Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Indonésia

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Indonésia

Projetos mais recentes em Indonésia

Últimas notícias em Indonésia

A capital da Indonésia está afundando - e será transferida para Bornéu

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou que o país mudará sua capital Jacarta para a ilha de Bornéu. Considerando preocupações relativas à superlotação, poluição e desigualdade de renda, a estratégia também espera resolver questões de extrema subsidência do solo. A nova cidade seria construída a mais de 1.200 km da capital atual - uma medida extrema para reimaginar uma das cidades que mais rapidamente está afundando no mundo.

DSGN divulga o vencedor do concurso Innovation Hub 2018 em Bali, na Indonésia

DSGN (Design Student Global Network) revelou os vencedores do Concurso Innovation Hub, seu primeiro concurso internacional de projeto e parte de sua participação no Fuorisalone Milan Design Week (Semana do Salão de Design em Milão) em abril. A proposta vencedora - um Centro de Inovação para uma comunidade rural em Bali, na Indonésia - será construída através de uma série de oficinas internacionais de projeto a partir de 2019. O centro será usado pela Fundação local Five Pillar para sediar aulas com foco no desenvolvimento da comunidade e empreendedorismo social na região.

Se projetássemos um material de construção ideal, ele se pareceria com o bambu

Essa frase chamou a atenção durante a palestra de Neil Thomas no curso Bamboo U, que ocorreu no mês de novembro de 2017 em Bali. Neil é diretor do atelier one, escritório de engenharia estrutural de Londres, que entre seus projetos de destaque estão palcos e cenografias para Rolling Stones, Pink Floyd e U2; instalações de arte de Anish Kapoor e Marc Quinn; o Gardens by the Bay, em Singapura, entre tantos outros. De alguns anos para cá, o engenheiro tem se aprofundado no estudo sobre o bambu, suas propriedades estruturais e suas mais diversas potencialidades.

Maquetes tornam os projetos de bambu realidade

Cada material carrega suas particularidades e o processo de projeto e construção devem ser adequados a essas características. Um edifício em estrutura metálica, por exemplo, deve ter uma precisão acurada para que os componentes e as partes, geralmente fabricados fora do canteiro de obra e transportados até lá, encaixem-se durante a montagem. Um edifício de madeira pode ter suas seções transversais drasticamente modificadas de acordo com a espécie e resistência da mesma, ou mesmo segundo a direção das cargas em relação às suas fibras. O bambu, por sua vez, exige uma aproximação distinta, por conta de sua composição e características próprias.

Aprendendo conexões básicas em bambu com artesãos indonésios

O objetivo principal do BambooU build and design course é promover o bambu como material de construção sustentável e fornecer conhecimento para arquitetos, designers, construtores, engenheiros e carpinteiros de todo o mundo com o intuito de valorizar este material e aumentar seu uso.

Ponte de bambu na Indonésia demonstra alternativas sustentáveis para infraestruturas

Como parte da segunda Bienal de bambu realizada em outubro de 2016, a cidade de Solo em Java Central recebeu uma ponte pública de bambu, cortesia de Indonesian Architects Without Borders (ASF-ID). Conectando o mercado de Pasar Gede e o Forte Colonial holandês Vastenburg, a estrutura de bambu de 18 metros oferece uma revitalização da vida do rio na histórica cidade indonésia. Através do rio Kali Pepe, os residentes de Java podem atravessar a ponte de pedestres em sua trilha que varia em largura de 1,8 a 2,3 metros.

Intervenção transforma vila na Indonésia com cores e trabalho coletivo

Buscando animar sua cidade e melhorar o turismo, a pequena vila de Kampung Pelangi, Indonésia, passou por uma transformação vívida e multicolorida. A ideia de Slamet Widodo, diretor de uma escola da região, consistiu na pintura de toda a vila, que custou apenas 300 milhões de rúpias (aproximadamente 70 mil reais).

Arquitetos peruanos buscam aprender das florestas do mundo: uma viagem pela Indonésia, Camarões, Honduras e Peru

Paradoxalmente, os projetos mais interiorizados com seu país transcendem suas fronteiras. Pois, precisamente, seu trabalho de conexão interna e introspecção com as tradições das comunidades mais antigas e ocultas, leva-os a buscar mais conexões e ressonâncias fora dos limites. Esta viagem dentro-fora nos concerne a todos, vejamos o porquê...

Ministro da Indonésia seleciona os curadores da exposição do país na Bienal de Veneza de 2014

O Ministro do Turismo e Economia Criativa da Indonésia se associou ao Instituto de Arquitetos da Indonésia para apontar os arquitetos Avianti Armand e Setiadi Sopandi, juntamente com o historiador David Hutama, o fundador do Arsitek Muda Indonesia (AMI), Achmad Tardiyana, e o escritor Robin Hartanto como curadores da primeira participação da Indonésia em Bienais de Veneza.

Comunidade na Indonésia constrói centro comunitário em bambu

Limitada pela escassez de espaço e recursos, uma comunidade informal em Yogyakarta, Indonésia, concluiu recentemente a construção de seu espaço comunitário. O novo centro foi feito de bambu local, construído sobre o canal de drenagem da cidade, em frente ao rio Winongo. A estrutura foi projetada por Andrea Fitrianto e Jasri Mulya, e construída por voluntários da comunidade.

Carregando... Pode demorar alguns segundos