Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021

Liderado pelo arquiteto libanês-americano Hashim Sarkis, o júri do Holcim Awards for Sustainable Construction anunciou os vencedores da sexta edição da competição global em uma cerimônia na Bienal de Veneza de 2021, na Itália.

De um centro autossustentável para preservar a herança cultural tribal no Marrocos a um edifício industrial transformado em residência na Suíça, os vencedores da sexta edição abordaram a crise climática e os fluxos circulares de material sob os cinco pilares do Global Holcim Awards: progresso, pessoas, planeta, prosperidade e lugar.

"Novas abordagens são necessárias ao longo de toda a cadeia de valor da indústria da construção, à medida que o setor se move em direção a emissões zero e fluxos de materiais circulares", explicou a organização em um comunicado à imprensa.

Global Holcim Awards Ouro: Extending the Cycle

Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021 - Imagem 2 de 9
K118 Kopfbau Halle 118 / baubüro in situ. Imagem © Martin Zeller

Escritório: baubüro in situ
Equipe:
Marc Angst, Michèle Brand, Barbara Buser, Pascal Hentschel, Benjamin Poignon, Kerstin Müller
Localização: Basel, Suíça

Este projeto redefine o ponto de partida do processo de desenho, tratando a demolição como uma oportunidade para obter materiais de construção. Um edifício industrial é preservado, reaproveitado e ampliado em 3 andares para abrigar 12 unidades residenciais. Os pavimentos adicionais são construídos com materiais recuperados de locais em demolição. O processo de projeto começou com a coleta de elementos e materiais de construção. Eles foram, então, catalogados e seu potencial de reutilização foi determinado.

Global Holcim Awards Prata: Wetland Vitality

Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021 - Imagem 3 de 9
Wetland Vitality / Connatural. Imagem Cortesia de Global Holcim Awards

Escritório: Connatural
Equipe:
Edgar Mazo, Sebastian Mejía, Gloria Aponte, Santiago Hurtado, Louis Maria van Asten
Localização: Medellín, Colômbia

Este projeto visa consolidar a zona úmida do Jaboque. A consolidação se dá ao longo de um parque linear de 5,5 km de extensão que integra áreas recreativas e naturais e oferece oportunidades educacionais para a comunidade. O planejamento da paisagem foi aproveitado como uma oportunidade para criar uma coleção botânica viva. As plantas foram selecionadas de acordo com seu impacto no ecossistema e seu potencial para fortalecer a flora e a fauna dos pântanos.

Global Holcim Awards Bronze ex aequo: Cultural Interlude

Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021 - Imagem 4 de 9
Cultural Interlude / Aziza Chaouni Projects. Imagem Cortesia de Global Holcim Awards

Escritório: Aziza Chaouni Projects
Localização: Marrocos

O oásis no Vale do Drâa, no sul do Marrocos, está perdendo seus habitantes e, com eles, seu patrimônio. Este projeto visa ajudar a preservar a vida e a cultura local, criando um centro cultural autossustentável na cidade. Ele incorpora construção tradicional com tecnologias apropriadas, como chaminés solares e sistemas geotérmicos movidos a energia solar, juntamente com sistemas passivos como banheiros de compostagem e coleta de água da chuva para fins domésticos e de irrigação.

Global Holcim Awards Bronze ex aequo: Propagated Sanctuary

Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021 - Imagem 5 de 9
Propagated Sanctuary no Vietnã / ODDO Architects. Imagem Cortesia de Global Holcim Awards

Escritório: ODDO Architects
Equipe: 
Marek Obtulovic, Nguyen Duc Trung, Mai Lan Chi, Viet Anh Nguyen, Hoang Long Nguyen, Victor Lagoa, Manh Cuong, My Nhat, Thi Ngoc Anh Le
Localização: Hanói, Vietnã

Um grande grupo de voluntários planeja restaurar a floresta subtropical em Banana Island, uma ilha de 26 hectares no Red River. Com o plantio de árvores e plantas endêmicas, o projeto visa introduzir uma vegetação abundante no tecido urbano, reduzir as emissões de carbono e multiplicar o número de espécies nativas. A flora vai permitir que os animais voltem ao seu habitat natural, aumentando a biodiversidade regional. O projeto também criará uma área recreativa educacional para os residentes de Hanói e um laboratório ao ar livre para cientistas e instituições de pesquisa interessados.

