Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten

© Kuster Frey© Kuster Frey© Kuster Frey© Kuster Frey+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ineichen, Jakob, KIBAG, Keller Unternehmungen, LEHMAG AG, +3

Arquitetura em miniatura: 17 projetos que exploram o design de interiores para crianças

O mundo certamente se revela de forma diferente aos olhos de uma criança; tudo parece enorme, curioso e também desafiador. Não é por acaso que há muito se acredita que a nossa perspectiva de mundo é moldada justamente nos primeiros anos de nossas vidas. Quando questionado sobre suas memórias de infância na Suíça, Peter Zumthor afirmou que é exatamente na experiência de mundo de uma criança que reside a mais profunda sensibilidade arquitetônica. É neste lugar que Zumthor diz encontrar os as atmosferas e as imagens arquitetônicas que ele procura explorar em seu trabalho como arquiteto hoje.

Para melhor compreender a forma como uma criança cresce e se desenvolve física e psicologicamente ao longo dos anos é preciso estar atento a uma série de diferentes fatores, como a herança genética, as interações que têm com outras crianças e adultos, assim como as características dos ambientes onde vivem, aprendem e se divertem. Penando nisso, e em comemoração ao Dia Mundial da Criança, nós do ArchDaily decidimos listar aqui alguns projetos da nossa base de dados que nos oferecem um vislumbre sobre algumas das estratégias utilizadas por arquitetos e designers para estimular a autonomia das crianças e promover seu bem-estar físico e mental através do espaço construído.

Nía School / Sulkin Askenazi. Image © Aldo C. GraciaNursery in Adamów / xystudio. Image Courtesy of xystudioInnocence in Zen / HAO design.. Image © Hey! CheeseSarreguemines Nursery / Michel Grasso + Paul Le Quernec. Image Courtesy of michel grasso + paul le quernec+ 20

Cabana em Oka / Paul Bernier Architecte

© Raphaël Thibodeau© Raphaël Thibodeau© Raphaël Thibodeau© Raphaël Thibodeau+ 23

Oka, Canadá

Banheiro Eido / QOZ Arquitetos

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

© Carolina Mossin© Carolina Mossin© Carolina Mossin© Carolina Mossin+ 15

  • Arquitetos: QOZ Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello

Da pedra artesanal à impressão 3D: a evolução tecnológica e material da Sagrada Família de Gaudí

Uma obra-prima equivale ao trabalho mais notável da carreira de um artista, que geralmente evidencia o auge da sua técnica e ideais. A Mona Lisa de Leonardo da Vinci; a Pietá de Michelangelo; Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles. São muitos os exemplos, que nem sempre são unânimes. Mas e como seria se o que muitos consideram como a obra-prima tenha sido iniciada por outra pessoa, o autor não viveu para ver sua finalização e quase toda sua documentação tenha sido destruída? O arquiteto catalão Antoni Gaudí e seu mundialmente famoso Templo Expiatório da Sagrada Família são exemplos disso. De uma construção em pedra altamente artesanal às técnicas mais modernas de impressão 3D e concreto de alta resistência, o projeto incorporou e permanece incorporando inúmeras tecnologias durante sua construção.

Arquitetura de caráter público: entrevista com Pedro Domingos e Pedro Matos Gameiro

Com objetivo de conhecer os arquitetos, os projetos e as histórias por trás da arquitetura portuguesa de referência, Sara Nunes, da produtora de filmes de arquitetura Building Pictures, lançou o podcast No País dos Arquitectos, em que conversa com importantes nomes da arquitetura portuguesa contemporânea.

No episódio desta semana, Sara conversa com os arquitetos Pedro Domingos e Pedro Matos Gameiro sobre o projeto da Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola, ao sul de Portugal. Reveja as outras entrevistas realizadas pelo podcast No Pais dos Arquitectos e leia a transcrição da entrevista com Domingos e Gameiro, a seguir.

© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira+ 30

Casa Mirador / KS arquitetos

© Roberta Gewehr© Roberta Gewehr© Roberta Gewehr© Roberta Gewehr+ 30

Vila Conceição, Brasil
  • Arquitetos: KS arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura

© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira+ 27

Lisboa, Portugal

Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste

© Brick Visual
© Brick Visual

O Zaha Hadid Architects acaba de revelar novas imagens de sua proposta vencedora para o projeto de um empreendimento de uso misto em Budapeste, o qual está composto por edifícios residenciais, de escritórios e áreas comerciais, espaços públicos e áreas de lazer. Concebido de forma a criar uma rede de espaços públicos integrados, o novo empreendimento chamado de Zugló, procura restabelecer o ecossistema natural ao longo do rio Rákos, reconectando a área de desenvolvimento urbano ao entorno existente.

