Arquitetura do Vietnã

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Vietnã

Projetos mais recentes em Vietnã

Últimas notícias em Vietnã

Tube Houses: 15 projetos que reinterpretam as estreitas residências vietnamitas

Em cidades como Hanói e Saigon, no Vietnã, não é de se estranhar se estiver caminhando pela rua e avistar casas com fachadas suspreendentemente estreitas em contraste ao empilhamento de três a cinco pavimentos, com aberturas para ventilação e entrada da luz natural apenas na fachada frontal. Essas são as popularmente conhecidas, Tube Houses (ou Casas Tubo). Tradicionalmente, de acordo com histórias da cultura popular antiga, este modelo habitacional apresentava tal configuração em prol do cálculo de impostos com base na área da fachada, mas a verdadeira razão é o melhor aproveitamento do solo, possibilitando um maior número de lotes em uma mesma quadra.

ArchDaily elege os melhores Jovens Escritórios de Arquitetura de 2020

O ArchDaily tem o orgulho de anunciar a seleção de Jovens Escritórios 2020. Esta primeira edição destaca escritórios e profissionais emergentes que mostram abordagens, propostas e soluções inovadoras para alguns dos maiores desafios da atualidade. Da crise climática a questões de raça e gênero; da evolução tecnológica à coesão social – estes desafios estão alterando o curso da arquitetura, posicionando a disciplina no contexto de uma nova sociedade e economia. 

Vegetação e fluidez: a arquitetura residencial contemporânea do Vietnã

O Vietnã tem uma rica história de arquitetura tradicional. Desde as casas de Rong e residências de Trinh Tuong às casas de palafitas do povo Ede, o país mostra uma profundidade de métodos e estilos de construção vernaculares. Hoje, arquitetos reinterpretam as técnicas de construção do passado para criar casas neo-tradicionais baseadas na vida contemporânea.

Arquitetura contemporânea nos países comunistas: projetos em Cuba, Laos, Vietnã e China

"O mundo está muito polarizado." Esta é uma frase que todos nós já ouvimos recentemente. Embora isso seja um fato incontestável, houve épocas em que o planeta esteve tão ou mais polarizado que hoje. Em especial, o período entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o início dos anos 1990 foi marcado por uma enorme tensão entre os blocos capitalista e socialista que deixou marcas profundas em muitos países e sociedades. O desmantelamento deste último, simbolicamente representado pela queda do muro de Berlim, extinguiu a tensão mas não erradicou o comunismo, que permanece ainda hoje como sistema político de alguns países

Dragões, rochas e barcos servem de inspiração para um teatro flutuante no Vietnã

A Sceno Light Architecture divulgou novas imagens de seu Ha Long Impression Theatre, situado na idílica baía de Ha Long, no Vietnã. Inspirado em mitologias e aspectos naturais, o projeto será construído em breve e oferecerá um pano de fundo panorâmico aos seus visitantes.

Ponte suspensa por "mãos gigantes" vira atração no Vietnã

Nas montanhas de Da Nang, no Vietnã, uma ponte com um desenho singular percorre 150 metros acima do desfiladeiro apoiada sobre um gigantesco par de mãos.

Moradia para Meninas Órfãs é considerada a melhor habitação de 2018 segundo The Architectural Review

The Architectural Review escolheu o projeto Moradia para Meninas Órfãs, no Irã, por ZAV Architectsi como a melhor habitação do ano de 2018. Uma premiação encabeçada pela publicação todos os anos, o AR House Awards identifica “originalidade e excelência no projeto das habitações”, reconhecendo casas particulares que vão além da função principal do abrigo, e se tornam “um objeto de fantasia, uma fonte de prazer, um talismã e um campo de testes.

Buro Ole Scheeren divulga projeto de arranha-céu para a cidade de Ho Chi Minh

Büro Ole Scheeren divulgou imagens de um novo empreendimento para a cidade de Ho Chi Minh que contará com três arranha-céus elevados a partir de uma paisagem montanhosa de terraços e espaços públicos. Para ser conhecido como "Empire City", o empreendimento visa incorporar "uma visão simbiótica da natureza e da vida" na capital do Vietnã.

gmp é selecionado para projetar o Centro Internacional de Exposições do Vietnã

O escritório Gmp Architekten venceu o concurso para conceber o masterplan e as diretrizes arquitetônicas do National Exhibition and Trade Fair Center em Hanoi, Vietnã. O plano inspirado em uma flor de lótus do gmp era uma das nove propostas que concorriam pelo prêmio.

Atkins inicia a construção do edifício mais alto do Vietnã

O escritório Atkins deu inicio à construção de um arranha-céu de 460 metros de altura que será a torre mais alta do Vietnã. O projeto de 81 pavimentos, intitulado Vincom Landmark 81, se localiza no Vinhomes Central Park, na cidade de Ho Chi Minh, próximo ao Rio Saigon, e é compostos por um conjunto de 25 cubos extrudados cobertos com jardins. O edifício será composto por unidades residenciais, um hotel e comércios, além de contar com um grande shopping center e percursos arborizados.

Carregando... Pode demorar alguns segundos