completá-la.

Clássicos da Arquitetura: Sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) / Irmãos Roberto

Clássicos da Arquitetura: Residência Oscar Americano / Oswaldo Bratke

Clássicos da Arquitetura: Residência Oscar Americano / Oswaldo Bratke - Casas, Jardim, FachadaClássicos da Arquitetura: Residência Oscar Americano / Oswaldo Bratke - Casas, Jardim, FachadaClássicos da Arquitetura: Residência Oscar Americano / Oswaldo Bratke - Casas, Jardim, Fachada, Corrimão, Cerca, FlorestaClássicos da Arquitetura: Residência Oscar Americano / Oswaldo Bratke - Casas, Fachada, Corrimão, Escada, PortaClássicos da Arquitetura: Residência Oscar Americano / Oswaldo Bratke - Mais Imagens+ 15

A modulação estrutural, em pilares, vigas e lajes de concreto armado, dá unidade visual ao edifício, e permite um jogo de recuos, avances, aberturas e vazios, criando um contraste harmônico entre rigidez e ordem estrutural e liberdade volumétrica, espacial e material. Reforça a presença do edifício em meio à natureza, e deixa que ela adentre seus espaços.

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Kimbell / Louis Kahn

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Kimbell / Louis Kahn - Museus E Espaços De ExposiçõesClássicos da Arquitetura: Museu de Arte Kimbell / Louis Kahn - Museus E Espaços De ExposiçõesClássicos da Arquitetura: Museu de Arte Kimbell / Louis Kahn - Museus E Espaços De ExposiçõesClássicos da Arquitetura: Museu de Arte Kimbell / Louis Kahn - Museus E Espaços De ExposiçõesClássicos da Arquitetura: Museu de Arte Kimbell / Louis Kahn - Mais Imagens+ 15

O edifício se divide em três alas: duas laterais e uma central. As alas laterais são similares: formadas por seis abóbadas de berço, independentes entre elas e apoiadas cada uma em quatro pilares perimetrais. A ala central retrocede numa das frentes duas abóbadas, criando um patio de entrada. As fachadas são extremamente homogêneas, segundo o ritmo das abóbadas e seus pilares, e o espaço entre elas.

Clássicos da Arquitetura: Sede do Partido Comunista Francês / Oscar Niemeyer

Clássicos da Arquitetura: Amsterdam Orphanage / Aldo van Eyck'

Clássicos da Arquitetura: Amsterdam Orphanage / Aldo van Eyck' - OutrosClássicos da Arquitetura: Amsterdam Orphanage / Aldo van Eyck' - OutrosClássicos da Arquitetura: Amsterdam Orphanage / Aldo van Eyck' - OutrosClássicos da Arquitetura: Amsterdam Orphanage / Aldo van Eyck' - OutrosClássicos da Arquitetura: Amsterdam Orphanage / Aldo van Eyck' - Mais Imagens+ 9

O arquiteto Aldo van Eyck projeta o Amsterdam Orphanage em 1960. Eyck procura o balanço de forças que crie um lar e uma pequena cidade no subúrbio de Amsterdã.

Clássicos da Arquitetura: Casa Gerassi / Paulo Mendes da Rocha

Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling

Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling - UniversidadeClássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling - UniversidadeClássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling - UniversidadeClássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling - UniversidadeClássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling - Mais Imagens+ 5

O edifício surge de uma planta em U que configura uma área central com vistas ao rio Cherwell. Apresenta pilotis e mais quatro pavimentos. Cada um avança ou retrocede em relação ao outro, configurando fachadas escalonadas e inclinadas. O último pavimento é o único de limites ortogonais: para enfatizá-los, seu pé-direito é duplo.

Clássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi

Clássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi - Banco, Fachada, Cerca, PilarClássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi - Banco, Fachada, Viga, PilarClássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi - Banco, Fachada, Corrimão, VigaClássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi - Banco, FachadaClássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi - Mais Imagens+ 6

O pequeno porte do futuro edifício, por outro lado, gerou uma oportunidade: a inclusão de uma torre de escritórios. Dois volumes visualmente separados e funcionalmente independentes, embora integrados pela implantação e unificados pela utilização de um elemento estético-funcional moderno: o brise.

Clássicos da Arquitetura: Catedral de Brasília / Oscar Niemeyer

Clássicos da Arquitetura: Palácio da Assembléia / Le Corbusier

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O concreto aparente conforma a materialidade do edifício, que ergue-se monumental no entorno aberto e vasto de Chandigarh. A estrutura reticulada ortogonal e homogênea marcam as laterais da obra: brises horizontais e verticais dispostos diagonalmente. Na coberta, cúpulas e volumes de desenhos inusitados geram a forma do edifício, que não é senão uma base para o jogo de objetos sobre ela.

Clássicos da Arquitetura: Escola Técnica de Comércio / Decio Tozzi