© Tegmark© Tegmark© Tegmark© Tegmark+ 6

Mercado público Matamoros / Colectivo C733

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

© Rafael Gamo© Rafael Gamo© Rafael Gamo© Rafael Gamo+ 30

  • Arquitetos: Colectivo C733
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2868
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

O que são os projetos complementares?

A arquitetura, para se concretizar enquanto edifício construído e funcional, exige a colaboração de uma série de disciplinas. Durante as etapas de projeto essas áreas complementares se somam ao projeto de arquitetura, adicionando sistemas que auxiliam na funcionalidade da construção, conhecidos como projetos complementares. 

Exposição SOM A Engenharia de Arquitetura. . Image © Saskia Wehlervia Rogers Stirk Harbour + Partnersvia Bienal de Veneza de 2014Elevação enviada ao concurso do Centro Pompidou. Image via Renzo Piano + Richard Rogers+ 6

Como escritórios emergentes estão ressignificando a sustentabilidade na arquitetura

A crise climática tem ocupado uma posição cada dia mais proeminente no discurso da arquitetura contemporânea, com os profissionais da construção civil lentamente reconhecendo a sua parcela de responsabilidade em relação às questões ambientais. No entanto, ainda há um longo caminho pela frente no que se refere a uma mudança sistemática no campo da arquitetura. Neste sentido, constituindo a principal frente de ação, jovens escritórios, organizações e iniciativas emergentes estão dando forma a uma nova prática de arquitetura que lentamente está começando a provocar uma mudança de paradigma na industria da construção civil. Abordando questões ambientais em vários níveis, desde políticas urbanas e estratégias de projeto até novos materiais e processos de construção, a seguir apresentamos alguns dos principais escritórios emergentes que estão reformulando o significado de sustentabilidade na arquitetura.

Regional House Edeghem . Image Courtesy of BC Architects39186 Vacant Rooms installation by VAPAA CollectiveNorthampton International Academy by Architecture Initiative. Image © Luke HayesWasteland Exhibition. Image © © Rasmus Hjortshøj - COAST+ 7

Casa Monte Tauro / PPAA Pérez Palacios Arquitectos Asociados

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

© Rafael Gamo© Rafael Gamo© Luis Garvan© Rafael Gamo+ 47

Mexico City, México

Renovação do Ateliê de Patrimônio Cultural Imaterial em Linpan/ David Architectural Design

© Zhenhuan He
© Zhenhuan He

© Zhenhuan He© Zhenhuan He© Weibing Liu© Zhenhuan He+ 23

O que você precisa saber para instalar ar-condicionado em sua residência?

Muitas são as vezes que os projetos de arquitetura se empenham para fugir dos sistemas forçados de refrigeração a partir de estratégias passivas que amparam a ventilação cruzada e o controle de insolação e ganho de calor. A implantação da construção, o posicionamento de aberturas, os brises e elementos de sombreamento são a chave para reduzir o uso de ar-condicionado, porém, em algumas situações, essas estratégias não são suficientes para vencer as altas temperaturas e é necessário recorrer às tecnologias de refrigeração. Entenda o que é e como incluir o ar-condicionado em sua casa de maneira discreta e eficiente. 

Apartamento Buenos Aires / Ultra. Image © Marcelo DonadussiApartamento com partições / Casa100 Arquitetura. Image © Gui MorelliApartamento DB / InTown Arquitetura. Image © Denílson Machado MCA EstúdioApartamento FT / ZALC Arquitetura. Image © Alexandre Dissaro+ 12

Vestiários no Jockey Club / Estudio Martin Elias Arquitecto

© Ramiro Sosa© Ramiro Sosa© Ramiro Sosa© Ramiro Sosa+ 30

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Aluar, Balcarce54, FV, Jose y Daniel Villella, SIRC ILUMINACION, +3

Escritório Bell Works / Alexander Gorlin Architects

© Eric Petschek© Eric Petschek© Eric Petschek© Eric Petschek+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Assa Abloy, Bolon, Kawneer, Masland Contract, Onyx Solar, +2

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.