O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Reino Unido
  5. James Stirling
  6. 1971
  7. Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling

Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling

Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling
Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling

Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling + 10

O edifício surge de uma planta em U que configura uma área central com vistas ao rio Cherwell. Apresenta pilotis e mais quatro pavimentos. Cada um avança ou retrocede em relação ao outro, configurando fachadas escalonadas e inclinadas. O último pavimento é o único de limites ortogonais: para enfatizá-los, seu pé-direito é duplo.

A fachada perimetral é opaca e marcada pelo tijolo aparente. Estreitas fitas contínuas de esquadrias definem cada pavimento. Nesta fachada, os três primeiros pavimentos apresentam uma inclinação contínua e uniforme.

A fachada do pátio interno é escalonada e inclinada: cada um dos quatro pavimentos retrocede em relação ao inferior. O vidro e sua modulação enfatizada pelas persianas internas predomina nesta fachada.

Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling

A estrutura principal do edifício fica evidente no pilotis: pórticos de concreto armado formados por dois pilares inclinados para o lado interno, unidos por uma viga horizontal. São mais largos que o edifício. Na fachada do patio interno, aparecem completamente à mostra, criando a impressão de que o edifício simplesmente descansa sobre eles. Na fachada perimetral, um dos pilares avança ao nível superior, penetrando o edifício.

O edifício abriga 74 dormitórios, distribuídos em quatro andares. O último nível, de pé-direito duplo, recebe galerias. Já o térreo abriga a salão de jantar e áreas de serviço.

.

.

  • Arquitetos

  • Localização

    Oxford, Reino Unido
  • Arquiteto

    James Stirling
  • Referências

    A Field Guide to Landmarks of Modern Architecture in Europe, BBC Oxford, MIMOA, Quality out of Control: Standards for Measuring Architecture, Wikipedia
  • Ano do projeto

    1971
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Fracalossi, Igor. "Clássicos da Arquitetura: Florey Building / James Stirling" [AD Classics: AD Classics: Florey Building / James Stirling] 03 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/108418/classicos-da-arquitetura-florey-building-slash-james-stirling> ISSN 0719-8906