Global Holcim Awards Menção Honrosa: Connective Threads

Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021 - Imagem 6 de 9
Connective Threads / Azra Aksamija e the MIT Future Heritage Lab team. Imagem Cortesia de Global Holcim Awards

Equipe: Azra Aksamija e the MIT Future Heritage Lab team
Localização: Cambridge, MA, EUA

O mundo gera mais de 80 bilhões de metros quadrados de roupas descartadas ou não utilizadas a cada ano. Criar valor combinando esses resíduos com o potencial humano dos campos de refugiados é a ideia por trás deste projeto. São criadas tapeçarias modulares que podem ser usadas para fazer abrigos para os refugiados sírios.

Global Holcim Awards Menção Honrosa: Empowering the Homeless

Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021 - Imagem 7 de 9
Empowering the Homeless nas Filipinas / Billion Bricks. Imagem Cortesia de Global Holcim Awards

Escritório: Billion Bricks
Equipe: Prasoon Kumar, Robert Verrijt 
Localização:
Índia e Singapura 

Este projeto combina habitação social para 125 famílias desabrigadas e uma usina solar que produzirá e venderá energia suficiente para financiar o empreendimento. As coberturas dos prédios receberão painéis fotovoltaicos que irão gerar 25 vezes mais energia do que os moradores precisarão. A energia excedente será vendida e a receita será utilizada inicialmente para quitar a construção dos prédios.

Global Holcim Awards Menção Honrosa: High-Performance Tower

Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021 - Imagem 8 de 9
High-Performance Tower na Austrália. Imagem Cortesia de Global Holcim Awards

Equipe: Wolfgang Kessling, Transsolar Energietechnik, Alemanha; Edwin Chan, EC3 Design, EUA; James O’Callaghan, Eckersley O’Callaghan, Reino Unido; Corie D. Sharples e Andreia Taixeira, ShoP, EUA; Ric Wang, Atlassian, Austrália; Njnotschka Titchkosky, BVN, Austrália.

A torre de alto desempenho é um edifício de 39 andares que acomoda 4.000 locais de trabalho. Apresentando um novo modelo de sustentabilidade, o projeto aborda um programa expandido, incorpora sistemas de última geração e apresenta um conceito tipológico e estrutural inovador.

Global Holcim Awards Menção Honrosa: Rebuilding Erupts

Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021 - Imagem 9 de 9
Rebuilding Erupts em Cabo Verde / M_EIA/Atelier Mar. Imagem Cortesia de Global Holcim Awards

Escritório: M_EIA/Atelier Mar
Equipe: Leão Lopes
Localização: São Vicente, Cabo Verde

Logo após uma erupção vulcânica desastrosa em 2014, o governo de Cabo Verde decidiu criar um plano diretor para a reconstrução e requalificação sustentável de uma aldeia destruída. Dentro deste plano está um projeto para um complexo educacional concebido como um catalisador para a reativação da vida comunitária. Os volume estão sendo erguidos por moradores treinados em métodos de construção específicos.

O júri independente foi presidido por Hashim Sarkis, incluindo Anne Lacaton, laureada com o Pritzker Prize 2021, Angelo Bucci (spbr arquitetos), Bruce Gibbons (Thornton Tomasetti) e Mun Summ Wong (WOHA). O Conselho e o Comitê Acadêmico da Fundação foram representados por Marilyne Andersen, Maria Atkinson AM, Meisa Batayneh Maani e Brinda Somaya.

Descrições do projeto e detalhes da equipe fornecidos pelo Holcim Awards.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Suíça, Colômbia e Marrocos entre os premiados no Global Holcim Awards 2021" [Switzerland, Colombia and Morocco Among Global Holcim Awards Prizes 2021] 18 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972121/suica-colombia-e-marrocos-entre-os-premiados-no-global-holcim-awards-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.