Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana

Espaços públicos desempenham um papel significativo na organização de cada comunidade, mas definir o que os diferencia de outros espaços da cidade não é uma tarefa fácil. Uma vez que esses espaços começam a se instalar na memória coletiva das comunidades locais, tornam-se elementos-chave que concentram a imagem mental de uma cidade. Enquanto esse processo geralmente acontece com espaços urbanos, monumentos e elementos arquitetônicos isolados também podem se tornar marcos para a vida urbana de uma determinada região. Então, o que acontece quando eventos catastróficos como incêndios, guerras ou mesmo a pandemia alteram essa imagem?

Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 1 de 8Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 2 de 8Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 3 de 8Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 8 de 8Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Mais Imagens+ 3

As qualidades estéticas dos lugares ou monumentos urbanos os tornam reconhecíveis e memoráveis. Eles oferecem uma narrativa do espaço, uma declaração de valores com os quais os habitantes se identificam. Leva tempo para que esses apegos se formem, então a continuidade é um elemento importante. Pequenas mudanças incrementais podem ser assimiladas, pois garantem a adaptabilidade do espaço. No entanto, mudanças abruptas também acontecem, tanto de forma calculada quanto inesperada. Quando o fazem, os habitantes e os arquitetos se deparam com opções contrastantes: aproveitar a oportunidade para construir algo novo ou tentar recriar a continuidade perdida.

Entre as perturbações inesperadas na vida urbana, os incêndios e os desastres naturais são alguns dos mais impactantes. O incêndio que danificou a Catedral de Notre Dame em Paris, em abril de 2019, lançou o mundo inteiro em debates sobre a futura imagem do monumento. Muitas competições e pedidos de ação responderam ao apelo do presidente francês Emmanuel Macron por uma reconstrução inventiva. Enquanto muitos ficaram entusiasmados com as possibilidades, outros ficaram indignados com a ideia de alterar a imagem do monumento. O debate foi oficialmente encerrado quando o Senado francês estipulou que a catedral deveria ser restaurada exatamente como era antes.

Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 6 de 8
© Erieta Attali

A estética urbana significa um acordo tácito compartilhado: as pessoas desta região decidiram inconscientemente e coletivamente que esta imagem, este lugar vazio, ou este edifício é relevante, atribuindo continuamente símbolos de importância. Isso explica em parte a relutância em aceitar uma nova versão porque também representa um novo acordo social sobre o que é ou não importante. Isso é difícil de alcançar, enquanto a versão antiga era amplamente aceita.

Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 2 de 8
via Shutterstock por Manuel Esteban

A imagem e o conceito de cidade são desafiados em uma escala muito maior no caso de destruição de guerra. Isso representa um desafio ainda mais difícil devido à urgência do evento e à necessidade de oferecer socorro rápido às comunidades afetadas, além de levar em consideração aspectos da construção da cidade. Os esforços de recuperação bem-sucedidos do pós-guerra devem reconhecer que o desafio está em uma crise de associações. O bem-estar psicológico e a identidade cívica da comunidade são ameaçados à medida que o ambiente construído é destruído, de acordo com Jon Calame no estudo "Post-war Reconstruction: Concerns, Models, and Approaches". O apego a lugares-chave é por vezes explorado pelos agressores, que visam esses lugares para desmoralizar ainda mais a população.

Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 7 de 8
As pinturas de Varsóvia do século XVIII de Bernardo Bellotto foram usadas para reconstruir a cidade após sua destruição na segunda guerra mundial. Imagem © Andrzej Ring, Lech Sandzewicz

