O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Eero Saarinen
  6. 1962
  7. Clássicos da Arquitetura: TWA Terminal / Eero Saarinen

Clássicos da Arquitetura: TWA Terminal / Eero Saarinen

Clássicos da Arquitetura: TWA Terminal / Eero Saarinen
Clássicos da Arquitetura: TWA Terminal / Eero Saarinen, © nyc-architecture.com
© nyc-architecture.com

A fim de capturar a ideia de voo, Saarinen usou curvas para criar espaços que fluíssem de um ao outro. A cobertura de concreto exterior foi projetada a partir de uma ave em voo, com duas grandes asas. O interior é composto por uma fita contínua de elementos, todos se movendo a partir do exterior, de modo que o teto continue pelas paredes, e estas se tornem o piso.

© Hagen Stier
Planta baixa

“Todas as curvas, todos os espaços e elementos ligados diretamente à forma, placas de vídeo, grades e balcões de check-in eram para ser de natureza correspondente. Queríamos que os passageiros que passassem pelo edifício experimentassem um ambiente totalmente projetado, em que cada parte surge a partir de outra, e onde tudo pertence ao mesmo mundo formal “, afirmou Eero Saarinen durante a construção, em 1959.

© flickr ouno design
© flickr So Cal Metro

A estrutura é constituída por uma pele de concreto armado, com quatro segmentos, que se estendem para fora a partir de um ponto central. As ‘asas’ de concreto desdobram-se em ambos lados do exterior. Os grandes painéis de vidro sob essa estrutura são suportados com aço, e apresentam uma cor púrpura. Estas paredes de vidro estão inclinadas ao exterior, como se pretendesse que os espectadores a imaginassem estar olhando para fora de um avião. Estas janelas também permitem as vistas das partidas e chegadas dos aviões.

© nyc-architecture.com

Sete anos após a sua conclusão, um novo saguão de partidas e chegadas e um lounge foram adicionados. O Terminal TWA tornou-se um marco oficial em 1994, quando foi definido pela Landmarks Preservation Commission. Porém, em 2001, o terminal foi fechado.

© Hagen Stier

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Eero Saarinen
  • Ano: 1962
  • Endereço: John F. Kennedy International Airport (JFK), Queens, New York 11430, Terminal 5 Nova York Estados Unidos da América
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: John F. Kennedy International Airport (JFK), Queens, New York 11430, Terminal 5, Nova York, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Clássicos da Arquitetura: TWA Terminal / Eero Saarinen" 20 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/76775/classicos-da-arquitetura-twa-terminal-eero-saarinen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.