O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Decio Tozzi Arquitetura e Urbanismo
  6. 1963
  7. Clássicos da Arquitetura: Escola Técnica de Comércio / Decio Tozzi

Clássicos da Arquitetura: Escola Técnica de Comércio / Decio Tozzi

Clássicos da Arquitetura: Escola Técnica de Comércio / Decio Tozzi
Clássicos da Arquitetura: Escola Técnica de Comércio / Decio Tozzi, Cortesia Decio Tozzi
Cortesia Decio Tozzi

No início da década de 1960, a Prefeitura do Município de Santos, litoral de São Paulo, decidiu construir a primeira escola profissionalizante da cidade destinada ao ensino técnico de comércio, preparando assim os alunos para as atividades administrativas portuárias e do setor de serviços urbanos.

Cortesia Decio Tozzi

O sítio onde se implanta a Escola Técnica de Comércio, no centro da cidade de Santos, constituía uma área de uso misto cujo grau de deterioramento indicava uma urgente intervenção para sua renovação urbana.

Croquis

A oportunidade da construção do edifício da escola técnica trazia como programa setorial urbano uma proposta de um campus escolar cuja implantação iria deflagrar o início do processo de renovação urbana.

Planta Subsolo
Planta Térreo

Sendo assim, propus uma estrutura espacial aérea, que se superpusesse à existente, imprimindo a nova configuração urbanística desejada.

Planta 1° Pavimento
Planta 2° Pavimento

A presença do lençol freático com pouca profundidade sugeriu a criação de um embasamento para abrigar as necessidades complementares do programa escolar como administração, auditório, vestiários, sanitários, grêmio e utilidades.

Cortesia Decio Tozzi

A cobertura desse embasamento constitui o pátio descoberto da escola em cota elevada (+ 2.00 m) com relação à rua e totalmente livre para o uso recreativo dos alunos.

Cortesia Decio Tozzi

Esses pátios interligados por passarelas de pedestres formam em seu conjunto, os espaços abertos de convívio da nova estrutura do campus, proposto, de modo a separar naturalmente, pedestres e veículos em dois níveis diferentes.

Cortesia Decio Tozzi

Esse conceito permite que ao sistema espacial aberto possa ser acrescentado uma nova volumetria, transformando com o somatório das soluções particulares, todo o conjunto urbano desse setor da cidade de Santos.

Cortes

Sobre essa esplanada elevada, desenha-se o bloco da escola dotado de singular proposta arquitetônica.

Cortesia Decio Tozzi

A leitura de sua arquitetura revela o desenho como resultado da intenção de domínio e transformação da natureza adversa da região, que apresenta excessiva luminosidade atmosférica e elevadas temperaturas, com o emprego de tecnologia adequada à nossa cultura e bastante apropriada à sua prática construtiva.

Cortesia Decio Tozzi

A captação da luz solar zenital por planos de reflexão e tubos condutores de luz, transforma a luminosidade excessiva exterior em luz difusa interior, própria para o ensino e a leitura. Ao mesmo tempo em que a luz exterior é captada, formam-se elementos de tiragem do ar, provocando uma aeração permanente e equilibrando a temperatura ambiente.

Cortesia Decio Tozzi

A síntese arquitetural, resultado da estrutura aporticada, travada pelas lajes de piso e cobertura e o desenho das superfícies de concreto dos vedos, tubos e planos de reflexão da luz, expressa uma surpreendente volumetria que com o contraponto das linhas diagonais imprime à sua arquitetura a vigorosa expressão plástica desejada cuja presença constitui um novo marco na paisagem da cidade de Santos.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto: Decio Tozzi
  2. Arquiteto: Luís Carlos Ramos
  3. Estrutura: Rui Tone
  4. Instalações: ETIP
  5. Construção: Construtora CCA

Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Escola Técnica de Comércio / Decio Tozzi" 15 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/45069/classicos-da-arquitetura-escola-tecnica-de-comercio-decio-tozzi> ISSN 0719-8906