Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022

O Global Challenge acaba de anunciar os finalistas para a edição de 2022 da competição. Destacando e celebrando os esforços de iniciativas de autoconstrução lideradas por comunidades, o Global Challenge oferece uma plataforma para essas iniciativas se conectarem com parceiros e colaboradores em nível global.

Das 19 inscrições recebidas, em 16 de fevereiro de 2023, o júri da competição, composto por muitos arquitetos, designers e pensadores de todo o mundo, incluiu Johann Baar (The Hilti Foundation), David Barragan (Al Borde Arquitectos), David Basulto (ArchDaily), Ole Bouman (DesignSociety), David Cole (Building Trust International), Kira Intrator (Aga Khan Development Network), Irene Plan-chuelo Gómez (TECHO Internacional), Doina Petrescu (Universidade de Sheffield), Rob Breed e Changfang Luo (Architecture-in-Development), selecionou nove finalistas.

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 2 de 10Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 3 de 10Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 4 de 10Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 5 de 10Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Mais Imagens+ 5

Continue lendo para descobrir as nove propostas finalistas do Global Challenge 2022 com textos do Júri.

San Blas Social Action Center (Venezuela)

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 3 de 10
San Blas Social Action Center. Imagem Cortesia de Taller Social Nacional

O San Blas Social Action Center (Venezuela) é dirigido por uma organização social composta por especialistas. A iniciativa trata-se de um processo: um processo de transformação de um lixão de um bairro onde a arquitetura se tornou o meio para a construção de lugares e a razão para a ação da comunidade.

Book House (China)

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 4 de 10
Book House. Imagem Cortesia de Condition Lab

A Book House (China) nasceu de uma estreita colaboração entre carpinteiros locais e profissionais de arquitetura. Em vez de um esforço pontual, o seu objetivo era criar uma rede de bibliotecas infantis. Os profissionais aprendem com o know-how local e vernacular e desenvolvem uma abordagem viável e escalonável para restaurar a identidade cultural das aldeias durante o crescimento urbano sem precedentes da China.

Barrios que Cuidan (Peru)

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 2 de 10
Barrios que Cuidan cc Espacio Común. Imagem Cortesia de Espacio Común

Barrios que Cuidan (Peru) foi uma iniciativa iniciada por líderes do bairro e uma organização de mulheres, com assistentes sociais e um grupo de arquitetos e sociólogos. Proporcionando um lugar para as atividades culinárias existentes, a iniciativa celebra e capacita as cuidadoras (geralmente de baixa renda, mães solteiras, mulheres migrantes, etc.) a tornarem-se líderes ativas na melhoria da alimentação e da resiliência social das suas comunidades.

The Women's House of Imloul (Morocco)

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 8 de 10
The Women's House of Imloul. Image, © Mohammed Qualla

A The Women's House of Imloul (Morocco) foi iniciada por uma associação local de mulheres, à qual se juntou um grupo de profissionais internacionais. O processo de colaboração cria um campo de ensaio onde os conhecimentos modernos e vernáculos se encontram e compartilham informações. O projeto não só melhorará as oportunidades econômicas das mulheres, como também combaterá a desertificação em curso na região.

KuNa, Construyendo Sueños (Nicarágua)

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 10 de 10
KuNa, Construyendo Sueños. Imagem Cortesia de Construyendo Sueños

KuNa, Construyendo Sueños (Nicaragua) é um esforço de uma equipe multidisciplinar de artesãos locais e peritos internacionais. A iniciativa propõe uma abordagem escalável que fornece não só casas mas também competências e ferramentas que mudam a vida das comunidades para construir as suas futuras casas de forma sustentável.

Kakr Buluh Awar (Indonésia)

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 7 de 10
KAKR BULUH AWAR. Imagem © Franky Simanjuntak

Kakr Buluh Awar (Indonésia) é uma colaboração entre os líderes da aldeia e profissionais de design, envolvendo as comunidades locais na construção de uma igreja, bem como no processo de restauração da cadeia de suprimentos e construções de bambu. O projeto melhorou com sucesso as oportunidades econômicas dos aldeões, enquanto reavivou a cultura e tradição do lugar.

La Villa Pesquera del Crash Boat (Puerto Rico)

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 9 de 10
La Villa Pesquera del Crash Boat . Imagem Cortesia de La Maraña

La Villa Pesquera del Crash Boat (Puerto Rico) foi iniciada por uma equipe multidisciplinar de associações de pescadores locais, especialistas jurídicos, de planejamento de projetos e costeiros para restaurar a vila de pescadores, danificada por um furacão em 2017. Através da legislação e de um masterplan, o projeto catalisa um processo de restauração da identidade, cultura e economia, reforçando a resiliência da comunidade local.

The Baitussalam School (Pakistan)

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 6 de 10
The Baitussalam School. Imagem Cortesia de WM Creative Studio

A Baitussalam School (Pakistan) é uma iniciativa conjunta de uma ONG e arquitetos locais, proporcionando uma escola para crianças que perderam o acesso à educação devido às inundações de 2022. Além da escola física, o grupo também visa introduzir a agricultura comunitária para aumentar a autossuficiência alimentar a longo prazo da comunidade.

Mini-Cyclone Shelter for Vulnerable Communities (Bangladesh)

Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022 - Imagem 5 de 10
Mini-Cyclone Shelter for Vulnerable Communities. Imagem Cortesia de BRAC

Mini-Cyclone Shelter for Vulnerable Communities (Bangladesh) é um desenvolvimento habitacional participativo envolvendo famílias locais, governo, arquitetos comunitários, e peritos de uma ONG local. Além de construir casas seguras, a iniciativa proporciona abrigo para as comunidades se reunirem durante os ciclones, aumentando a resiliência social e climática entre as comunidades costeiras e ribeirinhas.

No centro do Global Challenge Competition Awards está a importância da capacidade da equipe e do envolvimento da comunidade. Cada candidatura foi cuidadosamente avaliada com base no estabelecimento da confiança da comunidade e no fato do projeto ter nascido das aspirações do bairro local. Além disso, a arquitetura do Do-It-Together que a Global Challenge promove e facilita, destaca o complexo processo de co-criação e desenvolvimento significativo.

O concurso Global Challenge, em parceria com a Architecture-in-Development, reconhece os projetos arquitetônicos mais impactantes e sustentáveis, dirigidos pela comunidade, bem fundamentados, ajudando a acelerar o seu desenvolvimento. Os finalistas do Global Challenge 2021 variaram entre grupos que testaram sistemas alimentares resistentes ao clima para desenvolver um laboratório de cozinha na floresta tropical de Lacandona, um centro comunitário na Colômbia combinando uma escola de culinária, um FabLab de reciclagem, residências de artistas, e uma escola na Índia que os membros da comunidade construíram.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Global Challenges anuncia 9 finalistas para a edição de 2022" [Architecture in Development Global Challenge Competition Announces 9 Finalists for its 2022 Edition] 24 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998330/global-challenges-anuncia-9-finalistas-para-a-edicao-de-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.