O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Estados Unidos
  5. 1962-1964
  6. Casa Vanna Venturi / Robert Venturi / IA+B

Casa Vanna Venturi / Robert Venturi / IA+B

Casa Vanna Venturi / Robert Venturi / IA+B
Casa Vanna Venturi / Robert Venturi / IA+B, © UPenn
© UPenn

Uma casa em duas águas, nada mais. A entrada ao centro, larga, leva a um pequeno átrio onde lateralmente está a porta de entrada. Uma porta igualmente larga, de duas folhas, com uma janela de vidro cada, por onde se pode ver o interior. O átrio é arrematado por uma verga horizontal aparente em sua completa longitude, que traspassa a abertura central. Um arco em alto relevo se sobrepõe à verga, como um segundo remate da entrada.

© Maria Buszek
© Maria Buszek

O triângulo do frontão formado pelas duas águas da coberta é cortado em duas metades por um vazio vertical. O arco também é dividido em duas partes. Só a verga segue sem cortes, ainda que interceptada pelo arco. Por trás do corte no frontão, sobe o volume ortogonal do dormitório superior. Um prolongamento da largura do átrio, que antes vazio agora se torna cheio. A ponta da chaminé assimétrica coroa o volume. A assimetria é reforçada pelos tipos e posições das janelas. Uma janela longa e horizontal na cozinha. No dormitório, uma ampla janela quadrada dividida em quatro quadrados menores. No banheiro, outro quadrado. Duas linhas horizontais, uma fina e  outra espessa, unem as três janelas.

© storiesofhouses.com
© storiesofhouses.com

Na fachada posterior, o arco linear que intercepta a verga, se constitui em esquadria: janela e porta do dormitório superior. De linha à plano. O seu volume se desfaz com a inclinação da coberta. O frontão, antes cortado verticalmente e dividido em dois, agora é cortado horizontalmente, na altura da verga, que também se desfaz. O plano inferior se torna trapezoidal. A parte de cima é recuada, dando lugar a uma pequena varanda. O triângulo superior é substituído pelo volume proeminante da chaminé assimétrica.

Cortes
Cortes
Plantas
Plantas

No pavimento térreo, estão a cozinha, as salas de jantar e estar, dois dormitórios e um banheiro. No pavimento superior está o dormitório principal.

© flickr eloisemoorehead. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© flickr eloisemoorehead. Used under Creative Commons

O centro da casa é dado pela conjunto escada e chaminé. Toda a casa se estrutura ao redor deste núcleo. Como a fogueira central a redor da qual se desenvolviam as primeiras moradias primitivas. A escada é antes escultura que circulação. Não se espera dela funcionalidade.

© storiesofhouses.com
© storiesofhouses.com
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Casa Vanna Venturi / Robert Venturi / IA+B" 14 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/86575/casa-vanna-venturi-slash-robert-venturi-slash-ia-plus-b> ISSN 0719-8906