Uma crise de refugiados: guerra na Ucrânia desencadeia emergência humanitária

Na semana passada, o impensável aconteceu e a guerra voltou a acontecer na Europa. Mais de 520 mil pessoas já deixaram a Ucrânia — o maior êxodo de pessoas na Europa desde as guerras dos Bálcãs. A menos que haja um fim imediato das hostilidades, até 4 milhões de ucranianos devem deixar o país nos próximos dias ou semanas, segundo a ONU. A violência militar e os bombardeios indiscriminados em áreas residenciais e instalações civis, como hospitais e jardins de infância, agravam ainda mais a crise humanitária.

Uma crise de refugiados: guerra na Ucrânia desencadeia emergência humanitária - Imagem 2 de 5Uma crise de refugiados: guerra na Ucrânia desencadeia emergência humanitária - Imagem 3 de 5Uma crise de refugiados: guerra na Ucrânia desencadeia emergência humanitária - Imagem 4 de 5Uma crise de refugiados: guerra na Ucrânia desencadeia emergência humanitária - Imagem 5 de 5Uma crise de refugiados: guerra na Ucrânia desencadeia emergência humanitária - Mais Imagens

Uma crise de refugiados: guerra na Ucrânia desencadeia emergência humanitária - Imagem 3 de 5
KYIV, UKRAINE - February 25, 2022: Subway station serves as a shelter for thousands of people during a rocket and bomb attack. Image via Shutterstock

Nos países vizinhos como Polônia, Hungria, Romênia, República da Moldávia e Eslováquia, governos e sociedade civil se mobilizaram para fornecer abrigo, alimentação e assistência médica às dezenas de milhares de ucranianos que cruzam suas fronteiras. Autoridades e ONGs alocaram recursos e coordenaram a ajuda humanitária, empresas privadas colocaram suas instalações e recursos à disposição deste esforço e centenas de voluntários foram às fronteiras para acolher as inúmeras pessoas transformadas em refugiados durante a noite, oferecendo desde abrigo em suas próprias casas, refeições quentes, até transporte. Outros governos forneceram ajuda aos países que estão recebendo os refugiados e várias promessas foram feitas para apoios dentro e fora da Ucrânia, bem como para futuros esforços de restauração.

Os refugiados são, em sua maioria mulheres, crianças e alguns idosos, uma vez que, a partir de 25 de fevereiro (o segundo dia da invasão russa), homens ucranianos de 18 a 60 anos não podem mais deixar o país e, em vez disso, foram instados pelo governo a se juntar aos esforços militares. Cenas dramáticas se desenrolavam nas fronteiras, enquanto as famílias eram forçadas a se separar. Poucos solicitam asilo em países vizinhos, pois esperam uma rápida resolução da agressão armada e um retorno às suas casas o mais breve possível. A Polônia e a República da Moldávia também abrigam uma grande diáspora ucraniana, e muitos refugiados estão tentando encontrar suas famílias no exterior através dos países vizinhos. As instalações de fronteira estão sobrecarregadas com o fluxo maciço de pessoas, embora todos os esforços tenham sido feitos para agilizar o processo. A situação está mudando constantemente e o número de refugiados está crescendo a cada hora.

Testemunhando o medo e a descrença do povo ucraniano refugiado somos tentados a sucumbir a um sentimento de impotência. No entanto, a terrível situação uniu o mundo inteiro em protesto e mobilizou uma ampla gama de respostas à crise humanitária, pois as pessoas em todo o mundo estão procurando maneiras de ajudar e mostrar apoio ao povo ucraniano. Abaixo, compartilhamos uma lista de organizações e grupos de ajuda com os quais podemos contribuir e aliviar a crise humanitária. Além do auxílio humanitário, a comunidade arquitetônica pode apoiar os profissionais criativos da Ucrânia cujo trabalho e meios de subsistência foram interrompidos através da contratação de seus serviços. A iniciativa Hire for Ukraine oferece uma plataforma para conectar arquitetos e outros criativos a possíveis empregadores. Da mesma forma, o Instituto Nacional Polonês de Arquitetura e Planejamento Urbano (NIAiU) está construindo um banco de dados de pessoas e empresas que trabalham na indústria criativa e que podem oferecer emprego aos arquitetos ucranianos. Arquitetos croatas também iniciaram o Grupo de Apoio aos Refugiados Ucranianos na Croácia.

Uma crise de refugiados: guerra na Ucrânia desencadeia emergência humanitária - Imagem 4 de 5
Siret Border, Romania - February 26, 2022. Image via Shutterstock

Voices of Children

Campanha de doação da UNICEF para crianças ucranianas

Fundação Dobrobut

Razom for Ukraine

United Help Ukraine

Fundraiser for Sunflower of Peace

Revived Soldiers Ukraine

Hospitallers

Lifeline - Linha de prevenção ao suicídio

Ministério da Saúde da Ucrânia e Cruz Vermelha apoiando médicos e hospitais

Cruz Vermelha Ucraniana

Serviço de Ajuda Maltês em Ivano-Frankivsk arrecada fundos para acomodar os deslocados internos

Plataforma iRaiser

Ajuda Humanitária de Emergência para a Ucrânia por Libereco - Partnership for Human Rights

Comitê Internacional da Cruz Vermelha – Crise na Ucrânia

Blue/Yellow

Ação Humanitária Polonesa

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Uma crise de refugiados: guerra na Ucrânia desencadeia emergência humanitária" [A Refugee Crisis Unfolding: War on Ukraine Triggers a Humanitarian Emergency] 23 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977838/uma-crise-de-refugiados-guerra-na-ucrania-desencadeia-emergencia-humanitaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.