Por que as maquetes são tão atraentes?

Ambiciosas e diversas, as maquetes são ferramentas representativas não exclusivas dos arquitetos. O fascínio peculiar pelas miniaturas – e o que elas nos dizem sobre nosso mundo – se estende a todas as idades, culturas e propósitos. Sejam templos de argila feitos em escala em 200 a.C. encontrados no México, modelos de cerâmica carregados durante as viagens islâmicas medievais, casas de bonecas vitorianas e LEGOS, os modelos são mais do que construções infantis. As miniaturas revelam o essencial, explicam conceitos muito mais amplos, contêm dados íntimos e históricos e nos convidam a desafiar nossa subjetividade e a perspectiva daquilo que conhecemos.

Por que as maquetes são tão atraentes? - Imagem 2 de 7Por que as maquetes são tão atraentes? - Imagem 3 de 7Por que as maquetes são tão atraentes? - Imagem 4 de 7Por que as maquetes são tão atraentes? - Imagem 5 de 7Por que as maquetes são tão atraentes? - Mais Imagens+ 2

As miniaturas estão cheias de pequenas porções de nosso mundo e de nossas vidas. Ao transcender as normas espaciais, os modelos prevêem e medem o tamanho e o desempenho do mundo real. Eles ajudam a entender o patrimônio cultural e histórico e sua conexão com o mundo contemporâneo. "Pequenos objetos também desafiam a escala pela qual nos medimos de outra maneira." Por fim, edifícios em escala contêm histórias, lugares e emoções.

Abordar a experiência do objeto e as relações da escala do corpo para justificar o apelo das miniaturas é um assunto abstrato. No entanto, além da delicadeza e da surpresa, os pequenos modelos representam ideias com interpretações comuns. A partir desse ponto, sob abordagens históricas, práticas e arquitetônicas, os seguintes pensamentos podem desvendar a razão pela qual as maquetes intrigam e envolvem.

As maquetes são ferramentas de visualização

Por que as maquetes são tão atraentes? - Imagem 3 de 7
EFFEKT. Imagem © Rasmus Hjortshøj

Os modelos são atraentes porque "controlar um pequeno mundo em escala reduzida pode nos dar novas perspectivas e restaurar nosso senso de ordem em tempos incertos". Essas ferramentas poderosas permitem que objetos reais sejam representados com precisão em tamanhos reduzidos e medidos para determinar seu tamanho e desempenho no mundo real. Minifiguras serviram em campanhas militares, e Leonardo Da Vinci ficou famoso por criar modelos em escala de catapultas, pedalinhos e outras estruturas.

Como uma característica fundamental do modernismo arquitetônico, o modelo em miniatura tornou-se uma ferramenta crucial de educação e prática de design no final do século XIX. Seu ressurgimento, assim como o uso crescente da fotografia como meio documental, está associado à virada modernista em direção à objetividade, à busca de formas de comunicar ideias em três dimensões e à possibilidade de examinar um projeto com o cliente.

“A visão “do olho de Deus” oferece um senso de medida onisciente” - In Miniature: How Small Things Illuminate the World by Simon Garfield

Porém, a intensa busca por um mundo organizado e planejado também tem suas críticas. Em 1958, Jane Jacobs lamentou que arquitetos e planejadores urbanos tivessem se apaixonado por modelos em escala e vistas panorâmicas - uma "maneira vicária de lidar com a realidade", em suas palavras. A miniaturização esconde a natureza decididamente confusa da vida urbana e as complexidades sociais que fazem a cidade funcionar. Enquanto a vista de cima oferece a ilusão de coerência, as cidades só são realmente compreendidas ao nível do solo: "Você tem que sair e andar", disse Jacobs.

