Um bom projeto de interiores começa com o mapeamento das demandas específicas de seus possíveis usuários. Conscientes das necessidades físicas, psicológicas e emocionais das pessoas, os projetistas buscam desenvolver soluções espaciais específicas que possam impactar positivamente na vida destas pessoas, promovendo qualidade de vida, segurança e bem-estar. Uma das principais tendências no design de interiores contemporâneo é a biofilia, uma abordagem holística que surge da observação e incorporação da natureza ao design.
Parte importante da educação das crianças acontece no playground, e não na sala de aula. Apesar disso, muitas vezes encontramos parquinhos vazios.
Devido à sua importância e significado, muitas escolas e instituições de ensino quebraram paradigmas tradicionais e optaram por explorar novas possibilidades. Selecionamos, a seguir, alguns exemplos inovadores que, através do uso de equipamentos especialmente projetados, cores vibrantes e uma variedade de texturas, permitem que as áreas de lazer promovam intercâmbio, aprendizado e descoberta.
Após quase uma década em construção, a usina de geração de energia a partir de resíduos CopenHill, imaginada pela primeira vez pelo Bjarke Ingels Group, foi finalmente inaugurada em Copenhague. O ArchDaily cobriu inicialmente o projeto do BIG em janeiro de 2011,mas a usina incluiria posteriormente ideias hedonísticas do primeiro gerador de anéis de vapor do mundo e o financiamento coletivo através do Kickstarter. Hoje, o projeto cumpriu muitas de suas promessas e a CopenHill permanece como um zeitgeist arquitetônico moderno, refletindo a própria evolução do BIG.
O arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, frequentemente citado como um dos mais inspiradores de sua era, completa hoje 45 anos. Com uma idade em que muitos arquitetos estão apenas começando a se estabelecer na prática profissional, Ingels já venceu inúmeros concursos e alcançou um nível de respeito e fama que é rato no campo da arquitetura. Sua obra encarna um incomum otimismo que é, ao mesmo tempo, lúdico, prático e acessível.
A lista World's Greatest Places 2019 da revista Time reúne os 100 melhores destinos no mundo para visitar, se hospedar, comer e beber. Selecionados pela equipe global de redatores e correspondentes da revista, os lugares foram avaliados segundo critérios de qualidade, originalidade, inovação, sustentabilidade e influência.
Dentre os lugares selecionados pela Time, reunimos a seguir os projetos de arquitetura que já foram publicados no ArchDaily. Conheça-os a seguir.
O centro de educação em forma de vórtice do Bjarke Ingels Group foi inaugurado nas Ilhas Faroe. A Faculdade Glasir Tórshavn combina três instituições sob o mesmo teto em uma área de mais de 19.000 metros quadrados. Feito para saudar a paisagem das Ilhas Faroe, o projeto inclui a Escola de Ensino Médio, a Faculdade Técnica de Tórshavn e a Faculdade de Negócios das Ilhas Faroe. O desenho apresenta fachadas de vidro que juntas formam a massa circular do edifício.
Não é nenhum segredo que o pós-modernismo, ao longo dos últimos anos, tem passado por uma espécie de renascimento. Sua exuberância e entusiasmo, duramente criticados por muitos arquitetos, talvez sejam um bálsamo nestes momentos tão difíceis pelos quais o mundo está passando. Ou ainda, para parte de nossos colegas, o movimento talvez sirva apenas para criar edifícios fotogênicos que são posteriormente publicados no Instagram.
Dito isto, vale ressaltar que não estamos tratando aqui exatamente daquele pós-modernismo que surgiu durante os anos 60. O pós-modernismo que aqui nos referimos, é aquele que além de preocupar-se com as preexistências e com o contexto, também procura se reinventar através das novas tecnologias. Instalações e outras formas efêmeras de arquitetura também podem possibilitar uma nova perspectiva sobre a nossa prática profissional, e quando documentadas e catalogadas, estas obras ficam a disposição de todos para futuras pesquisas e consultas. Talvez estejamos lidando não mais com algo reacionário, contra a hegemonia do modernismo; a bandeira que os principais pós-modernistas de outrora levantavam e defendiam. O pós-modernismo de hoje pode ser algo ao mesmo tempo alegre e reservado, vernacular e altamente tecnológico.
Bjarke Ingels Group projetou um conjunto de edificações como a nova casa do Noma, um dos restaurantes mais aclamados do mundo, situado entre dois lagos dentro da comunidade de Christiania em Copenhague. Construído no local de um antigo depósito militar usado para armazenar minas para a Marinha Real Dinamarquesa, o projeto é imaginado como uma íntima vila culinária. Com os interiores concluídos em colaboração com o Studio David Thulstrup, o projeto dissolve as funções individuais do restaurante em uma coleção de edificações separados, porém conectados.
Uma resposta arquitetônica aos crescentes problemas da população, clima e migração urbana está atualmente em exposição no Centro de Arquitetura Dinamarquês em Copenhague, na forma da exposição Wasteland. Com curadoria da empresa de arquitetura dinamarquesa Lendager Group, as exposições estão repletas de matérias-primas, processos, experiências e métodos, apoiados por uma longa lista de fatos chocantes sobre nossos efeitos no planeta Terra: mais de 2 milhões de toneladas de CO2 foram emitidos globalmente este ano; mais de 3,3 bilhões de toneladas de recursos foram extraídos da Terra neste ano; Mais de 127 milhões de toneladas de resíduos foram despejados no mundo este ano, totalizando um custo de mais de US$ 14 trilhões de dólares resultantes da nossa incapacidade de agir sobre as alterações climáticas. Estas são estatísticas atuais, que confrontam os visitantes na primeira sala do espaço de exposição. Eles fornecem contexto para o que vem a seguir.
BIG concluiu seu segundo edifício nos EUA, um prédio de escritórios de 8.500 metros quadrados na 1200 Intrepid Avenue, em Filadélfia, Pensilvânia, que também marca o primeiro projeto de escritórios realizado pelo BIG. Localizado no masterplan requalificado da Navy Yard (projetado por Robert Stern), o edifício de quatro andares caracteriza-se por uma fachada cônica de curvatura dupla e um periscópio exagerado "inspirado pelos navios de guerra históricos ancorados próximo dali.