O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. 1969
  6. Clássicos da Arquitetura: Quadra San Cristóbal e Fonte dos Amantes / Luis Barragán

Clássicos da Arquitetura: Quadra San Cristóbal e Fonte dos Amantes / Luis Barragán

Clássicos da Arquitetura: Quadra San Cristóbal e Fonte dos Amantes / Luis Barragán
Clássicos da Arquitetura: Quadra San Cristóbal e Fonte dos Amantes / Luis Barragán, © Victor Emilio L
© Victor Emilio L

A Fonte dos Amantes é parte de uma intervenção maior, associada ao projeto para a Quadra San Cristóbal (estábulos) e a Casa Egerstrom, pensadas por Barragán para uma comunidade de cavaleiros. A fonte é um dos espaços de uso público do conjunto construído. Foi projetada especificamente como bebedouro para os animais.

© flickr Esparta

“A profundidade do reservatório foi calculada para que quando o cavalo entre, a água chegue à sua barriga”, explicava Barragán.

© SAH Study Tour Blog

O jóquei entra por um acesso lateral marcado pelo grande muro rosa, em seguida desce até o tanque sobre o cavalo, que logo está imerso na água. Toda esta situação produzida é acompanhada pelo som da água, que cai como uma cascata do aqueduto, perfeitamente apoiada sobre outro muro.

Maquete

O uso da água é característico em sua obra e é influência da arquitetura colonial mexicana. Porém, além de poços e aquedutos de fazendas e conventos, Barragán as projeta como esculturas independentes da água, esculturas que podem manter seu atrativo visual e espacial.

© Stig-Audun Hansen

A Quadra San Cristóbal, onde estão os estábulos, está implantada a 80 metros aproxidamente da fonte, mas estas formam um só projeto através do tratamento similar dos elementos e da relação programática. O jogo de tons rosados, que, paradoxalmente, ressalta a geometria abstrata dos muros e aparência da água, os vinculam, e os tornam um só espaço.

© SAH Study Tour Blog

Todo o conjunto mostra-se, então, com um caráter fortemente expressivo. Como uma ação em cena que espera a entrada do jóquei, a abstração dos elementos contrasta com suas fortes cores, e a espessura dos muros dá profundidade às aberturas e pórticos, que mencionam os jardins vizinhos e fazem aparecer o céu.

© Larry Speck

O jogo compositivo entre muros cegos e perfurados gera uma experiência, e está é acentuado pelo som da água em movimento, o solo sem pavimentos e os cheiros da vegetação, também escolhida pelo arquiteto.

© SAH Study Tour Blog

Como em várias de suas outras obras, os espaços criados por Luis Barragán parecem atemporais, em repouso. Esta obra cria um espaço exterior mais recluso, é um lugar de encontro, mas criado para a reflexão solitária e sempre aberto ao céu. A forma de habitar o espaço é definida por esse modo íntimo.

© Stig-Audun Hansen

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Luis Barragán
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Clássicos da Arquitetura: Quadra San Cristóbal e Fonte dos Amantes / Luis Barragán" 01 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/68137/classicos-da-arquitetura-quadra-san-cristobal-e-fonte-dos-amantes-luis-barragan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.