O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Rússia
  5. 1929
  6. Clássicos da Arquitetura: Casa Melnikov / Konstantin Melnikov

Clássicos da Arquitetura: Casa Melnikov / Konstantin Melnikov

Clássicos da Arquitetura: Casa Melnikov / Konstantin Melnikov
Clássicos da Arquitetura: Casa Melnikov / Konstantin Melnikov, © flickr llatpic. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© flickr llatpic. Used under Creative Commons

© flickr llatpic. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a> © flickr llatpic. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a> © flickr Igor Palmin. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a> © flickr janvaneyck. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a> + 21

  • Localização

    Moscow, Rússia
  • Projeto

    Konstantin Melnikov
  • Ano do projeto

    1929

Dois cilindros interseccionados abrigam uma residência e um estúdio de arquitetura. O primeiro, ligeiramente mais baixo que o outro, recebe a fachada de entrada: um grande pano de vidro que corta o volume cilíndrico. O segundo, posterior ao primeiro, cria a fachada emblemática da casa: uma composição de janelas hexagonais na parede curva de tijolos.

Plantas
Plantas

As cerca de 60 aberturas são resultado direto da estrutura utilizada. Uma estrutura que remete a um favo de mel construída com tijolo local –sistema semelhante ao método iniciado por Vladimir Shukhov em 1896 com metal. Método que garante o uso mínimo de material, assegurando uma estrutura eficiente e rígida. Sem a necessidade de qualquer tipo de quadro, as aberturas hexagonais compõe a fachada e iluminam abundantemente o interior.

© flickr llatpic. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© flickr llatpic. Used under Creative Commons

O espaço interior é livre de elementos estruturais, já que a estrutura perimetral recebe todas as cargas da construção, além de um sistema de revestimento de reforço com pranchas de madeira.

© flickr Igor Palmin. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© flickr Igor Palmin. Used under Creative Commons

A configuração interior funciona com a maioria dos espaços de vida, tais como cozinha e banheiro, alocados no pavimento principal. Um movimento espiral ascendente expõe a diversidade de espaços através de um jogo de alturas, passando de um pé-direito simples, para um espaço de dupla altura.

© flickr Igor Palmin. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© flickr Igor Palmin. Used under Creative Commons

Uma escada em caracol leva ao segundo andar, onde os quartos e sala de estar estão localizados. Os quartos localizados na porção posterior não estão totalmente separados um do outro. Paredes parciais delimitam o espaço. Definem-se as áreas específicas, mantendo um plano quase aberto, que permite que a luz solar inunde o interior.

Corte
Corte

O terceiro andar recebe o estúdio, com uma zona de pé direito duplo no cilindro posterior. Visualmente diferente dos outros, este espaço de altura dupla é penetrado pela luz que passa pelas inúmeras janelas hexagonais.

© flickr janvaneyck. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© flickr janvaneyck. Used under Creative Commons
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Casa Melnikov / Konstantin Melnikov" 26 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/89331/classicos-da-arquitetura-casa-melnikov-slash-konstantin-melnikov> ISSN 0719-8906