Um elemento destoa da solidez da fachada da frente, uma caixa de vidro no lado direito abriga a escada em balanço com vista voltada para o norte do terreno, configurando-se como um momento de transição entre o térreo e área de estar elevada. A sala de estar com pé-direito duplo se abre ao terreno através do pano de vidro da fachada oeste.
Depois da competição para o plano geral, no final de maio de 1951, para o Instituto de Jyväskylä de pedagogia, foram iniciados os trabalhos sobre os planos de cada um dos edifícios individuais que seriam adicionados ao complexo existente. O desenho em U formado pela implantação dos edifícios organiza um espaço central aberto, que recebe um campo de esportes que serve ao conjunto.
Casa aberta, em pilotis. A estrutura toda em madeira, sob uma malha ortogonal de dois metros e meio por dois metros e meio. Modulação calculada para permitir a armação de redes nas diagonais. Em qualquer parte da casa é possível deitar numa rede.
Uma composição de espaços públicos e privados distancia discretamente a casa da rua, sob uma série de planos horizontais. Ao criar esta sobreposição de planos, o espaço interior se expande ao exterior, ao mesmo tempo em que cria certo enclausuramento. Um enorme balanço sobre a varanda se estende três metros de seu ponto estrutural mais próximo.
Oito volumes de diferentes tamanhos e formas organizam-se em torno de um eixo central horizontal e um plano vertical. Acompanhando os volumes, um plano bidimensional desconectado, e grupos de espaços funcionais aparecem separados uns dos outros.
Dois cilindros interseccionados abrigam uma residência e um estúdio de arquitetura. O primeiro, ligeiramente mais baixo que o outro, recebe a fachada de entrada: um grande pano de vidro que corta o volume cilíndrico. O segundo, posterior ao primeiro, cria a fachada emblemática da casa: uma composição de janelas hexagonais na parede curva de tijolos.
Uma casa em duas águas, nada mais. A entrada ao centro, larga, leva a um pequeno átrio onde lateralmente está a porta de entrada. Uma porta igualmente larga, de duas folhas, com uma janela de vidro cada, por onde se pode ver o interior. O átrio é arrematado por uma verga horizontal aparente em sua completa longitude, que traspassa a abertura central. Um arco em alto relevo se sobrepõe à verga, como um segundo remate da entrada.
Uma torre unifica campanário e cruzeiro. É o elemento dominante da Abadia de Saint John. Está a frente da fachada de entrada, solto e afastado, ainda que próximo à ela. Converte-se em sua fachada principal.
A Igreja de São Francisco de Assis, projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943, é parte do projeto arquitetônico da Pampulha encomendado pelo prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Este conjunto é um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo, abrigando vários ícones do modernismo brasileiro. Além disso, as placas de trânsito que apontam o caminho para Belo Horizonte, aparece na forma da Igreja, que acabou como o símbolo da cidade.