Cidades na Europa pós-Segunda Guerra Mundial mostram exemplos dos esforços empreendidos para restaurar a imagem urbana. Um exemplo é apresentado pelas autoridades polonesas que decidiram reconstruir o centro devastado de Varsóvia, conforme o estudo de Jon Calame. Durante o cerco alemão, arquitetos soldados protegeram a documentação histórica e projetaram planos para sua reconstrução. Após a guerra, milhares de moradores retornaram à cidade devastada, em um esforço coletivo para restaurar a aparência original do interior de Varsóvia. Em 1946, um escritor de "The Warsaw Escarpment" tentou explicar por que tais ações pareciam essenciais: "Se a comunidade de Varsóvia deve renascer, se seu núcleo deve ser constituído por ex-varsovianos, então eles devem devolver sua antiga Varsóvia reconstruída, para que possam ver nela a mesma cidade, embora consideravelmente alterada, e não uma cidade diferente no mesmo local. Deve-se levar em consideração o fato de que o apego individual às formas antigas é um fator de unidade social."

Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 4 de 8
Praça Napoleão com o arranha-céu no centro de Varsóvia, 1947. Imagem © Edward Falkowski

Varsóvia abordou a crise de identidade da cidade recriando uma imagem perdida durante o conflito. Outras cidades europeias encontraram-se numa situação semelhante, mas responderam de forma diferente. Os planejadores viram a destruição como uma oportunidade para melhorar e revisar o tecido urbano. Os urbanistas desse período aproveitaram os esforços de reconstrução para testar e implementar teorias emergentes sobre conveniência, saúde, comodidade ou zoneamento modernos.

Os objetivos funcionalistas de renovação urbana muitas vezes competiam com o desejo do público pela restituição de monumentos e lugares valiosos. Os profissionais encarregados da recuperação tiveram de equilibrar essas agendas contrastantes. No caso de Varsóvia, o conflito foi tratado com uma barganha, o centro histórico deveria ser restaurado, mas as faixas industriais externas foram reconstruídas e atualizadas com consideração mínima de padrões preexistentes, conforme descrito por Jon Calame. A escolha de se mover em qualquer direção é específica para cada caso e muitas vezes é uma resposta à natureza dos eventos que causaram a crise. Como exemplifica o caso de Varsóvia, quanto mais ameaçador o evento, mais forte é o desejo de valorizar a continuidade sobre a inovação, de restituir a estética original como símbolo da identidade da comunidade no ambiente construído.

Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 5 de 8
© Ketut Subiyanto

Uma transformação mais sutil dos espaços públicos aconteceu durante a pandemia de Covid-19. Embora inicialmente não tenha alterado a forma física do ambiente construído, essa crise desafiou nossa percepção sobre ele. Espaços lotados como praças, restaurantes, shopping centers, salões de eventos e lugares apreciados e valorizados pelas comunidades locais, de repente se tornaram ameaças. Os lugares tradicionalmente associados a “espaços públicos” continuam carregados de emoções negativas.

A pandemia não foi uma mudança abrupta na imagem das cidades ao redor do mundo, foi uma mudança tectônica. Obrigou as comunidades a reavaliarem suas prioridades, e os efeitos estão se tornando visíveis no tecido urbanos. As zonas comerciais se transformam em estruturas de uso misto, as universidades matriculam os alunos remotamente e as tecnologias de comunicação desafiam as limitações do espaço geográfico.

Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana - Imagem 3 de 8
Proposta de espaço público que considera medidas de distanciamento social. Imagem cortesia de MISS3

O impacto da estética urbana é mais visível quando os eventos a afetam abruptamente. A vida social das comunidades locais está ancorada nesses lugares reconhecidos coletivamente como importantes. Quando desafiados, o equilíbrio de valores que eles representam inerentemente também é questionado, e as comunidades sofrem. Dependendo da natureza dos eventos, as pessoas e as autoridades de planejamento podem reagir de forma diferente, mas uma resposta estratégica que envolva tanto as autoridades quanto as comunidades locais tende a trazer os melhores resultados.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Estética. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Estética da ruptura: os efeitos das mudanças abruptas na paisagem urbana" [Discontinued Aesthetics: The Effects of Abrupt Changes in Urban Landscapes] 18 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982717/estetica-da-ruptura-os-efeitos-das-mudancas-abruptas-na-paisagem-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.