Incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris: Estrutura principal foi salva

A Catedral de Notre Dame, um dos mais adorados monumentos góticos em Paris e na Europa, está envolto em chamas esta noite, quando um grande incêndio irrompeu no telhado da catedral. Conforme detalhado pelo The Guardian, acredita-se que o incêndio pode estar ligado a obras de restauração em andamento. Um vídeo abaixo mostra a icônica torre do prédio gótico de 850 anos em colapso, com o receio de que todo o interior de madeira da catedral esteja ameaçado. A agência Reuters também está relatando que todo o telhado da catedral entrou em colapso, enquanto as três janelas de rosas medievais da catedral teriam explodido no calor intenso. Em um lampejo de esperança, os bombeiros confirmaram que a estrutura principal foi "salva e preservada".

Incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris: Estrutura principal foi salva - Mais Imagens+ 7

O incêndio atingiu a torre norte dos dois campanários da catedral que, junto com a estrutura principal, são considerados seguros após os esforços dos serviços de emergência. A principal tarefa enfrentada pelos bombeiros é agora a recuperação de obras de arte preciosas no fundo da catedral, que remontam a centenas de anos.

© Erieta Attali

O incêndio começou na noite de segunda-feira às 17h50, horário local, com as chamas explodindo no teto da catedral. Fumaça e cinzas foram relatadas em toda a cidade sobre uma grande área enquanto as chamas se moviam em direção aos dois campanários da catedral. O fogo já havia atingido a torre da catedral, uma construção do século XIX construída em uma estrutura de madeira e chumbo. O presidente francês Emmanuel Macron está participando da cena, tendo cancelado um discurso planejado para a nação. Atualmente, não há relatos de mortes ou feridos.

© Erieta Attali

Como todos os meus conterrâneos, hoje estou triste por ver esta parte de nós queimando.
-Emmanuel Macron

© Erieta Attali

Edifícios ao redor da ilha em que a catedral fica foram evacuados, enquanto milhares de pessoas se juntam na margem esquerda do rio Sena para assistir impotentes. Enquanto isso, tributos foram expressos em todo o mundo político, incluindo a primeira-ministra britânica Theresa May, o presidente da Comissão Européia, Jean-Claude Junker, e a ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

© Erieta Attali

A construção da catedral, que é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura gótica na Europa, começou em 1163. A estrutura foi concluída em 1345, e agora abriga 13 milhões de pessoas a cada ano, uma média de mais de 30.000 por dia. A catedral está passando por reformas depois que rachaduras começaram a aparecer na estrutura de pedra, provocando temores de que a estrutura possa ser instável. Na semana passada, as estátuas de bronze foram removidas da catedral enquanto a obra estava em andamento.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris: Estrutura principal foi salva" [Major Fire at Notre-Dame Cathedral in Paris; Main Structure "Saved and Preserved"] 16 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915142/incendio-na-catedral-de-notre-dame> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.