Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão

Materiais inusitados, cores vibrantes e composições ousadas são alguns adjetivos que podem ser aplicados quando se fala sobre o trabalho do Superlimão. Tudo começou em 2002 quando Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia, Thiago Rodrigues e o antigo sócio Sergio Cabral fundaram o escritório batizando-o em homenagem a bala Super Lemon – “azeda no início e doce no final”. Desde então, essa pitada humor - presente até no próprio nome - permeia todas as criações da equipe insinuando novas experiências e despertando curiosidade assim como o saborear da bala.

Projeto Marilia / Superlimão. © Maíra AcayabaBullguer Centro /Superlimão. © Israel GollinoCarbono / Superlimão. © Maíra AcayabaCervejaria Toca do Urso / Superlimão. © Maíra Acayaba+ 11

Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta

A palavra comensalidade refere-se ao ato de comer junto, dividindo uma refeição. Muito mais que uma mera função de necessidade humana essencial, sentar-se à mesa é uma prática de comunhão e trocas. Um artigo de Cody C. Delistraty compila alguns estudos sobre a importância de alimentar-se em conjunto: alunos que não comem regularmente com os pais faltam mais à escola; crianças que não jantam diariamente com a família tendem a ser mais obesos e jovens em famílias sem essa tradição acabam tendo mais problemas com drogas e álcool, além de desempenho acadêmico mais fraco. Evidentemente que todas estas questões levantadas são complexas e não devem ser reduzidas a somente um fator. Mas ter um local adequado para fazer as refeições, livre de muitas distrações, é um bom ponto de partida para ao menos um momento focado na conversa e alimentação. Estamos falando das mesas de jantar. Revisamos aqui alguns projetos para classificar as formas mais comuns de se implantar estes importantes mobiliários.

Construindo elementos complexos em concreto com fôrmas de espuma impressas em 3D

Com o objetivo de gerar um impacto significativo no consumo responsável e sustentável de recursos e energia na indústria da construção, a ETH Zürich em colaboração com a FenX AG está usando a impressão 3D de espuma (F3DP) para fabricar formas geometricamente complexas para a construção de elementos em concreto.

Casa do Artesão / MOCO

© Supee Juntranggur© Supee Juntranggur© Supee Juntranggur© Supee Juntranggur+ 23

Bangkok, Tailândia
  • Arquitetos: MOCO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  412
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: APK Brick, Door and Window

Escritório Bigode Design / Mariana Marchioro Arquitetura

© Guilherme Jordani
© Guilherme Jordani

© Guilherme Jordani© Guilherme Jordani© Guilherme Jordani© Guilherme Jordani+ 16

Design e transporte integrados à arquitetura: entrevista com Indio da Costa A.U.D.T.

Quando pensamos em escritório de arquitetura, nos vem à cabeça a elaboração e desenvolvimento de projetos de variada complexidade e escala, mas tradicionalmente associados ao espaço vivenciado. Seja este espaço para atividades habitacionais, comerciais, institucionais, dentre tantas outras que caracterizam nosso modo de vida urbano. Portanto, é natural o estranhamento ao nos depararmos com um portfólio contendo, ao mesmo tempo, residências, equipamentos náuticos, sistema de transporte público e eletro portáteis, tais como ventiladores de teto, purificadores de ar e espremedor de fruta. 

Casa SM / Francisco Tojal Arquitectos

© Alexander Bogorodskiy© Alexander Bogorodskiy© Alexander Bogorodskiy© Alexander Bogorodskiy+ 27

Cascais, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  670
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Banema, Bosch, CIN, Efapel, Geberit, +10

Apartamento Fradique / Silvia Acar Arquitetura

© André Scarpa© André Scarpa© André Scarpa© André Scarpa+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  117
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Glauco Kronka

WUF11: Fórum Urbano Mundial 2022 acontece em Katowice, na Polônia

"Transformar nossas cidades para um melhor futuro urbano", esse é o tema principal do próximo Fórum Urbano Mundial (WUF), que acontecerá pela primeira vez na Europa Oriental na cidade de Katowice, na Polônia, entre 26 e 30 de junho de 2022. Esse evento mundial sobre urbanização sustentável é convocado a cada dois anos pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), e nesta ocasião será organizado em parceria com o Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional e com a a Prefeitura Municipal de Katowice.

