O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Lina Bo Bardi
  6. 1964
  7. Clássicos da Arquitetura: Casa do Chame-Chame / Lina Bo Bardi

Clássicos da Arquitetura: Casa do Chame-Chame / Lina Bo Bardi

Clássicos da Arquitetura: Casa do Chame-Chame / Lina Bo Bardi
Clássicos da Arquitetura: Casa do Chame-Chame / Lina Bo Bardi, via AA School Positive Dialogues
via AA School Positive Dialogues

O edifício surge ao redor a uma antiga jaqueira. O terreno situa-se na esquina de uma bifurcação e apresenta um leve aclive. Uma rampa curva contorna a esquina e um dos lados, e sobe aos fundos do terreno. É o acesso principal da casa: leva através do mesmo caminho à entrada social da casa e à garagem. O edifício é rodeado pela rampa do automóvel. Do lado oposto, uma escada sinuosa leva à entrada de serviço.

via Blogspot Mila Machado
via Blogspot Mila Machado

O edifício situa-se ao centro do terreno, solto de todos os muros de divisa, e afastado da rua. Suas paredes estruturais são formadas por segmentos retos e curvos. As esquinas convexas ao exterior são materializadas em curvas de pequeno raio: são cantos arredondados. As esquinas côncavas ao exterior mantêm o ângulo entre os segmentos de reta. As paredes internas são, em geral, retas, à exceção da curva norte-sul que divide as áreas sociais das áreas mais restritas de serviço, e marca o perímetro do pavimento superior; e da curva que marca a mudança de direção da escada, ao centro da casa.

via Skyscraper City
via Skyscraper City

A parede que configura a fachada principal do edifício, que faz frente à esquina do terreno, é formado por dois segmentos curvos não concordantes. O menor deles é um segmentado da circunferência que configura um desnível no salão de estar. No pavimento superior, este setor frontal dá lugar a um terraço aberto. A curva maior da fachada muda seu desenho para concordar com o segmento da circunferência, criando uma viga solta dos limites da casa, que é o elemento que rodeia a antiga jaqueira, tornando-a parte do edifício. A reentrância mais pronunciada do edifício dá lugar ao átrio aberto de acesso à casa. Fica próximo à garagem, sendo pouco perceptível desde a rua.

via Urbarama
via Urbarama

As faces das paredes que dão ao exterior são feitas em marchetaria. Utiliza-se principalmente seixos rolados, que dão homogeneidade ao edifício. Juntamente a eles são incrustados diversos espécimes vegetais. Vários outros fixam-se às paredes, crescendo por elas. Além de seixos e plantas, as paredes ainda recebem como parte da marchetaria objetos quaisquer, como pedaços de cerâmicas e vidros, partes de brinquedos de plástico, conchas do mar, entre outros. As muretas junto às calçadas são todas cobertas por vegetação trepadeira. A casa parece surgir de tudo o que havia no local e disponível à mão.

via Blogspot Mila Machado
via Blogspot Mila Machado

A Casa do Chame-Chame foi demolida em 1984.

  • Arquitetos

  • Localização

    Salvador, Brasil
  • Engenheiro calculista

    Fernando Pedreira
  • Ano do projeto

    1964

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Lina Bo Bardi
Escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Casa do Chame-Chame / Lina Bo Bardi" 21 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/135915/classicos-da-arquitetura-casa-do-chame-chame-slash-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906