Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Faculdade Glasir Tórshavn / BIG

Faculdade Glasir Tórshavn / BIG

© Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj + 35

Universidade  · 
Tórshavn, Ilhas Feroé
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Sócios responsáveis

    Bjarke Ingels, Finn Nørkjær, Ole Elkjær Larsen
  • Arquiteto responsável

    Høgni Laksáfoss
  • Equipe de arquitetura

    Alberte Danvig, Alejandro Mata Gonzales, Alessio Valmori, Alexandre Carpentier, Annette Birthe Jensen, Armen Menendian, Athena Morella, Baptiste Blot, Boris Peianov, Camille Crepin, Claudio Moretti, Dag Præstegaard, Daniel Pihl, David Zahle, Edouard Boisse, Elisha Nathoo, Enea Michelesio, Eskild Nordbud, Ewelina Moszczynska, Frederik Lyng, Goda Luksaite, Henrik Kania, Høgni Laksáfoss, Jakob Lange, Jakob Teglgård Hansen, Jan Besikov, Jan Kudlicka, Jan Magasanik, Jeppe Ecklon, Jesper Boye Andersen, Ji-Young Yoon, Johan Cool, Kari-Ann Petersen, Kim Christensen, Kristoffer Negendahl, Long Zuo, Martin Cajade, Michael Schønemann Jensen, Mikkel Marcker Stubgaard, Niklas Rausch, Norbert Nadudvari, Oana Simionescu, Richard Howis, Sabine Kokina, Simonas Petrakas, Sofia Sofianou, Takumi Iwasawam, Tobias Hjortdal, Tommy Bjørnstrup, Victor Bejenaru, Xiao Xuan Lu
  • Ano do projeto

    2018
  • Unidade

    m2
  • BIG Ideas

    Tore Banke, Kristoffer Negendahl
  • Colaboradores

    Fuglark, Lemming & Eriksson, Rosan Bosch, Samal Johannesen, Martin E. Leo SP/F, KJ Elrad Radgevandi Verkfroendingar
  • Cliente

    Mentamalaradid (Ministry of Culture) / Landsverk
Mais informações Menos informações
© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado em meio a paisagem sinuosa dos fiordes feroêses, a Faculdade Glasir Tórshavn ocupa uma posição proeminente no centro da capital das Ilhas Feroé, Tórshavn. Entre o mar e a encosta, o projeto foi concebido para acolher e reunir as principais instituições de ensino do país, incluindo a Escola de Ensino Médio, a Faculdade Técnica de Tórshavn e da Faculdade de Negócios das Ilhas Faroe, tudo isso em um único edifício que abriga mais de 1.750 alunos, professores e funcionários.

© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj
via BIG
via BIG
© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj

Apesar de sua estrutura integrada, a autonomia e a identidade de cada instituição que abriga é mantida, criando um ambiente colaborativo e inspirador para o aprendizado e o desenvolvimento de seus alunos. Projetado a partir das necessidades específicas de cada entidade, o edifício foi concebido como uma sobreposição de programas organizados ao redor de um pátio central: um pavimento para cada uma das três instituições, um nível para a praça de alimentação e outro para o centro esportivo. Este edifício de cinco pavimentos configura e define a praça central como um vórtice, a partir do qual cada nível institucional se desdobra para fora, avançando e irradiando sua estrutura sobre a paisagem montanhosa de Tórshavn.

© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj

A entrada principal da maior instituição pública de ensino das Ilhas Faroe se dá através de uma ponte suspensa que supera à dramática geografia do local. Alunos e professores são acolhidos neste grande pátio circular, um ponto de encontro e integração de toda a comunidade local.

© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj

A estrutura rizomática concebida pelo BIG é uma interpretação da paisagem natural deste arquipélago do Atlântico Norte, tentáculos que se espalham pelo território e conformam um pátio interno de trinta e dois metros de diâmetro, acolhendo uma série de terraços e espaços informais para encontros e reuniões, eventos sociais e jantares, assim como um auditório para a realização de eventos ou palestras. Acima desta praça multi-uso, aberturas zenitais gigantescas fazem a conexão entre o interior e o exterior, preenchendo o edifício com luz natural e protegendo seus espaços dos ventos fortes e das rigorosas condições climáticas locais. Cada um dos edifícios dentro da estrutura do Glasir College possui fachadas de vidro com diferentes cores, as quais identificam cada um dos programas que acolhem o pátio central do colégio.

© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj

Esta topografia construída, conformada por seus diversos níveis escalonados, dilui a verticalidade deste edifício vertical esparramando-o pelo terreno e simulando a própria geografia dos fiordes faroêses. Os níveis mais altos, conformados pela escola de ensino médio e a faculdade de negócios, se abrem para o exterior avançando sobre a paisagem montanhosa, criando um edifício que se transforma de dentro pra fora, conectando-se ao seu entorno e se abrindo para a cidade. Esta exuberante geografia é sempre visível a partir do interior da grande praça, fortalecendo o conceito de um edifício que brota deste terreno complexo e se incorpora a ele.

© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj

A paleta de materiais também reflete as características naturais desta paisagem única: interiores de pedra, concreto aparente e madeiras de diferentes tonalidades; por outro lado, o exterior de vidro e alumínio cria um pano de fundo neutro que transparece o caráter público de uma das mais importantes instituições deste pequeno e remoto país.

© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj

Externamente, a fachada de vidro é marcada por uma modulação simples e regular que transforma seu contorno delicadamente sinuoso em uma sequencia de linhas retas, como uma pedra preciosa perfeitamente lapidada para refletir a paisagem e permitir diferentes pontos de vista a partir do interior. Com o tempo, a grama dos terraços se tornará verde como a superfície montanhosa sobre a qual o edifício se eleva, fazendo com que esta impressionante e moderna estrutura se funda com a paisagem natural, característica única de Tórshavn.

© Rasmus Hjortshoj
© Rasmus Hjortshoj

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Tórshavn, Ilhas Feroé

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Faculdade Glasir Tórshavn / BIG" [Glasir Tórshavn College / BIG] 15 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915029/faculdade-glasir-torshavn-big> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.