Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica

Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica - Imagem 1 de 5
via Shutterstock. Image By Diego Mariottini

À medida que as obras de reconstrução e restauração na Catedral de Notre Dame avançam, os especialistas em patrimônio responsáveis pela obra estão tendo que tomar importantes decisões no que se refere à aparência de alguns elementos que precisam ser substituídos. A Secretária de Arquitetura e Patrimônio Histórico da França aprovou recentemente o projeto de restauro do interior da catedral, o qual engloba o completo redesenho e reorganização do mobiliário, assim como a inclusão de obras de arte contemporânea e projeções de luz. A proposta foi encomendada e defendida pela diocese de Paris, que acredita na capacidade desta nova versão do projeto em promover um melhor engajamento com os usuários e visitantes. Por outro lado, muitas pessoas criticaram a decisão da Secretaria, argumentando que as intervenções contemporâneas não dialogam com a estrutura gótica da catedral.

Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica - Imagem 2 de 5Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica - Imagem 3 de 5Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica - Imagem 4 de 5Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica - Imagem 5 de 5Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica - Mais Imagens

Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica - Imagem 3 de 5

Na última terça-feira, a secretaria de patrimônio histórico aprovou a proposta apresentada pela cúria de Paris, a qual inclui a completa reorganização do mobiliário para melhor acomodar os turistas e visitantes. Além da remoção da maioria dos confessionários, a proposta inclui a adição de algumas obras de arte moderna e contemporânea no acervo da Catedral. Patrick Chauvet, responsável pela Notre Dame, também disse que a diocese de Paris está aberta ao uso de projeções de luz para decorar o interior da igreja.

Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica - Imagem 2 de 5
Kriti Shankar, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Mas nem tudo parece assim tão fácil, e a notícia da aprovação do projeto foi duramente criticada, resultando em um abaixo assinado firmado por mais de 100 figuras públicas francesas, incluindo historiadores da arte, escritores, arquitetos e especialistas em patrimônio. A iniciativa parece ter ganhado força junto às principais mídias, as quais qualificaram o projeto como uma “Disneyficação de Notre Dame”. Em defesa do projeto, a diocese de Paris disse que as mudanças serão feitas apenas para tornar o monumento mais acessível, além de aproximar a instituição Igreja das novas gerações.

Com toda a estrutura da catedral já estabilizada e segura, o processo de reconstrução e restauro está avançando rapidamente—com a data de reinauguração prevista já para 2024. Desde o fatídico incêndio de abril de 2019, muito se discute sobre o futuro de um dos mais importantes monumentos histórico de toda a França. No ano passado, o presidente Manuel Macron sugeriu que o pináculo central poderia ser substituído por uma nova versão contemporânea, mas a ideia não foi muito longe, pois os especialistas em patrimônio aconselharam que o monumento deveria ser restaurado tal e qual como estava antes do incêndio.

Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica - Imagem 4 de 5
via Shutterstock. Image By UlyssePixe

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Projeto de restauro dos interiores de Notre Dame é aprovado com polêmica" [Contemporary Vision for Notre Dame's Interior Receives Approval Sparking Controversy] 09 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973881/projeto-de-restauro-dos-interiores-de-notre-dame-e-aprovado-com-polemica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.