Modelos são atemporais

Por que as maquetes são tão atraentes? - Imagem 4 de 7
Temple Model | México, Mesoamerica, Colima. Imagem via The MET Collection

Efígies arquitetônicas arqueológicas da Síria da Idade do Bronze, Egito Antigo e China da Dinastia Han estabelecem modelos em escala para além da posição de 'ornamento'", redefinindo a iconografia arquitetônica em contextos mais amplos de urbanização e cultura urbana de mundos anteriores. Sejam ou não consideradas ferramentas de representação arquitetônica pelos profissionais, a popularidade e a vantagem comunicativa das maquetes podem ser utilizadas para nos questionarmos sobre nosso patrimônio cultural e histórico e sua conexão com o mundo contemporâneo. Ou pelo menos uma visão de como pensamos que era o passado.

Indo fundo na interpretação da memória, o Pavilhão da Bélgica na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia apresentou uma mini versão de uma região de Flandres e Bruxelas para explorar concepções espaciais, equívocos e pressuposições baseadas no passado e no presente.

Por que as maquetes são tão atraentes? - Imagem 5 de 7
Pavilhão da Bélgica na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura. Imagem © We Document Art

Com o título de Composite Presence [Presença Composta em tradução literal], o pavilhão belga da 17ª Exposição Internacional de Arquitetura - A Bienal de Veneza, irá explorar a complexa relação entre arquitetura e as cidades. Sob o tema "memória como estúdio de design", Bovenbouw Architectuur optou por recriar cinquenta projetos de arquitetura dos últimos 20 anos em escala 1:15, exibindo uma ecologia arquitetônica equilibrada e reunindo diferentes estilos, funções e tipologias. Os visitantes puderam reconhecer camadas históricas, especificidades morfológicas e confrontos imprevisíveis no tecido urbano histórico e contemporâneo.

Modelos desafiam a percepção

Por que as maquetes são tão atraentes? - Imagem 6 de 7
Sou Fujimoto Architects (Tóquio, Japão). Architecture is Everywhere, 2015. Imagem © Becky Quintal

Ao contrário da ordem e do controle, o discernimento aberto também é atraente. Conforme descrito pela autora americana Susan Stewart em On Longing, um experimento conduzido na Escola de Arquitetura da Universidade do Tennessee testou como a escala alterava radicalmente a percepção do tempo em proporção direta ao tamanho.

Os pesquisadores pediram aos participantes que brincassem com salas de modelos em escala 1/6, 1/12 e 1/24 do tamanho de modelos em escala real. Os participantes foram convidados a se imaginar nessa escala e passear pelas salas modelo. Em seguida, solicitaram que eles dissessem aos pesquisadores quando sentiram que estiveram envolvidos com cada modelo por 30 minutos. O teste mostrou que o tempo é vivenciado com base na escala. Por exemplo, 30 minutos foram experimentados em 5 minutos na escala 1/12, mas em 2,5 minutos na escala 1/24. Stewart chamou o fenômeno do tempo reduzido de 'tempo privado'.

Modelos são lembranças

Por que as maquetes são tão atraentes? - Imagem 2 de 7
Cortesia de No Starch Press

Os modelos são atraentes porque são portáteis e carregam memórias e emoções. Que tal um Guggenheim para sua mesa ou uma Ópera de Sydney em sua mesa de cabeceira? Assim como os souvenirs, as maquetes de edifícios e marcos históricos expressam a variedade e a riqueza das tradições culturais sem visitar museus ou cruzar o mundo. Da mesma forma, as miniaturas carregam emoções (nostalgia, emoção, afeto, etc.) ligadas a um período passado ou retratando o futuro.

“É do pequeno que tendemos a gostar"- A Philosophical Enquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beautiful de Edmund Burke

As miniaturas são o cohecido reduzido ao desconhecido. Elas servem para entender o universo em que vivemos, desencadeando, como uma resposta infantil, diversão, criação, descoberta, lembrança e questionamento. Os modelos em escala são atraentes porque transcendem todas as gerações, culturas e realidades, funcionando como um mundo completo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Por que as maquetes são tão atraentes?" [Why are Scale Models So Appealing? ] 28 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994728/por-que-as-maquetes-sao-tao-atraentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.