O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Lina Bo Bardi

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE ESCRITÓRIO

Exposição na Casa de Vidro marca os 50 anos do Masp na avenida Paulista

07:00 - 4 Novembro, 2018
Exposição na Casa de Vidro marca os 50 anos do Masp na avenida Paulista, Casa de Vidro. Image © Instituto Bardi
Casa de Vidro. Image © Instituto Bardi

“O MASP de Lina, Croquis de Processo, 50 Anos do Edifício na Avenida Paulista", título da exposição inaugurada no dia 1 de novembro, mês de inauguração do Museu em 1968, reúne desenhos à mão, imagens e documentos que revelam o processo criativo de Lina Bo Bardi do pensamento à obra construída.

A exposição integra a série Acervo aberto do Instituto Bardi/ Casa de Vidro, criada em setembro de 2017, com a proposta de revelar aspectos pouco conhecidos do universo que envolve a residência e o legado do casal Lina Bo e P. M. Bardi, co-fundador do Masp.

MASP de Lina Bo Bardi completa 50 anos

06:30 - 2 Novembro, 2018
MASP de Lina Bo Bardi completa 50 anos, Vista externa do MASP na avenida Paulista, década de 1980. Crédito Luiz Ossaka. Arquivo do Centro de Pesquisa do MASP
Vista externa do MASP na avenida Paulista, década de 1980. Crédito Luiz Ossaka. Arquivo do Centro de Pesquisa do MASP

Na década de 1960, momento em que se intensificava a verticalização da avenida Paulista com a construção de grandes prédios comerciais, sede de corporações, empresas e bancos, a grande novidade na paisagem foi a construção do MASP, projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992).

Série de palestras gratuitas celebra os 50 anos do MASP de Lina Bo Bardi

06:30 - 22 Outubro, 2018
Série de palestras gratuitas celebra os 50 anos do MASP de Lina Bo Bardi, Vão do MASP. Image © Flagrante / Romullo Fontenelle
Vão do MASP. Image © Flagrante / Romullo Fontenelle

Em celebração aos 50 anos do edifício do MASP na Avenida Paulista, projetado por Lina Bo Bardi e concluído em 1968, o Conselho de Arquitetura e Urbanista de São Paulo, em parceria com a empresa Goodyear Brasil, promovem o seminário O MASP de Lina: 50 anos do edifício na Avenida Paulista.

O evento acontecerá no dia 5 de novembro e consistirá em uma série de palestras de arquitetos, historiadores e curadores nacionais e estrangeiros que explorarão o caráter coletivo e a fruição pública que definem a arquitetura do MASP, expressando o posicionamento de Lina diante de questões socioculturais e o papel da arquitetura nesse debate.

Livro "Uma ideia de arquitetura – escritos de Lina Bo Bardi" será lançado no MCB

06:00 - 13 Outubro, 2018
Livro "Uma ideia de arquitetura – escritos de Lina Bo Bardi" será lançado no MCB, Divulgação/Croqui: Lina Bo Bardi. Image Cortesia de MCB
Divulgação/Croqui: Lina Bo Bardi. Image Cortesia de MCB

O Museu da Casa Brasileira promove, no dia 20 de outubro, o lançamento do livro Uma ideia de arquitetura – escritos de Lina Bo Bardi, de Marina Grinover. Na ocasião, a autora se reunirá com José Tavares Correia de Lira (Professor FAUUSP), Renato Anelli (IAU-USP) e Ana Maria Belluzzo (FAUUSP) para uma mesa de debate.

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretarão Lina Bo Bardi em filme de Isaac Julien

10:00 - 11 Junho, 2018
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretarão Lina Bo Bardi em filme de Isaac Julien, © Cortesia de Instituto Lina Bo e P.M. Bardi. Autor desconhecido
© Cortesia de Instituto Lina Bo e P.M. Bardi. Autor desconhecido

Tema de uma instalação artística de Isaac Julien intitulada Stones Against Diamonds, de 2015, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi terá agora sua trajetória representada no cinema com o filme Ghost of Lina Bo Bardi, do mesmo diretor.

Patrimônio em risco: Iphan autoriza a construção de arranha-céu ao lado do Teatro Oficina de Lina Bo Bardi

07:00 - 1 Junho, 2018
Patrimônio em risco: Iphan autoriza a construção de arranha-céu ao lado do Teatro Oficina de Lina Bo Bardi, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Tombado em nível estadual e federal, o Teatro Oficina, projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito, corre o risco de ter seu entorno profundamente alterado com a construção de duas torres residencias de cem metros de altura. O empreendimento, liderado pelo Grupo Silvio Santos, foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reunião no dia 29 de maio.

O papel da cor na arquitetura

12:00 - 15 Maio, 2018
O papel da cor na arquitetura , Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos. Image © Pedro Vanucchi
Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos. Image © Pedro Vanucchi

As cores e suas percepções são responsáveis por uma série de estímulos conscientes e inconscientes em nossa relação psíquico-espacial. Apesar de sua presença e variações presentes em todos os lugares, você já se questionou qual o papel delas na arquitetura?