Igreja e Complexo Paroquial San Giacomo Apostolo / Miralles Tagliabue EMBT

© Marcela Grassi© Marcela Grassi© Marcela Grassi© Marcela Grassi+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1583
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Antico Legno SRL, Audio Solutions, Bertani Legno Spa, Berti Sisto & C, Bover, +18

Escritórios com vegetação integrada: 7 exemplos notáveis

Loft Office / jvantspijker. Image © René de WitA Hidden Garden Behind the Concrete Walls / Muxin Design. Image © Zhang DaqiOffice Design in Ho Chi Minh City / 07BEACH + Studio Happ. Image © Hiroyuki OkiSukhman Yagoda Law Offices / Vladimir Radutny Architects. Image © Mike Schwartz Photography+ 21

Os escritórios evoluíram tremendamente nos últimos anos, tornando-se cada vez mais como um espaço doméstico, incorporando novas paletas de cores, mobiliários flexíveis, texturas aconchegantes e até mesmo vegetação como parte do design. Neste último caso, não é simplesmente um acréscimo estético, mas o verde é integrado de tal forma que transforma e valoriza completamente a experiência de trabalho de quem está dentro. Como as plantas podem se tornar protagonistas do espaço de trabalho? Vamos rever 7 casos que os integram de forma criativa em prol do bem-estar dos usuários.

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo

© Staatliche Museen zu Berlin, Nationalgalerie / Reinhard Friedrich
© Staatliche Museen zu Berlin, Nationalgalerie / Reinhard Friedrich

No ano passado, uma série de novos museus, ampliações e várias reformas em museus, abriram suas portas ao público, acrescentando uma nova dimensão à paisagem cultural ao redor do mundo. Desde a tão esperada reabertura da Neue Nationalgalerie em Berlim, até a fusão do Museu de Arte Jining de Ryue Nishizawa com a paisagem, e o reflexivo Art Depot da MVRDV. Descubra a arquitetura dos mais recentes locais de arte e cultura.

© Ossip van Duivenbode / MVRDV© kubix Berlin© Adrià Goula© Paulo dos Sousa+ 10

Apartamento GMS / SOEK Arquitetura

© Carolina Lacaz© Carolina Lacaz© Carolina Lacaz© Carolina Lacaz+ 9

  • Arquitetos: SOEK Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021

1000 Trees / Heatherwick Studio

© Justin Szeremeta
© Justin Szeremeta

© Justin Szeremeta© Qingyan Zhu© Qingyan Zhu© Justin Szeremeta+ 14

  • Arquitetos: Heatherwick Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315987
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021

Casa Killora Bay / Lara Maeseele + Tanner Architects

© Adam Gibson© Adam Gibson© Adam Gibson© Adam Gibson+ 28

Ponte Yuandang / BAU Brearley Architects + Urbanists

© Runzi Zhu© Runzi Zhu© Runzi Zhu© Runzi Zhu+ 30

Shanghai, China

Como a arquitetura dos videogames conversa com você

Video games e mundos virtuais estão cheios de ambientes criativos para explorar, tempos alternativos para conhecer e estilos arquitetônicos inventados para folhear em cada realidade em que escolhermos mergulhar. Com os avanços recentes em tecnologia, maiores do que em qualquer momento da história, estamos testemunhando gerações de consoles e PCs com habilidade de produzir cenários praticamente reais, onde jogadores podem perambular, se perder, e explorar todas as nuances pertencentes a essas realidades praticamente autênticas. 

Captura de tela de Control (2019). Imagem via ControlConcept Art de Assassin's Creed II (2009). Imagem © Ubisoft MontrealCaptura de tela de Overwatch (2016). Imagem © Philip KlevestavCaptura de tela de Overwatch (2016). Imagem © Philip Klevestav+ 12

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.