Arquitetura do Vietnã

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Vietnã

Projetos mais recentes em Vietnã

Últimas notícias em Vietnã

Prêmio UIA 2030 anuncia lista de finalistas

A International Union of Architects (UIA), em parceria com a UN-HABITAT, anunciou os Finalistas Regionais da primeira etapa do Prêmio UIA 2030. O prêmio bienal, que está em sua edição inaugural, homenageia o trabalho de arquitetos que contribuem para a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana por meio de projetos construídos que demonstram qualidade de design e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Foster + Partners projetará novo bairro de uso misto no Vietnã

A Foster + Partners foi escolhida pela incorporadora Masterise Homes para atuar como consultora de arquitetura para o desenvolvimento da The Global City, um bairro completo na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, o primeiro empreendimento desse tipo no país desenhado por um escritório de arquitetura. A firma fornecerá soluções de design para um plando diretor totalmente integrado que apresenta uma gama completa de instalações, unidades residenciais e conexões com rodovias, avenidas e linhas de metrô.

Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021

Liderado pelo arquiteto libanês-americano Hashim Sarkis, o júri do Holcim Awards for Sustainable Construction anunciou os vencedores da sexta edição da competição global em uma cerimônia na Bienal de Veneza de 2021, na Itália.

Espaços públicos e os desafios da Covid-19: intervenções da UN-Habitat no Vietnã, Bangladesh e Índia

A Un-Habitat ou agência das Nações Unidas para o desenvolvimento urbano sustentável, cujo principal foco é encontrar soluções para os desafios impostos pelo rápido e voraz processo de crescimento e expansão urbana em países de economias emergentes, vem desenvolvendo abordagens inovadoras no campo da arquitetura e do urbanismo, centradas no usuário e nos processos participativos. Pensando nisso, o ArchDaily associou-se à UN-Habitat para trazer notícias semanais, artigos e entrevistas que se destacam neste setor, disponibilizando a nossos leitores conteúdos em primeira mão e direto da fonte.

Tube Houses: 15 projetos que reinterpretam as estreitas residências vietnamitas

Em cidades como Hanói e Saigon, no Vietnã, não é de se estranhar se estiver caminhando pela rua e avistar casas com fachadas suspreendentemente estreitas em contraste ao empilhamento de três a cinco pavimentos, com aberturas para ventilação e entrada da luz natural apenas na fachada frontal. Essas são as popularmente conhecidas, Tube Houses (ou Casas Tubo). Tradicionalmente, de acordo com histórias da cultura popular antiga, este modelo habitacional apresentava tal configuração em prol do cálculo de impostos com base na área da fachada, mas a verdadeira razão é o melhor aproveitamento do solo, possibilitando um maior número de lotes em uma mesma quadra.

ArchDaily elege os melhores Jovens Escritórios de Arquitetura de 2020

O ArchDaily tem o orgulho de anunciar a seleção de Jovens Escritórios 2020. Esta primeira edição destaca escritórios e profissionais emergentes que mostram abordagens, propostas e soluções inovadoras para alguns dos maiores desafios da atualidade. Da crise climática a questões de raça e gênero; da evolução tecnológica à coesão social – estes desafios estão alterando o curso da arquitetura, posicionando a disciplina no contexto de uma nova sociedade e economia. 

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã

O Vietnã tem uma rica história de arquitetura tradicional. Desde as casas de Rong e residências de Trinh Tuong às casas de palafitas do povo Ede, o país mostra uma profundidade de métodos e estilos de construção vernaculares. Hoje, arquitetos reinterpretam as técnicas de construção do passado para criar casas neo-tradicionais baseadas na vida contemporânea.

Arquitetura contemporânea nos países comunistas: projetos em Cuba, Laos, Vietnã e China

"O mundo está muito polarizado." Esta é uma frase que todos nós já ouvimos recentemente. Embora isso seja um fato incontestável, houve épocas em que o planeta esteve tão ou mais polarizado que hoje. Em especial, o período entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o início dos anos 1990 foi marcado por uma enorme tensão entre os blocos capitalista e socialista que deixou marcas profundas em muitos países e sociedades. O desmantelamento deste último, simbolicamente representado pela queda do muro de Berlim, extinguiu a tensão mas não erradicou o comunismo, que permanece ainda hoje como sistema político de alguns países

20 Projetos que mostram que arquitetura não é só para humanos

A arquitetura até pode ter suas raízes em nossa constante busca por abrigo e proteção, mas isso não significa que ela esteja apenas à serviço dos homens. Atualmente, contamos com inúmeros exemplos de projetos de arquitetura concebidos para outras espécies. Alguns podem até parecer meio over, como a exposição Dogchitecture desenvolvida em parceria por dez escritórios de arquitetura mexicanos em 2013 ou a série de casas para cachorro BowWow Haus, projetadas por mais de 80 escritórios de arquitetura em 2017, incluindo o Zaha Hadid Architects.

Dragões, rochas e barcos servem de inspiração para um teatro flutuante no Vietnã

A Sceno Light Architecture divulgou novas imagens de seu Ha Long Impression Theatre, situado na idílica baía de Ha Long, no Vietnã. Inspirado em mitologias e aspectos naturais, o projeto será construído em breve e oferecerá um pano de fundo panorâmico aos seus visitantes.