Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Novos modelos de moradia coletiva

251 1st Street by ODA New York. Imagem © Miguel de Guzman / Imagen Subliminal
251 1st Street by ODA New York. Imagem © Miguel de Guzman / Imagen Subliminal

Por séculos, a produção habitacional tem se amparado em um conjunto bastante limitado de configurações espaciais, uma conduta que finalmente parece não mais responder às correntes necessidades dos usuários. Somado a isso, a escassez generalizada de moradias acessíveis, o aumento de pessoas que vivem sozinhas e o envelhecimento da população têm nos forçado a reavaliar nossos principais modelos de habitação, a fim de propor soluções de moradia que possam melhor reponder a realidade humana das cidades. Com isso em mente, a seguir exploramos alguns dos modelos contemporâneos de habitação coletiva que buscam reinterpretar o conceito de moradia para melhor os amoldar aos estilos de vida atuais.

R50 – Cohousing by ifau und Jesko Fezer + Heide & von Beckerath. Imagem © Andrew AlbertsVan B Residences in Munich. Imagem Courtesy of UNStudio and BauwerkMarmalade Lane Cohousing Development by Mole Architects. Imagem © David ButlerBay State Commons Cohousing by French 2D. Imagem Courtesy of THIS X THAT+ 9

Casa em Otago Bay / Topology Studio

© Paul Hermes© Paul Hermes© Paul Hermes© Paul Hermes+ 30

  • Arquitetos: Topology Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adbri, Artek, Asko, Bamstone Bluestone, Caesarstone, +13

Os melhores desenhos de arquitetura de 2021

O ArchDaily dá continuidade a uma tradição de sete anos que celebra e reconhece os melhores desenhos de arquitetura do ano. De pinturas a colagens, a edição de 2021 destaca uma coleção cuidadosamente curada de desenhos arquitetônicos e visualizações com uma ampla variedade de técnicas e representações, todas orientadas para o objetivo comum de compartilhar ideias, visões e projetos.

Matéria . Espaço . Alma / Two Fold Studio

© Snahasis Saha© Snahasis Saha© Snahasis Saha© Ashraful Islam Shimul+ 21

  • Arquitetos: Two Fold Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  155
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Trimble Navigation

Espaços surpreendentes: ideias para projetar estabelecimentos comerciais envolventes

Estabelecimentos comerciais são lugares que precisam nos transportar para outro universo. Precisamos ter nossos sentidos estimulados e nossos instintos atiçados para que a experiência seja realmente convincente. 

A arquitetura é parte fundamental dessa sedução, podendo usar artifícios como cores, materiais, iluminação e volumes para despertar nos clientes os sentimentos mais variados. A arquitetura comercial, além de todos os elementos técnicos, precisa atingir o público desde a fachada até seu espaço interior, mantendo-se sempre fiel aos conceitos e identidades da marca. Neste artigo selecionamos alguns exemplos de estabelecimentos comerciais que estimulam os clientes de diversas formas. 

Loja Conceito Portugal Vineyards / Porto Architects. Image © Ivo Tavares StudioLoja forte_forte Roma / forte_forte. Image © Danilo ScarpatiLoja Dolce & Gabbana de Seoul / Ateliers Jean Nouvel. Image © Dolce & Gabbana. Ateliers Jean Nouvel. Jean Nouvel DesignFlagship Zissou / Estudio Guto Requena. Image © André Klotz+ 13

Rio de Janeiro terá a maior horta urbana do mundo com 110 mil m2

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a expansão do cultivo de hortaliças em terrenos que pertencem ao município, às margens da linha férrea do Parque Madureira. O espaço vai receber já em 2022 aquela que deve ser a maior horta urbana do mundo, com 110 mil metros quadrados.

O objetivo principal é gerar renda e segurança alimentar para 50 mil famílias de baixa renda, por safra, até 2024. Além de ter um corredor verde de hortaliças ao longo do Parque Madureira até Guadalupe, em uma parceria com a Embrapa e com a Light, porque parte dos cultivos fica debaixo das torres de energia da empresa.

Habitação moderna, acessível e fácil de construir: lições das Case Study Houses

Entre 1945 e 1966, o programa Case Study Houses, similar à exposição Weißenhof-siedlung, abordou o estudo de habitações econômicas de fácil construção, supervisionando o projeto de 36 protótipos para construir em face do desenvolvimento residencial do pós-guerra. A iniciativa do editor John Entenza, da revista Arts & Architecture, reuniu e centralizou em Los Angeles figuras arquitetônicas renomadas para esse fim, onde foram encontrados talentos como Richard Neutra, Charles e Ray Eames, Pierre Koenig e Eero Saarinen, entre outros.

