8 Abordagens e tendências para promover trânsito seguro e espaços públicos de qualidade

Zona 30 em Belo Horizonte: áreas de trânsito calmo são uma das abordagens que conciliam segurança viária e espaços públicos de melhor qualidade. Foto: Rafael Tavares-Octopus Filmes/WRI Brasil
Zona 30 em Belo Horizonte: áreas de trânsito calmo são uma das abordagens que conciliam segurança viária e espaços públicos de melhor qualidade. Foto: Rafael Tavares-Octopus Filmes/WRI Brasil

É preciso desacelerar o trânsito nas cidades brasileiras – e rápido. Esta é uma questão de saúde pública, já que sinistros de trânsito estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. E uma questão de qualidade de vida e equidade, já que cidades que reduzem efetivamente as velocidades dos veículos tornam-se mais seguras, acolhedoras e vibrantes para todas as pessoas.

Casa em Capilla / Ventura Virzi arquitectos

© Javier Agustín Rojas© Javier Agustín Rojas© Javier Agustín Rojas© Javier Agustín Rojas+ 33

Capilla del Señor, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Euro BGS, Murvi, Peisa, Quadri, Tromen

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ

© Simon Menges
© Simon Menges

© Simon Menges© Simon Menges© Simon Menges© Simon Menges+ 31

Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia

Stefano Boeri Architetti e SON Architects são anunciados os vencedores do concurso organizado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Albano-Americana de Desenvolvimento (AADF) para a conservação, apresentação, valorização e planejamento das escavações arqueológicas do Anfiteatro Romano, do Fórum Bizantino e das Termas Romanas no centro histórico de Durrës. Com uma visão a longo prazo para a cidade de Durrës, os vencedores também serão responsáveis pelo projeto de uma série de caminhos urbanos visando reconectar as principais atrações históricas com a orla marítima e o porto da cidade.

Cortesia de Stefano Boeri ArchitettiCortesia de Stefano Boeri Architettivia Shutterstock by Lev Levinvia Shutterstock by T. Miettinen+ 7

Museu para Exposições de Projetos Urbanos em Huzhou / Perkins and Will

Vista Aérea. Imagem © Tri-ImagesO edifício é composto por dois volumes em forma de casulo ligados por um hall de entrada de vidro. Imagem © Tri-ImagesAs formas metálicas dobradas da fachada externa foram continuadas para o interior, com sua materialidade substituída por persianas de madeira para criar um ambiente acolhedor e convidativo. As claraboias de formato orgânico trazem luz natural adicional para o espaço durante o dia. Imagem © Tri-ImagesCercado por fachadas de vidro de altura total, o hall de entrada conecta os visitantes com a paisagem circundante e o lago. Imagem© Tri-Images+ 22

  • Arquitetos: Perkins and Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  15663
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2021

Tecnologia para quem? Os custos para acessar as ferramentas de representação arquitetônica

Dois mil e quinhentos reais é o preço médio de um bom óculos para realidade virtual. Se você optar pela experiência completa, desembolse mais quatro mil reias e adicione sensores e controles. Esses modelos precisam ser conectados a um computador de alto desempenho para processar as informações e transformar os espaços em modelos 3D que custará pelo menos cinco mil reais. Além dos óculos, sensores e computador, será necessário também um software, com licenças anuais que atingem igualmente a casa dos milhares. Ou seja, é um tanto quanto oneroso ser tecnológico hoje em dia.

O que torna um edifício belo?

Arquitetos e designers, assim como psicólogos e sociólogos, reconhecem que a estética e sua filosofia subjacente têm o poder de mudar a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor. Portanto, uma compreensão mais profunda do que é belo tem o poder de mudar as respostas das pessoas ao seu ambiente.

Explorar os diferentes significados da estética na arquitetura, da "forma segue a função" à estética do metaverso, pode nos ajudar a entender as potencialidades de nossos ambientes físicos e virtuais no caminho para um mundo melhor.

Muito já foi escrito sobre o assunto, mas agora queremos abrir o debate para vocês, nossos leitores. Compartilhem suas opiniões sobre o que torna um edifício ou uma cidade bela.

Deixe seus comentários no formulário abaixo. Esses serão selecionados e publicados em um próximo artigo.

Casa Bricks / Ateliê Monolito

© Joana França© Joana França© Joana França© Joana França+ 24

Alexânia, Brasil
  • Arquitetos: Ateliê Monolito
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Duratex, Hunter Douglas, Portobello, Adobe, Ateliê Monolito, +17

Como decorar a parede da sala?

Um parede vazia nem sempre é um respiro, em alguns momentos ela pode passar uma sensação fria, da falta de algo. E é por esse motivo que ela se apresenta como um espaço a ser ocupado para trazer mais originalidade e um maior caráter para o seu espaço, a questão é: como intervir nela? A seguir, reunimos algumas ideias presentes em diversos projetos para te inspirar. 

