Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Kimbell / Louis Kahn

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Kimbell / Louis Kahn

© Zereshke Courtesy of Parker © Andreas Praefcke Courtesy of Xavier de Jauréguiberry + 20

O edifício se divide em três alas: duas laterais e uma central. As alas laterais são similares: formadas por seis abóbadas de berço, independentes entre elas e apoiadas cada uma em quatro pilares perimetrais. A ala central retrocede numa das frentes duas abóbadas, criando um patio de entrada. As fachadas são extremamente homogêneas, segundo o ritmo das abóbadas e seus pilares, e o espaço entre elas.

Floor Plans
Floor Plans

Os módulos formados pelas abóbadas e pilares nunca se tocam. A distância entre eles é sempre a mesma. Entre os elementos estruturais de concreto aparente a pedra se apresenta como material preponderante. Internamente, este distanciamento não representa uma separação: o espaço é fluido. As abóbadas não tocam as paredes de pedra: um pequeno espaço aberto é mantido. No zênite, uma claraboia complementa a iluminação do interior.

Courtesy of Xavier de Jauréguiberry
Courtesy of Xavier de Jauréguiberry

A primeira abóbada das alas laterais abriga um espaço aberto em contato com um espelho d'água e jardins adjacentes. É apenas um espaço de ócio e contemplação. Na ala central, a primeira abóbada, igualmente aberta, cria um espaço intermédio de acesso ao edifício.

Courtesy of Xavier de Jauréguiberry
Courtesy of Xavier de Jauréguiberry

Internamente, cada módulo funciona como uma galeria. A pedra branca aparece novamente, servindo de fundo neutro às exposições. A materialidade do concreto aparente continua presente nas lajes. Os nichos entre cobertura e fechamento tornam-se mais nítidos com a entrada da luz natural.

© Andreas Praefcke
© Andreas Praefcke

A claraboia tem sua luz direcionada por duas asas de alumínio perfurado, evitando uma iluminação direta nas obras de arte. A beleza dos detalhes está presente neste edifício.

.

 

.

 

Courtesy of Parker
Courtesy of Parker

 

.

 

  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Louis Kahn

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Fort Worth, Texas, Estados Unidos

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Fracalossi, Igor. "Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Kimbell / Louis Kahn" [AD Classics: Kimbell Art Museum / Louis Kahn] 17 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/117677/classicos-da-arquitetura-museu-de-arte-kimbell-slash-louis-kahn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.