Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos

Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos - Imagem 1 de 5
Photo by Viktor Talashuk on Unsplash

No dia 24 de fevereiro de 2022 a Rússia iniciou uma invasão à Ucrânia, provocando a maior e mais rápida crise de refugiados da Europa moderna. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA), quase 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas na Ucrânia, e 3,4 milhões delas saíram para países vizinhos desde o início da guerra. A crise humanitária uniu o mundo em protesto contra a violência militar direcionada a civis e provocou uma resposta global sem precedentes em apoio às iniciativas de ajuda. A comunidade da arquitetura também se uniu em apoio à Ucrânia, condenando a guerra, suspendendo trabalhos na Rússia e apoiando profissionais criativos ucranianos contratando seus serviços.

Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos - Imagem 2 de 5Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos - Imagem 3 de 5Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos - Imagem 4 de 5Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos - Imagem 5 de 5Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos - Mais Imagens

A guerra na Ucrânia desencadeou uma crise de refugiados rapidamente, com 3,4 milhões de pessoas, a maioria delas mulheres e crianças, forçadas a abandonarem seus países. Mais de 2 milhões de refugiados foram para a vizinha Polônia, que também abriga a maior diáspora ucraniana. Aqui e nos países vizinhos Hungria, Romênia, Moldávia e Eslováquia, os governos e a sociedade civil se mobilizaram para atender a recepção e as necessidade de integração no curto e no longo prazo. Universidades e escolas já começaram a integrar crianças refugiadas, e muitos ucranianos buscam trabalho na UE. Muitas iniciativas foram desenvolvidas para ajudar arquitetos e designes na Ucrânia cujos trabalhos e carreiras foram interrompidos pela guerra.

Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos - Imagem 5 de 5
© Shutterstock. ImageHungary-Beregsurany February 26 .2022. Ukrainian families flee the war across the Hungarian border

O Conselho de Arquitetos da Europa (ACE) estabeleceu uma força tarefa especial dedicada a encontrar e disseminar maneiras para que arquitetos europeus ajudem a Ucrânia e seus profissionais criativos. A organização compartilha constantemente suas ações por toda a Europa em apoio aos refugiados ucranianos, como bases de dados de ofertas de emprego para arquitetos e designers ucranianos ou várias formas de auxílio para refugiados ucranianos oferecidas por organizações locais de arquitetura. Em vários países, como Dinamarca, França, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Eslováquia, arquitetos já se mobilizaram para oferecer oportunidades de trabalho para seus colegas ucranianos, algo que também é promovido via ACE.

A iniciativa Hire for Ukraine oferece uma plataforma para conectar arquitetos e outros criativos a potenciais empregadores. De maneira semelhante, o Instituto Nacional Polonês para Arquitetura e Planejamento Urbano (NIAiU) construiu uma base de dados de pessoas e empresas que estão trabalhando no setor criativo e que podem oferecer emprego para arquitetos ucranianos. A UK Architects for Ukraine é uma iniciativa criado por arquitetos britânicos para conectar cidadãos ucranianos deslocados pela guerra com patrocinadores e oportunidades de trabalho presenciais em firmas de arquitetura no Reino Unido.

Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos - Imagem 4 de 5
© Shutterstock. ImageKYIV, UKRAINE - February 25, 2022: Subway station serves as a shelter for thousands of people during a rocket and bomb attack.

Na última orientação da RIBA para a crise humanitária ucraniana, a instituição anunciou que irá utilizar a plataforma de empregos RIBA para conectar refugiados com oportunidades de emprego no Reino Unido, exigindo que as firmas que contratem arquitetos refugiados também ofereçam hospedagem por um período de 6 meses. A RIBA aconselha os arquitetos ucranianos ou estudantes a contatarem a União Nacional de Arquitetos da Ucrânia, que em contrapartida recebe apoio do Conselho de Arquitetos da Europa, que irá ajudá-los a se conectar com organizações arquitetônicas em toda a Europa.

Arquitetos também estão colocando suas habilidades a serviço de providenciar abrigo para os refugiados ucranianos. Conhecidos por seu envolvimento em iniciativas de auxílio humanitário, Shigeru Ban e a rede de arquitetos voluntários providenciaram o Sistema de Partição de Papéis (PPS) para países vizinhos da Ucrânia. O sistema foi anteriormente utilizado com sucesso em iniciativas de alívio a catástrofes após o grande terremoto no leste do Japão em 2011, e o terremoto de Hokkaido em 2018, ou as chuvas torrenciais no sul de Kyushu em 2020. Até agora, o sistema foi instalado em um antigo supermercado próximo à fronteira entre Polônia e Ucrânia e na Estação Ferroviária de Wroclaw. De maneira similar, a firma de arquitetura baseada em Kharkiv Drozdov&Partners, juntamente com o Replus Bureau e Ponomarenko Bureau estão tentando transformar uma escola em Lviv em um centro temporário de abrigo para ucranianos deslocados pelo país.

Conheça a lista de organizações e grupos de ajuda que podem contribuir para aliviar a atual crise humanitária.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Crise de refugiados se agrava e profissão se mobiliza em apoio a designers e arquitetos ucranianos" [Ukraine's Refugee Crisis Worsens and the Profession Mobilizes in Support of Ukrainian Architects and Designers] 22 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979112/crise-de-refugiados-se-agrava-e-profissao-se-mobiliza-em-apoio-a-designers-e-arquitetos-ucranianos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.