Apartamento Pompéia / Oficina Coletiva Arquitetos. Foto: © Nathalie ArtaxoApartamento 501 / TRPC Arquitetos. Foto: © Manuel SáApartamento Arluzia / Matú Arquitetura. Foto: © Cris FarhatApartamento Artur de Azevedo / LCAC Arquitetura. Foto: © Romulo Fialdini+ 20

Casa Higueras / CoA Arquitectura

© César Béjar Studio
© César Béjar Studio

© César Béjar Studio© César Béjar Studio© César Béjar Studio© César Béjar Studio+ 18

Chacala, México
  • Arquitetos: CoA Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  555
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020

Pontes Pedonais Mare a Mare Trails / Orma Architettura

© David Giancantarina
© David Giancantarina

© David Giancantarina© Julien Kerdraon© David Giancantarina© Julien Kerdraon+ 24

Casa Water Courtyard / Guz Architects

© Finbarr Fallon© Finbarr Fallon© Finbarr Fallon© Finbarr Fallon+ 14

Singapore, Singapura
  • Arquitetos: Guz Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  1198
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2022
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Atlas Schindler, Hansgrohe, AutoDesk, Trimble Navigation, Vertical Green

Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects

Le Corbusier disse uma vez que “a luz cria ambiência e senso de lugar, bem como a expressão de uma estrutura”. Apesar de outras tecnicalidades externas e escolhas projetuais feitas dentro dos espaços públicos, como a forma na qual o espaço é construído e o uso de cores e da materialidade, esses elementos seriam essencialmente inutilizados sem o uso adequado da iluminação.

Muitas escolhas e decisões de projeto de arquitetos atendem à iluminação geral de um determinado ambiente e à sensação e ao humor que os arquitetos pretendem que os indivíduos do público experimentem enquanto ocupam o espaço. A iluminação, portanto, deve ser integrada ao mobiliário e à arquitetura, pois a iluminação desempenha um papel decisivo na criação da atmosfera certa.A iluminação mais baixa cria uma atmosfera íntima e sofisticada, especialmente em restaurantes, bares e lounges, onde os indivíduos são mais propensos a se aproximarem.

Crystalscape / Moriyuki Ochiai Architects. Foto © Fumio ArakiJardim de Alumínio / Moriyuki Ochiai Architects. Foto © Tetsu HiragaCaverna de Luz / Moriyuki Ochiai Architects. Foto © Tetsu HiragaJardim de Alumínio / Moriyuki Ochiai Architects. Foto © Tetsu Hiraga+ 24

Complexo Industrial Montcalm Montagens Industriais / Sergio Sampaio Arch + Tectônica

© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  10300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2022
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Crosslam

Villa Tanah / Marcelo Salum Arquitetura

© Mariana Boro© Mariana Boro© Mariana Boro© Mariana Boro+ 16

São Roque, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Art des caves

Piso de madeira: infinitas possibilidades de paginações e cores

© Eduardo Souza (ArchDaily)
© Eduardo Souza (ArchDaily)

Pisos de madeira trazem aconchego, personalidade e estilo para quaisquer interiores, sejam eles antigos ou novos. Com um aspecto ao mesmo tempo rústico e elegante, a madeira entrega boas características térmicas, com uma temperatura agradável ao toque, além de melhorar a acústica do ambiente, por absorver parte das ondas sonoras. Também são altamente duráveis e resistentes ao desgaste diário e, não por acaso, um dos materiais preferidos e mais cobiçados para interiores residenciais. Sua aparência também agrada a muitos: mesmo de uma mesma espécie e fabricante, há variações entre as peças, conforme o local de onde saiu do tronco. Entre diferentes espécies de árvores, tonalidades e desenhos também variam muito, de amarelos claros a marrom escuro, com infinitas possibilidades. Além disso, é possível paginar os pisos de madeira das formas mais diversas, conforme as dimensões das peças e o efeito desejado para o espaço.

A produção inteligente da habitação: estratégia de marketing ou de garantias?

Ocupação 9 de Julho, centro de São Paulo. Foto: T. PIRES, via El País
Ocupação 9 de Julho, centro de São Paulo. Foto: T. PIRES, via El País

Sem conceito definido, o uso do termo cidades inteligentes é utilizado com mais frequência a cada ano que passa. Muitos teóricos apontam que a dificuldade conceitual está atrelada à rápida adesão e expansão do seu uso por grandes corporações e instituições, tonando-se, assim, um termo da moda. Apesar do discurso “inovador”, a escolha do modelo para implementação de uma cidade inteligente pode causar impactos segregacionistas e privilegiar determinado grupo se não desenvolvida considerando as particularidades e envolvendo as lideranças locais (MENDES, 2020).  Neste ensaio será adotado um entendimento de que a inovação e inteligência não estão necessariamente ligadas ao uso de tecnologias digitais ou recursos de alto custo, mas sim ao novo olhar para os problemas urbanos e o desenvolvimento de soluções não tradicionais nas tomadas de decisão e execução.

 Jardim de chuva no Centro Cultural Fundição Progresso – Rio de Janeiro.  Foto © Luiz Franco Ocupação 9 de julho em antigo prédio abandonado do INSS. Foto da autora, 2019Estúdio 9 de Julho e Grupo Inteiro na produção da exposição da Bienal de Chicago em 2019. Foto: Luis Felipe Abbud Exposição MSTC na Bienal de Chicago, em 2019.  Foto © Laurian Ghinitoiu+ 10

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.