O programa experimental não só definiu o lar moderno de uma maneira diferente, exercendo forte influência sobre a arquitetura internacional até hoje, mas também promoveu a aplicação de novos sistemas de construção e materiais na arquitetura residencial. Analise detalhadamente algumas das suas características mais emblemáticas em conjunto com recomendações para enfrentar situações contemporâneas, abaixo.

Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture

© Niveditaa Gupta© Niveditaa Gupta© Niveditaa Gupta© Niveditaa Gupta+ 33

Bengaluru, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Saint-Gobain, Asian Paints, Jaquar

Restaurante Osteria Giulia / Guido Costantino

© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography+ 16

  • Arquitetos: Guido Costantino
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Kundalini, Limestone, Northern Wide Plank, Sound Solutions

Abílio Guerra, Renato Anelli e Rodrigo Queiroz conversam sobre a obra de Ruy Ohtake

Neste episódio, o Arquicast presta homenagem a Ruy Ohtake, arquiteto paulista conhecido internacionalmente, dono de um portfólio expressivo de projetos construídos e responsável por alguns dos edifícios mais icônicos da cidade de São Paulo. Ruy faleceu em novembro de 2021 e tinha 83 anos. Para nos ajudar a contar a história de vida e a trajetória profissional deste filho de imigrantes japoneses, convidamos três grandes nomes, referências quando o assunto é a obra de Ruy, o contexto de sua atuação para a história da arquitetura brasileira e peculiaridades de sua personalidade marcante. Participam da conversa os arquitetos Abílio Guerra, Renato Anelli e Rodrigo Queiroz.

Casa dos Eucaliptos / Ultravioleta - Arquitetura sem Filtro

© Favaro Jr.© Favaro Jr.© Favaro Jr.© Favaro Jr.+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, D&A Vidros e Esquadrias, Grupo Coname, Qualitta Decor Pisos, Trimble Navigation, +2

Casa Água / ViGa Arquitectos

© Ángela Vizcarra© Ángela Vizcarra© Ángela Vizcarra© Ángela Vizcarra+ 25

Cidade do México, México
  • Arquitetos: ViGa Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoCAD, Cemex, Color Surfaces, Comex, Grupo Arca, +3

O que é design de interiores (e por que ele realmente pode fazer você se sentir melhor)?

Se um estilo de música não lhe agrada, você fica entediado no teatro ou não se sente atraído por obras de arte, você quase sempre pode evitá-los. Com arquitetura é diferente. Um projeto mal pensado afetará a vida de muitas pessoas e por muito tempo. Nos interiores isso é ainda mais amplificado, uma vez que a humanidade tem passado cada vez mais tempo em ambientes internos e isso impacta diretamente no nosso bem-estar e saúde. Em períodos de recolhimento obrigatório, como na pandemia atual da Covid-19, temos a noção do quão importantes são os espaços interiores para o nosso bem-estar e, até mesmo, para a prevenção de doenças. Projetar um ambiente interno é de uma responsabilidade enorme para um profissional. Um designer de interiores é alguém que planeja, pesquisa, coordena e gerencia esses projetos de aprimoramento do interior de um edifício para obter um ambiente mais saudável e esteticamente agradável para as pessoas que usam o espaço. Mas o que é, de fato, Design de Interiores?

Appartement Spectral / BETILLON / DORVAL‐BORY. Image Courtesy of BETILLON / DORVAL‐BORYThe Enchanted Shed & Leopold House / Franz&Sue. Image © Andreas BuchbergerOficina do Arquiteto / Ruetemple. Image Courtesy of RuetempleHey! A Lovely Tiny Space / A'Lentil Design. Image Courtesy of A'Lentil Design+ 19

Escola Northstar / Shanmugam Associates

© Ishita Sitwala | The Fishy Project© Ishita Sitwala | The Fishy Project© Ishita Sitwala | The Fishy Project© Ishita Sitwala | The Fishy Project+ 28

Pavilhão Criss-Cross / ErranteArchitetture

Cortesia de Turo Sedentari
Cortesia de Turo Sedentari

Cortesia de Turo SedentariCortesia de Turo SedentariCortesia de Turo SedentariCortesia de Turo Sedentari+ 23

Caramagna Piemonte, Itália

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados

Yesporciento é um estúdio de arquitetura e pesquisa fundado por Sebastián Castro, arquiteto e skatista. Do Chile, seus interesses estão em estratégias para maximizar e fortalecer o espaço público e coletivo por meio do fenômeno do Skateboarding. A seguir, Castro apresenta a sua análise mais recente centrada na observação, registro e representação de algumas manifestações culturais relacionadas à recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados, definindo três casos dentro da área urbana de Santiago.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.