Incêndio na Notre-Dame: o que aconteceu e o que acontecerá?

© Erieta Attali

Um dia depois do incêndio que destruiu parcialmente a icônica Catedral de Notre-Dame de Paris, resta-nos olhar para trás, para a devastação causada, e avançar nos planos de recuperação da estrutura, trazendo-a de volta à sua antiga glória. A estrutura de 856 anos de idade, que sobreviveu a revoltas, guerras e revoluções, sofreu grandes danos como o fogo, que acabou destruindo sua torre central, dois terços da cobertura e partes do seu interior em abóbadas. Apesar das imagens e vídeos alarmantes da obra prima gótica em chamas, parece que a estrutura principal, e grande parte do interior, escapou da destruição.

A investigação sobre a causa do incêndio tomará um tempo até ser concluída, no entanto, enquanto isso, iniciativas do setor público e privado para financiar a restauração da catedral já estão em andamento. A seguir, retomamos a sucessão de fatos na noite de ontem, e em seguida apresentamos os planos de reconstrução da emblemática catedral. 

Incêndio na Notre-Dame: o que aconteceu e o que acontecerá? - Mais Imagens+ 4

O que aconteceu?

Segunda-feira, 15 de abril
(as menções de tempo referem-se à hora local de Paris) 

18h20: O primeiro alarme de incêndio foi acionado na Notre-Dame, mas não foram encontrados sinais de fogo. Falando à estação de rádio France Inter, o reitor da catedral, Mons. Patrick Chauvet disse que o telhado de madeira é verificado três vezes por dia por monitores de incêndio.

18h43: Um segundo alarme de incêndio é acionado e o fogo é descoberto na estrutura de madeira do telhado. Enquanto isso, evacuações em massa acontecem. A causa do incêndio ainda está por ser determinada e os investigadores acreditam que foi um acidente. Cinquenta policiais franceses trabalharão no caso.

© Erieta Attali

19h40: O incêndio se espalha pelo telhado, envolvendo a torre de 93 metros de altura.

19h53: A torre da catedral desmorona. O presidente francês Macron viaja ao local.

20h07: Todo o telhado da catedral é engolido pelas chamas. A ilha sobre a qual a Catedral está construída é evacuada. 

© Erieta Attali

20h30: O fogo se espalha para a torre norte retangular da igreja, com temores de que a torre sul também esteja em risco. Os bombeiros vão para dentro da catedral. Nesse momento, há relatos de que os três vitrais em rosas medievais da catedral foram destruídos, mas a informação é corrigida mais tarde. 

23h00: O chefe dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, confirmou que a estrutura da catedral, incluindo as duas torres de sino, havia sido "salva e preservada", mas que 66% do telhado havia sido destruído.

© Erieta Attali

Terça-feira, 16 de abril

6h00: Começam as inspeções na estrutura da Catedral.

10h00: O fogo está totalmente extinto, 15 horas depois de ter começado.

O que acontecerá?

Com o fogo extinguido, a atenção está voltando agora para o futuro da obra gótica. O presidente francês Emmanual Macron afirmou que irá reconstruir o edifício, enquanto dois magnatas franceses prometeram um total de US$ 340 milhões. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que vai liderar os esforços de arrecadação de fundos, enquanto o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu aos países membros da UE que considerem o apoio financeiro. A catedral está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, e a organização também prometeu apoio para a restauração do marco. No total, US$ 455 milhões já estão prometidos ao projeto.

A atenção também se voltará para a recuperação e avaliação das obras de arte que estavam dentro da catedral. Acredita-se que as pinturas tenham sofrido danos causados pela fumaça, embora estejam praticamente intactas, conforme relatou o The Guardian. As pinturas provavelmente serão removidas e transferidas para o Louvre na sexta-feira. Entre os artefatos confirmados como seguros estão os tecidos de linho associados a São Luís e a coroa de espinhos. Por uma golpe de sorte, os trabalhos de restauração em curso haviam ocasionado a retirada de diversas obras de arte, incluindo 16 estátuas de cobre.

© Erieta Attali

Um dia depois do incêndio, ainda há muita coisa a ser feita e muitas informações ainda serão divulgadas. Ao passo que as primeiras fotos mostram que o interior do edifício está em condições melhores do que o esperado, o estado de muitas obras de arte ainda é desconhecido. As chamas destruíram dois dos três vitrais da catedral, e o estado dos três órgãos que ficavam na nave da igreja ainda é desconhecido. 

Enquanto isso, lamentamos a devastação de outro marco arquitetônico mundial. Assim como o incêndio do Museu Nacional do Brasil ocasionou uma imensa perda para a história da América do Sul e o incêndio da Escola de Arte de Glasgow destruiu um exemplo inigualável de Art Nouveau, o incêndio na Catedral de Notre-Dame atinge o âmago do espírito parisiense. Saqueada durante a Revolução Francesa, imortalizada no “Corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo, e soando triunfante para informar a cidade sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, a catedral esteve ao lado de Paris em seus momentos mais sombrios. Embora devastador, o incêndio de 15 horas de ontem não será o último capítulo desta história de 856 anos.

Fontes: The New York Times, BBC News, The Guardian e Reuters

Why the Notre-Dame Cathedral Fire was So Difficult to Tackle

For almost a millennium, Notre-Dame Cathedral has stood proudly on Paris' central Île de la Cité, a symbol of the city's history, culture, and romanticism. On Monday, April 15th, 2019, thousands who lined the banks of the Seine and millions more across the world watched on in a mixture of disbelief, heartbreak, and helplessness as the Gothic masterpiece burned before their eyes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Incêndio na Notre-Dame: o que aconteceu e o que acontecerá?" [The Notre-Dame Cathedral Fire: What Happened, and What Happens Next?] 16 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915255/incendio-na-notre-dame-o-que-aconteceu-e-o-que-acontecera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.