Assim como os próprios elementos construtivos que compõe o objeto arquitetônico, a aplicação das cores nas superfícies também influencia a experiência do usuário no espaço. Segundo Israel Pedrosa, “A sensação colorida é produzida pelos matizes da luz refratada ou refletida pela substância. Comumente, emprega-se a palavra cor para designar esses matizes que funcionam como estímulos na sensação cromática. [...].” [1]

See-Through: vídeo mostra a dinâmica espacial criada pelos cavaletes de Lina Bo Bardi

07:00 - 15 Maio, 2018

O Estúdio Flagrante de fotografia e vídeo de arquitetura compartilhou conosco seu mais recente vídeo que mostra a dinâmica espacial criada pelos cavaletes de concreto e vidro de Lina Bo Bardi no MASP. Trazidos de volta à vida após revisão do escritório Metro Arquitetos em 2015, os cavaletes continuam impressionantes ainda meio século depois de terem sido introduzidos no museu.

Uma conversa sobre Lina Bo Bardi e seu legado com Olivia de Oliveira

18:00 - 14 Maio, 2018
Uma conversa sobre Lina Bo Bardi e seu legado com Olivia de Oliveira, Teatro Oficina. Image © Nelson Kon
Teatro Oficina. Image © Nelson Kon

Olivia de Oliveira fez sua tese de doutorado sobre a arquiteta Lina Bo Bardi na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB) e é autora do livro "Lina Bo Bardi. Obras construídas", que surgiu após a visita aos edifícios construídos por Lina ao lado do fotógrafo Nelson Kon em 2002. Nesta obra ela apresenta toda a complexidade arquitetônica e visões culturais, políticas e sociais da arquiteta. O resultado acaba de ser relançado no Brasil pela Editora Gustavo Gili, em português.

Na seguinte entrevista, é possível se aprofundar um pouco mais na história por trás do livro e também sobre Lina Bo Bardi através da perspectiva da autora, que cita importantes questões como o canteiro de obras, o surrealismo presente na obra da arquiteta e como segue a preservação de suas obras.

MASP coloca à venda edição limitada de cem cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi

07:00 - 19 Abril, 2018
MASP coloca à venda edição limitada de cem cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi, © FLAGRANTE
© FLAGRANTE

O Museu de Arte de São Paulo colocou à venda uma edição limitada de cem cavaletes de cristal projetados por Lina Bo Bardi. Implementados em 1968 e tirados do museu em 1996, os emblemáticos cavaletes foram reformulados pelo escritório Metro Arquitetos e trazidos de volta à galeria do MASP em 2015. Cada unidade custa R$ 10 mil e a arrecadação será revertida para atividades do museu.

Curso "Arquitetura Moderna em São Paulo" - Abertas as inscrições para as turmas de Março e Abril

07:30 - 22 Janeiro, 2018
Curso "Arquitetura Moderna em São Paulo" - Abertas as inscrições para as turmas de Março e Abril

História da Arquitetura: curso sobre a obra de quatro arquitetos brasileiros – Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha – com foco em suas produções em São Paulo. A arquitetura será discutida a partir da dimensão teórica e dos usos

Lina Bo Bardi: poesia material e imaterial

12:00 - 5 Dezembro, 2017
Lina Bo Bardi: poesia material e imaterial, Fachada - Casa Valéria Cirell. Image © Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.
Fachada - Casa Valéria Cirell. Image © Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.

Apesar de nascida na capital italiana, Lina Bo Bardi tornou-se uma das figuras mais importantes a sintetizar a cultura brasileira ao mundo e ao próprio país, unindo arquitetura, política e cultura popular. Seu perfil inquieto e sua ânsia à quebra de tradicionalismos fez do Brasil o território ideal à aplicação de seus ideais.

Entre os elementos arquitetônicos que Lina trabalhou ao longo de sua obra, a qualidade material e cultural é fundida na busca pela integral poesia dos espaços. Para além dos elementos concretos e solidificados, a arquiteta buscou o desenvolvimento de um trabalho pautado pela presença dos elementos culturais e uma intensa discussão política, idealizando uma arquitetura pautada pelo rompimento de barreiras entre o erudito e o popular.

Em foco: Lina Bo Bardi

06:00 - 5 Dezembro, 2017
Em foco: Lina Bo Bardi, © Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi
© Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

Hoje, 05 de dezembro, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) completaria 103 anos. Uma das arquitetas de maior importância e expressividade na arquitetura brasileira do século XX, Lina estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma e, logo após se graduar, mudou-se para Milão, onde chegou a ser editora da Revista Quiaderni di Domus após ter trabalhando para Gio Ponti.

