Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Rasmus Hjortshõj

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Carbono incorporado nos materiais de construção: O que é e como calcular

Qualquer atividade humana impacta de alguma forma o meio ambiente. Algumas menos, outras muito mais. Segundo o United Nations Environment Programme (Unep), o setor da construção é responsável por até 30% de todas as emissões de gases que contribuem ao efeito estufa. Atividades como mineração, processamento, transporte, operação de indústria e combinação de produtos químicos resultam na liberação de gases como o CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d’ água. Estes, quando lançados na atmosfera, absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta. Com uma quantidade desenfreada de gases sendo lançados cotidianamente, essa camada é engrossada, fazendo com que a radiação solar entre e não consiga sair do planeta, acarretando em impactos quase incalculáveis para a humanidade, como desertificação, derretimento das geladeiras, escassez de água, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade.

Como arquitetos, uma das nossas maiores preocupações deveria ser de que forma é possível diminuir as emissões de carbono incorporados nas construções. Conseguir mensurar, quantificar e qualificar os impactos é um primeiro caminho. 

Assista ao vivo às palestras do World Architecture Festival 2019

Acompanhe a décima segunda edição do World Architecture Festival através da transmissão ao vivo do ArchDaily. Maior programa de premiações de arquitetura do mundo, o WAF reunirá este ano mais de dois mil arquitetos e designers em Amsterdã para três dias de conferências, prêmios e exposições, entre 4 e 6 de dezembro. Acompanhe nossas transmissões ao vivo do Facebook.

© Rasmus Hjortshoj Cortesia de JKMM Architects, WAF Cortesia de Mecanoo Architecten, WAF © Safdie Architects, WAF + 5

Centro de Observação de Pandas / BIG

© Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj + 18

Frederiksberg, Dinamarca
  • Arquitetos: Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 2450.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

18 Projetos de arquitetura voltados para crianças

A arquitetura para crianças não necessariamente se reflete em brincadeiras para eles. No caso dos jardins infantis, parques e escolas, o processo projetual é realizado por adultos, no entanto, os fiéis usuários são as crianças. Portanto, os arquitetos têm a responsabilidade de garantir que o entorno construído ofereça a oportunidade de brincar, explorar e aprender no espaço físico.

Com isso em mente, apresentamos 18 espaços projetados especialmente para crianças - ambientes que talvez possam inspirar aos futuros Fosters, Hadids e Le Corbusiers.

Usina de energia e centro de recreação urbana CopenHill / BIG

© Laurian Ghinitoiu © Soren Aagaard © Rasmus Hjortshoj © Dragoer Luftfoto + 19

Copenhague, Dinamarca
  • Arquitetos: Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 41000.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

CopenHill: a usina de energia com uma pista de esqui na cobertura projetada pelo BIG

Após quase uma década em construção, a usina de geração de energia a partir de resíduos CopenHill, imaginada pela primeira vez pelo Bjarke Ingels Group, foi finalmente inaugurada em Copenhague. O ArchDaily cobriu inicialmente o projeto do BIG em janeiro de 2011, mas a usina incluiria posteriormente ideias hedonísticas do primeiro gerador de anéis de vapor do mundo e o financiamento coletivo através do Kickstarter. Hoje, o projeto cumpriu muitas de suas promessas e a CopenHill permanece como um zeitgeist arquitetônico moderno, refletindo a própria evolução do BIG.

© Justin Hummerston © Laurian Ghinitoiu © Soren Aagaard © Dragoer Luftfoto + 14

Em foco: Bjarke Ingels

O arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, frequentemente citado como um dos mais inspiradores de sua era, completa hoje 45 anos. Com uma idade em que muitos arquitetos estão apenas começando a se estabelecer na prática profissional, Ingels já venceu inúmeros concursos e alcançou um nível de respeito e fama que é rato no campo da arquitetura. Sua obra encarna um incomum otimismo que é, ao mesmo tempo, lúdico, prático e acessível. 

Ponte Lille Langebro / WilkinsonEyre

© Rasmus Hjortshøj © Rasmus Hjortshøj © Rasmus Hjortshøj © Rasmus Hjortshøj + 31

Copenhagen, Dinamarca
  • Arquitetos: WilkinsonEyre
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Os melhores projetos de arquitetura do mundo em 2019, eleitos pela Time

A lista World's Greatest Places 2019 da revista Time reúne os 100 melhores destinos no mundo para visitar, se hospedar, comer e beber. Selecionados pela equipe global de redatores e correspondentes da revista, os lugares foram avaliados segundo critérios de qualidade, originalidade, inovação, sustentabilidade e influência.

Dentre os lugares selecionados pela Time, reunimos a seguir os projetos de arquitetura que já foram publicados no ArchDaily. Conheça-os a seguir.

BIG inaugura exposição retrospectiva de projetos em Copenhague

O Bjarke Ingels Group (BIG) inaugurou recentemente a sua última exposição de projetos de arquitetura no Danish Architecture Center. Chamada de “Formgiving - Uma História Arquitetural do Futuro, do Big Bang à Singularidade”, a exposição nos convida à refletir sobre a evolução da arquitetura ao longo dos últimos anos.

© Rasmus Hjortshøj © Rasmus Hjortshøj © Rasmus Hjortshøj © Rasmus Hjortshøj + 10

Game Streetmekka Aalborg / JAJA Architects

© Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj + 48

Aalborg, Dinamarca
  • Arquitetos: JAJA Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 2500.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

Torre de Observação do Camp Adventure / EFFEKT

© Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj + 34

  • Arquitetos: EFFEKT
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Espaço público: lugar democrático ou de privilégios?

Quando falamos de espaço público, muitas vezes imaginamos um parque com pessoas felizes e relaxadas em um dia ensolarado. Na verdade, esta é uma abordagem muito restrita. Uma jovem não atravessa uma rua deserta de madrugada da mesma forma que um homem branco de terno ou um imigrante de diferentes trajes. Você já se sentiu discriminado ao visitar um espaço público?

Nesta edição da conversa entre editores do ArchDaily, editores de Los Angeles, São Paulo, Argentina e Uruguai compartilham seus pontos de vista sobre a definição de espaços públicos para todos

Centro educacional em forma de vórtice projetado pelo BIG é inaugurado nas Ilhas Faroe

O centro de educação em forma de vórtice do Bjarke Ingels Group foi inaugurado nas Ilhas Faroe. A Faculdade Glasir Tórshavn combina três instituições sob o mesmo teto em uma área de mais de 19.000 metros quadrados. Feito para saudar a paisagem das Ilhas Faroe, o projeto inclui a Escola de Ensino Médio, a Faculdade Técnica de Tórshavn e a Faculdade de Negócios das Ilhas Faroe. O desenho apresenta fachadas de vidro que juntas formam a massa circular do edifício.

Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj + 10

Faculdade Glasir Tórshavn / BIG

© Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj © Rasmus Hjortshoj + 35

Tórshavn, Ilhas Feroé
  • Arquitetos: Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 19200.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos

© DuoCai Photograph
© DuoCai Photograph

© Gianluca Stefani © Thomas Zaar © Tomasz Zakrzewski © Sebastien Michelini + 112

A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança. 

Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas.