Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Centro educacional em forma de vórtice projetado pelo BIG é inaugurado nas Ilhas Faroe

Centro educacional em forma de vórtice projetado pelo BIG é inaugurado nas Ilhas Faroe

O centro de educação em forma de vórtice do Bjarke Ingels Group foi inaugurado nas Ilhas Faroe. A Faculdade Glasir Tórshavn combina três instituições sob o mesmo teto em uma área de mais de 19.000 metros quadrados. Feito para saudar a paisagem das Ilhas Faroe, o projeto inclui a Escola de Ensino Médio, a Faculdade Técnica de Tórshavn e a Faculdade de Negócios das Ilhas Faroe. O desenho apresenta fachadas de vidro que juntas formam a massa circular do edifício.

Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj + 10

Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj
Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj

Localizado em uma encosta com vista para o Oceano Atlântico Norte, Glasir foi feito para atender mais de 1.750 alunos, professores e equipe de apoio. O projeto é concebido em cinco níveis separados que envolvem um pátio central: três, um para cada instituições, um destinado ao refeitório e outro ao centro esportivo e espaços de reuniões. O edifício é organizado como um vórtice, cada nível se abre para o pátio central, sendo que os níveis superiores irradiam 30 metros em direção ao entorno. Bogi Bech, CEO da Glasir, disse que “este edifício nos dá todas as condições que precisamos para ter sucesso. Agora é nossa responsabilidade aproveitar o máximo possível este ambiente fantástico. Estamos certos de que nosso novo espaço terá um grande impacto em como os professores irão ensinar e como os alunos aprenderão."

Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj
Faculdade Glasir Tórshavn. Imagem © Rasmus Hjortshoj

No interior, um pátio circular e escalonado cria um ponto de encontro em todos os níveis. Esse pátio interno oferece espaços flexíveis para reuniões de grupos, eventos sociais e jantares, além de assentos no auditório para apresentações maiores. "Inspirado na dramática topografia das Ilhas Faroe, o Glasir é projetado como um ambiente para o aprendizado: o espaço central da escola é concebido como uma interpretação topográfica da paisagem natural - um terreno contínuo com degraus e escadarias que se conectam em vários níveis e se mesclam a paisagem, a construção de múltiplos níveis em um único volume", disse Bjarke Ingels, fundador e diretor de criação do Bjarke Ingels Group. Com o passar do tempo, a grama plantada nos telhados crescerá lentamente para permitir que o centro de educação se misture ao seu contexto faroense.

O BIG venceu o concurso inicial de projeto juntamente com Fuglark Architects, Lemming & Eriksson, Sámal Johannesen, Martin E. Leo e KJ Elrad.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Centro educacional em forma de vórtice projetado pelo BIG é inaugurado nas Ilhas Faroe" [BIG's Vortex-Shaped Glasir College Opens in the Faroe Islands] 27 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915699/centro-educacional-em-forma-de-vortice-projetado-pelo-big-e-inaugurado-nas-ilhas-faroe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.