Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Japonesa

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Japão

Projetos mais recentes em Japão

Últimas notícias em Japão

Sou Fujimoto: 'Eu gosto de materiais brancos pois eles mudam junto com o contexto'

11:00 - 30 Maio, 2019
Sou Fujimoto: 'Eu gosto de materiais brancos pois eles mudam junto com o contexto', © Fernanda Castro
© Fernanda Castro

Sou Fujimoto esteve em São Paulo no último mês de março, para dar uma palestra na Expo Revestir 2019. Tivemos a oportunidade de entrevistá-lo e conversamos um pouco sobre sua abordagem projetual, trabalhos passados e futuros, exposições, entre outras coisas. Nascido no ano de 1971, na ilha de Hokkaido, no Japão, ele fundou seu escritório no ano de 2000, em sua cidade de formação. Possui obras em países como Estados Unidos, Reino Unido, China, Espanha, Grécia e Chile, além de diversas obras no Japão. Confira a entrevista a seguir:

Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook

21:00 - 10 Maio, 2019
Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook, © Peter M. Cook
© Peter M. Cook

O fotógrafo de arquitetura britânico Peter M. Cook documentou a cidade de Tóquio e sua evolução por mais de vinte anos. Após registrar o desenvolvimento da cidade e seus edifícios com uma câmera de grande formato, seu primeiro livro de fotos foi publicado pela editora Hatje Cantz Verlag. As 100 fotografias monocromáticas revelam a história de uma das cidades mais icônicas do mundo.

Quando a luz encontra o concreto: reflexões sobre a obra de Tadao Ando

13:00 - 23 Abril, 2019
Quando a luz encontra o concreto: reflexões sobre a obra de Tadao Ando, Vitra Conference Pavilion, Weil am Rhein / Germany. Image © Vitra, by Richard Bryant
Vitra Conference Pavilion, Weil am Rhein / Germany. Image © Vitra, by Richard Bryant

Quando perguntaram a Tadao Ando, arquiteto japonês vencedor do Prêmio Pritzker de 1995, qual seria o elemento mais consistente em sua obra, ele respondeu sem pestanejar: a luz. Através de sua arquitetura, Tadao Ando se apropria da luz e da sombra de uma forma quase coreográfica. Em determinados momentos, a sombra projetada em uma parede de concreto mais parece uma impressionante obra de arte. Em outros projetos são os reflexos na superfície d'água que transformam por completo a nossa compreensão do espaço. Sua abordagem arquitetônica enraizada na tradicional arquitetura japonesa e potencializada por um vasto vocabulário arquitetônico moderno, provocou profundas transformações em nossa disciplina durante a segunda metade do século XX colocando-o como uma das mais importantes figuras do regionalismo crítico. Cada um de seus projetos apresenta soluções individuais e profundamente conectadas à seus contextos específicos - como a Igreja da Luz, a Casa Koshino ou o Templo da Água-, aproximando a arquitetura tradicional japonesa à universalidade da arquitetura moderna. Ele foi capaz de reproduzir a luz difusa do interior das casas japonesas, filtrada pelas paredes de papel, através do uso criativo dos materiais e da simples configuração dos espaços.

O conceito “ma” para Arata Isozaki: um modo de ver o mundo

15:00 - 12 Março, 2019
O conceito “ma” para Arata Isozaki: um modo de ver o mundo, Shorin-zu Byobu - lado esquerdo de um díptico da autoria de Hasegawa Tohaku. Image via Wikipédia
Shorin-zu Byobu - lado esquerdo de um díptico da autoria de Hasegawa Tohaku. Image via Wikipédia

Arata Isozaki é o sétimo arquiteto japonês a ser laureado pelo Prêmio Pritzker. Para além da importância de sua produção arquitetônica, Isozaki teve papel fundamental na divulgação da cultura nipônica para o Ocidente. Em 1978, por exemplo, concebeu a exposição “Ma: Espaço-Tempo do Japão” para o Museu de Artes Decorativas de Paris, a qual tinha o propósito de apresentar a noção japonesa de espaço e tempo para o resto do mundo por meio do conceito “ma”. 

