Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura

Seja para um momento de pausa, descontração ou até mesmo para um wifi gratuito, as cafeterias costumam abrigar uma série de situações que envolvem mais que apreciar uma xícara de café. Um lugar tranquilo e agradável, que além de tudo ofereça uma boa bebida quente, é um grande atrativo para quem busca por uma cafeteria para passar algumas horas.

Nesse sentido, um projeto paisagístico que integre o verde a estes ambientes pode aumentar significativamente o conforto dos clientes, ao amenizar temperaturas e oferecer uma barreira contra a poluição atmosférica, sonora e visual. Além disso, após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, espaços abertos, com ventilação natural e jardins passaram a ser prioridades para muitos projetos, inclusive cafeterias.

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 2 de 21Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 3 de 21Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 4 de 21Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 5 de 21Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Mais Imagens+ 16

Devido sobretudo às vantagens bioclimáticas oferecidas pela vegetação, a sua inclusão em cafeterias através de projetos paisagísticos torna-se particularmente interessante em climas caracterizados por temperaturas mais quentes durante todo o ano. Por esse motivo, é comum encontrá-la sobretudo em cafés do sul e sudeste asiático, como Índia, Tailândia, Vietnã e Indonésia. Confira alguns exemplos a seguir:

Cafeteria Tanatap Ring Garden / RAD+ar (Research Artistic Design + architecture)

"A cafeteria Ring Garden chamada Tanatap é um pequeno protótipo de um espaço verde com vários níveis e plataformas dinâmicas que sobem e descem para criar uma paisagem "caminhável" na sua cobertura. A estrutura será conectada para criar uma série de anfiteatros flutuantes em torno de espaços verdes e atividades tropicais ao ar livre no centro".

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 6 de 21
© KIE, Mario Wibowo
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 7 de 21
© KIE, Mario Wibowo

Cafeteria VOYAGE COFFEE St. Yangmeizhu / atelier suasua

"O caminho estreito na entrada gera uma sensação ambígua entre alto e baixo, claro e escuro. Uma vez no jardim, a visão de repente se torna mais ampla e brilhante. Os visitantes entram na casa principal com pé-direito de 3,8 m de altura após uma ação de torção corporal. Depois de serem recebidos e servidos, voltam-se novamente e percorrem o caminho interno até a sala de descanso. Ao longo do percurso é possível ver as plantas do jardim e apreciar a vista através da fachada transparente".

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 5 de 21
© Yumeng Zhu
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 8 de 21
© Yumeng Zhu

Café Bonte / Yên Architecture

"Com o desejo de trazer a natureza para o projeto, poder tocar nas folhas e nas flores, os volumes são cobertos por árvores de diferentes portes. Com as camadas de vegetação, o problema do calor está resolvido".

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 9 de 21
© Nguyen Hoang Son
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 10 de 21
© Nguyen Hoang Son

Tropical Forest / Tayone Design Studio

"O principal estilo arquitetônico desta cafeteria é a matéria-prima natural, cercada por vasos e terrários exclusivos, além de várias espécies de plantas para as áreas internas e externas. Essas são naturalmente organizadas para criar um espaço fresco e agradável. A vegetação proporciona um ambiente ideal para reuniões ou mesmo para aqueles que procuram por um lugar mais tranquilo".

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 2 de 21
© Nguyen Thai Thach
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 11 de 21
© Nguyen Thai Thach

Cafeteria September / Red5studio + Ben Decor

"No que diz respeito à disposição do espaço, o térreo, com o espírito de trazer o jardim para dentro de casa cria uma sensação "interior mas exterior" adequada para os clientes sentarem-se rapidamente ou à volta do bar".

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 3 de 21
© Phú Đào
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 12 de 21
© Phú Đào

Cafeteria Anh Coffee Roastery / Red5studio

"A equipe de arquitetura conectou o sistema de pilares com uma mesa comunitária abrangendo todo o espaço do térreo. Além disso, a criação de outro acesso externo ao edifício leva os usuários do térreo a um “pequeno jardim externo” no primeiro pavimento".

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 4 de 21
© Do Sy
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 13 de 21
© Do Sy

Bonjour Cafe / Comma Studio

"O interior da cafeteria é projetado para ser completamente aberto. Dividimos os assentos com divisórias baixas, garantindo uma visão que se estende da área do interior do edifício até o a paisagem à frente. Usando uma combinação de matérias-primas: concreto, tijolo, cerâmica, aço corten... os espaços interiores trazem uma presença rústica, amigável e natural, agradando o cliente com o verde e a paisagem ao redor".

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 14 de 21
© Hoang Le
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 15 de 21
© Hoang Le

Café Dierra / MIV Architects

"A ideia era criar uma atmosfera e sensação de área externa, maximizando o potencial do local onde ainda existem muitas árvores densas ao redor do edifício para que os visitantes se encontrassem rodeados de vegetação e sentissem a brisa do exterior".

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 16 de 21
© Agung Fadriansyah
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 17 de 21
© Agung Fadriansyah

Café Boonma / Sher Maker

"Estávamos muito conscientes de começar o projeto com um elemento básico que determinasse os limites entre a edificação e a paisagem existente. Porém, por que não quebrar os limites do projeto e dissipar a arquitetura para o contexto circundante? E, ao mesmo tempo, utilizar a paisagem para definir este novo limite de diluição entre a área interna e externa".

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 19 de 21
© Rungkit Charoenwat
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 18 de 21
© Rungkit Charoenwat

Casa de Chá Kaomai / PAVA architects

"O projeto mais uma vez incentiva os visitantes a apreciar a estética dos celeiros de secagem de tabaco preservados e sua rica natureza, assim como aprender sobre a história local, plantas nativas e ecologia"

Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 20 de 21
© Spaceshift Studio
Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura - Imagem 21 de 21
© Spaceshift Studio

Nota: Os textos citados foram extraídos das descrições de cada projeto, enviadas pelos respectivos arquitetos. Descubra mais referências de projetos nesta pasta do My ArchDaily criada pela autora.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "Paisagismo em cafés: 10 projetos que integram o verde à arquitetura" 08 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989460/paisagismo-em-cafes-10-projetos-que-integram-o-verde-a-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.