Teatro Oficina lança movimento para a preservação do entorno do edifício de Lina Bo Bardi

10:00 - 27 Outubro, 2017
Teatro Oficina lança movimento para a preservação do entorno do edifício de Lina Bo Bardi , © Nelson Kon
© Nelson Kon

O Teatro Oficina lançou esta semana um movimento envolvendo artistas e demais cidadãos para a preservação do emblemático edifício projetado por Lina Bo Bardi e seu entorno tombado. O grupo de teatro convida todos os interessados a enviarem pedidos de veto ao Governo do Estado de São Paulo conta a construção de altas torres residenciais no bairro do Bixiga - proposta liberada nesta segunda-feira pelo CONDEPHAAT.

Mobiliários projetados por arquitetos brasileiros

12:00 - 24 Outubro, 2017
Mobiliários projetados por arquitetos brasileiros, Poltrona Bowl_Lina Bo Bardi. Image © Nelson Kon
Poltrona Bowl_Lina Bo Bardi. Image © Nelson Kon

A frente de trabalho de um arquiteto é quase sempre marcada pelo insaciável desejo por desenhar tudo, da maior à menor escala na tentativa de assumir o controle integral do projeto. Como dizia Mies Van Der Rohe, “Deus está nos detalhes”. E, para uma extensa lista de arquitetos, conceber o mobiliário especialmente à composição de suas obras, tornou-se fundamental.

Ao longo da história da Arquitetura brasileira, especialmente desde o Modernismo, arquitetos destacaram-se não apenas no desenho de residências e edifícios, mas também, pelos minuciosos projetos de mobiliários. Muitos nasceram para compor projetos específicos e posteriormente, pela notoriedade assumida, passaram a ser produzidos em série pela indústria.

Cadeira Isa d’aprés siza_Marcenaria Baraúna. Image Cortesia de Dpot Cadeira Nóize_Guto Requena. Image Cortesia de Guto Requena Poltrona Bowl_Lina Bo Bardi. Image © Nelson Kon Poltrona Paulistano_Paulo Mendes da Rocha. Image Cortesia de Dpot + 55

Palm Springs Art Museum inaugura exposição sobre Lina Bo Bardi e Albert Frey

10:00 - 26 Setembro, 2017
Palm Springs Art Museum inaugura exposição sobre Lina Bo Bardi e Albert Frey, © Lance Gerber
© Lance Gerber

O Palm Springs Art Museum inaugurou, no dia 9 deste mês, a exposição Albert Frey e Lina Bo Bardi: A Search for Living Architecture - uma exploração inédita da produção dos dois mestres do modernismo da segunda metade do século XX. A exposição foi montada no Centro de Arquitetura e Design do Palm Springs Art Museum e permanece aberta para visitação até o dia 7 de janeiro de 2018.

A mostra faz uso de modelos 3-D, desenhos, objetos de design e fotografias para transmitir a crença compartilhada de Albert Frey e Lina Bo Bardi na arquitetura como uma forma de conectar pessoas, natureza, construção e vida. A exposição é organizada pelo Palm Springs Art Museum e a expografia é de autoria do escritório Bestor Architecture.

© Lance Gerber © Lance Gerber © Lance Gerber © Lance Gerber + 26

Clássicos da Arquitetura: Teatro Oficina / Lina Bo Bardi e Edson Elito

12:00 - 23 Agosto, 2017
Clássicos da Arquitetura: Teatro Oficina / Lina Bo Bardi e Edson Elito, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 40

O Teatro Oficina Uzyna Uzona, popularmente conhecido como Teatro Oficina, localizado na Rua Jaceguai, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, foi fundado na década de 1960, mais especificamente em 1958 por José Celso Martinez Correa, agindo como um teatro manifesto, marcado por grandes espetáculos entre expressões teatrais, apresentações de música, dança e performances.

Entre as diferentes décadas, o teatro revolucionou seus espetáculos cênicos de modo que a arquitetura colaborou para o acontecimento e permitiu que a dramaticidade dos espetáculos tivesse contato mais próximo ao público. A ideia inclusive foi pautada por Teat(r)o oficina, focando-se no ato, ou seja, na incorporação e diversidade de meios artísticos e espetáculos. Em uma de suas citações, o arquiteto Edson Elito, que posteriormente veio a desenvolver a reforma do Teatro, relata sua visão:

Edifícios de Lina Bo Bardi para visitar em São Paulo

10:00 - 13 Julho, 2017
Edifícios de Lina Bo Bardi para visitar em São Paulo, MASP na Avenida Paulista, construído em 1968. Image © FLAGRANTE
MASP na Avenida Paulista, construído em 1968. Image © FLAGRANTE

Caminhar é um dos modos mais imersivos de se conhecer uma cidade. Caminhar e poder entrar nos edifícios é ainda mais enriquecedor, pois além de experienciar o ambiente urbano, podemos entender a relação que cada edifício estabelece com seu entorno imediato. 

Com isso em mente, e sabendo que parte de nossos leitores já está no período de férias (ou em breve estará), compilamos a seguir uma breve lista com quatro edifícios abertos ao público projetados por Lina Bo Bardi em São Paulo.