O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outros Edíficios Governamentais
  4. Brasil
  5. Acácio Gil Borsoi
  6. 1986
  7. Clássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi

Clássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi

  • 19:21 - 5 Dezembro, 2013
  • por Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa
Clássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi
Clássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi, Cortesia de Ana Negreiros
Cortesia de Ana Negreiros

© Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa Cortesia de Ana Negreiros © Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa Cortesia de Ana Negreiros + 31

Por Ana Negreiros

Diante da praça aberta, apresentam-se dois volumes distintos, primeiro o Plenário de geometria sólida, maciço, opaco, que provoca contraste com o segundo volume mais recuado, este uma grande barra horizontal que se estende quase aos extremos do terreno e abriga as funções administrativas e os gabinetes dos deputados.

© Robert Meneses
© Robert Meneses

O primeiro é um bloco mais compacto que possui uma base quadrada de 25m x 25m e em todas as suas fachadas configura-se uma leitura geométrica trapezoidal de altura superior a 14,81m e um pouco inferior a 12m. Sua aparência fechada é sugestionada por sua composição de aberturas, nas quais os espaços cheios prevalecem em relação aos vazios, além da característica de austeridade por conta de suas paredes em placas de concreto autoportante.

Cortesia de Ana Negreiros
Cortesia de Ana Negreiros

Neste bloco o edifício abre-se na fachada noroeste com um rasgo de piso a teto, um sulco no bloco de concreto, fechada por uma esquadria de alumínio e vidro, formando um vinco em “V” para a parte interior. Na esquina, a leste do volume, ocorre um pequeno rasgo mais horizontal no pavimento térreo, onde se encontra o restaurante, forma-se uma janela de canto, por adição de um elemento, cria uma pequena sacada em balanço, a qual foi pensada para ser utilizada na oratória ao público que estivesse reunido na praça aberta.

Planta Baixa - 1° Pavimento
Planta Baixa - 1° Pavimento

A fachada sudoeste abre-se para dar acesso às portas do Plenário, no primeiro e segundo pavimentos, e, neste último, interliga-se ao segundo volume por meio de uma passarela coberta. As fachadas dos dois blocos estão paralelos distanciados por 9 m, criando uma tensão espacial.

Cortesia de Ana Negreiros
Cortesia de Ana Negreiros

O segundo volume prisma mais horizontal possui uma base retangular de 46.80m x 92.70m, altura de 12.00 m na fachada nordeste e 7.70m na fachada sudoeste. É marcado pela repetição dos pilares em todo seu contorno, espaçados a 3,5m de eixo a eixo, estão criam ritmo, relevo, escala e sustentação a coberta de tijolos.  A estrutura de abóbada autoportante, ênfases da composição de Acácio Gil Borsoi, foi calculada pelo engenheiro Ariel Valmaggia e realizada em tijolos armados e protendidos, vence um vão de 40 metros e a largura de cada arco corresponde ao distanciamento dos pilares.

© Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa
© Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa

As arcadas protegem aos espaços internos e ainda avançam em balanço 3 metros da linha final dos pilares, o espaço livre entre eles trazem a permeabilidade, causando uma sensação de pouco peso na fachada, deste modo, mesmo o segundo bloco sendo proporcionalmente 2/3 maior que o bloco mais compacto a fachada é harmoniosa e leve, tornando-se um fundo contrastante.

© Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa
© Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa

As formas prismáticas elementares do conjunto garantem a intensidade formal, e a composição volumétrica sugere uma dinâmica visual de fácil leitura e compreensão por se integrarem de modo coerente. A austeridade e homogeneidade das soluções é resultado de um trabalho com o ritmo nobre, estabelecido por formas simples e puras e no controle das proporções e relações.

Cortesia de Ana Negreiros
Cortesia de Ana Negreiros

O projeto do edifício da Assembléia Legislativa realizado por Borsoi buscando o equilíbrio da luz e da sombra construído sob a força ofuscante do sol da cidade de Teresina no Piauí juntamente com o uso de uma paleta restrita de materiais, como o concreto, a pedra e o vidro que se apresentam em alguns casos ásperos e em outros polidos, denotam o aspecto perene da construção como se o edifício estivesse ali há muito tempo, trazendo riqueza à produção arquitetônica.

© Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa
© Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa

Referência: Ana Negreiros, A produção Arquitetônica de Acácio Gil Borsoi em Teresina. Análise dos critérios projetuais em Edifícios Institucionais, Dissertação de Mestrado, PROPAR-UFRGS, 2012.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Acácio Gil Borsoi
Escritório
Cita: Ana Rosa Soares Negreiros Feitosa. "Clássicos da Arquitetura: Assembléia Legislativa do Piauí / Acácio Gil Borsoi" 05 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/159385/classicos-da-arquitetura-assembleia-legislativa-do-piaui-slash-acacio-gil-borsoi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.