A aposta do Japão na reutilização adaptativa para enfrentar uma crise imobiliária emergente

19:00 - 7 Janeiro, 2019
A aposta do Japão na reutilização adaptativa para enfrentar uma crise imobiliária emergente, via Flickr. Image © Bo Nielsen
via Flickr. Image © Bo Nielsen

Meio século depois que a nova casa do subúrbio era o sonho de muitos jovens americanos, propriedades reformadas estão ganhando popularidade. Essa tendência se estende para além da América do Norte, com renovações estimulantes de estruturas existentes surgindo em todo o mundo, da Bélgica ao Quênia e à China. A atração por essa tipologia provavelmente está em sua multiplicidade; as renovações são novas e antigas, históricas e voltadas para o futuro, generativas e sustentáveis.

Arranha-céus de 2018: alternativas ao arquétipo da torre de vidro

10:00 - 22 Dezembro, 2018
Arranha-céus de 2018: alternativas ao arquétipo da torre de vidro, © Viktor Sukharukov
© Viktor Sukharukov

Seja como um objeto isolado ou parte de um conjunto de edifícios, arranha-céus são ícones excêntricos que habitam os principais centros urbanos do planeta. Uma metáfora da modernidade, do sucesso e da riqueza, arranha-céus são sinônimos da arquitetura das mais vibrantes cidades do mundo como Nova Iorque, Dubai e Singapura.

Becos de Tóquio viram inspiração para suportes de livros

15:00 - 15 Dezembro, 2018
Becos de Tóquio viram inspiração para suportes de livros, © <a href='https://twitter.com/monde55212068'>Twitter de monde</a>
© Twitter de monde

O designer monde, de Tóquio, criou uma série de suportes de livros inspirados nos estreitos becos da capital japonesa. Segundo o My Modern Met, os suportes, feitos de madeira cortada a laser e equipados com iluminação, transmitem a “sensação vertiginosa de percorrer as vielas da cidade”.

Clouds AO divulga projeto de um laboratório de pesquisa espacial flutuante no Japão

16:00 - 23 Novembro, 2018
Clouds AO divulga projeto de um laboratório de pesquisa espacial flutuante no Japão, AVATAR X LAB. Cortesia de Clouds AO
AVATAR X LAB. Cortesia de Clouds AO

O Clouds Architecture Office divulgou sua proposta para um laboratório de pesquisa espacial que flutua sobre uma cratera em Oita, no Japão. Chamado de AVATAR X LAB, o projeto foi feito para a ANA Holdings Inc. e a Japan Aerospace Exploration Agency. O laboratório faz parte do AVATAR Vision da ANA, um esforço para avançar e ser pioneiro em tecnologias Avatar do mundo real, e busca avançar as pesquisas sobre exploração e desenvolvimento do espaço.

Estudante brasileiro ganha concurso internacional propondo uma biblioteca sem acervo

19:00 - 8 Outubro, 2018
Estudante brasileiro ganha concurso internacional propondo uma biblioteca sem acervo, Cortesia de Alexandre R. Biselli
Cortesia de Alexandre R. Biselli

O objetivo da competição foi criar uma "biblioteca pública" icônica do século 21 na cidade de Tóquio, no Japão e debater seu papel em uma "era digital". A proposta deveria visar tornar-se uma solução para a vitalidade frequentemente questionada da biblioteca, melhorando e transformando suas capacidades como um "protótipo de compartilhamento de conhecimento que vai se tornar um modelo para as futuras bibliotecas do mundo. O estudante brasileiro Alexandre R. Biselli recebeu o primeiro lugar com a proposta Ever-fleeting Library.

Robô japonês pode executar tarefas básicas de construção

19:00 - 5 Outubro, 2018
Robô japonês pode executar tarefas básicas de construção, HRP-5P Robotic Construction Worker. Cortesia de Japan Advanced IST Institute
HRP-5P Robotic Construction Worker. Cortesia de Japan Advanced IST Institute

O Instituto de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão criou o HRP-5P, um robô humanóide que pode executar tarefas comuns de construção, incluindo a instalação de drywall. Como o TechCrunch relata, o HRP-5P usa medição ambiental, detecção de objetos e planejamento de movimento para executar várias tarefas. O robô pode ajudar a sociedade que está envelhecendo rapidamente no Japão, onde as taxas de natalidade em declínio encontram falta de trabalhadores qualificados.

Carregando... Pode demorar alguns segundos