Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura

Um dos desafios mais importantes da arquitetura, quando se trata de criar espaços que funcionam para todos, é a diversidade que existe nas pessoas, suas necessidades e como integrá-las a um design adequado. Deficiências abrangem mais do que apenas uma condição; Eles representam um modo de vida único dentro do espectro da diversidade humana e exigem uma ampla gama de soluções arquitetônicas para acomodar essa diversidade.

De acordo com dados do Banco Mundial, estima-se que 1 bilhão de pessoas - equivalente a 15% da população mundial - vivam com algum tipo de incapacidade. No futuro, essa porcentagem pode aumentar consideravelmente, dada a tendência global de envelhecimento das populações. Para enfrentar esse desafio crescente, a arquitetura terá que se adaptar rapidamente, devido ao papel que os ambientes construídos têm em constituir uma barreira ou um caminho para a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência, idosos, bem como diversos grupos que compõem a pluralidade humana.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 2 de 20
Camino de Santiago Trek French Arrival Ramp / CREUSeCARRASCO Arquitectos. Image © Luis Díaz Díaz

Acessibilidade e design universal são comumente associados a rampas e pavimentação tátil, pois são os elementos com a maior presença em ambientes construídos e geralmente são os exigidos pelos códigos obrigatórios. Para ir além desses requisitos, o design e a tecnologia inovadores podem estar entre as várias respostas destinadas a promover a inclusão no futuro. Para fazer isso, é importante entender a deficiência além de uma condição relacionada à saúde, como parte dos desafios contemporâneos de nossa sociedade.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 3 de 20
Camino de Santiago Trek French Arrival Ramp / CREUSeCARRASCO Arquitectos. Image © Luis Díaz Díaz

Inclusão, acessibilidade e design universal na arquitetura são campos subexplorados, com potencial e benefícios extremamente emocionantes. Mesmo quando há requisitos obrigatórios nesses campos, a falta de profundidade e consideração neles pode ser dolorosamente perceptível. Os requisitos são constantemente atendidos de forma incompleta ou não são integrados ao design, sendo percebidos apenas como um item a ser marcado e não como uma parte fundamental do projeto. O futuro poderia trazer soluções aplicadas com uma abordagem holística, que simplesmente não podemos imaginar agora, e tendências que provavelmente se repetirão nos próximos anos.

Navegando espaços com mais de um sentido

Nos processos de design, a influência dos materiais e seu uso consciente é decisivo, dado o relacionamento que existe entre a arquitetura e os sentidos. As deficiências sensoriais criam uma barreira para perceber estímulos do contexto circundante e, como resultado, identificar os principais elementos arquitetônicos é de suma importância.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 4 de 20
Saint Louis Art Museum / David Chipperfield Architects . Image © Simon Menges

Destacar as dimensões e texturas dos elementos arquitetônicos será uma estratégia recorrente no futuro para facilitar a forma como os identificamos, como o vencedor do prêmio Pritzker, David Chipperfield, faz em seus projetos, exibindo materiais e destacando-os através do contraste; simplificando o espaço e como se localizar nele através do toque e da visão. No Museu de Arte de Saint Louis, o uso de formas puras nos espaços é decisivo para permitir uma simples compreensão do espaço. O contraste entre materiais e cores é claro; as paredes brancas se destacam da madeira no chão e o concreto da laje superior.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 5 de 20
School for Blind and Visually Impaired Children / SEAlab. Image © Bhagat Odedara

Quando se trata de cor, o alto contraste é amplamente utilizado na sinalização. Essa estratégia pode ser extrapolada e aplicada à arquitetura, identificando-a através de contrastes de cores: em elementos estruturais, escadas, portas e móveis, para que as pessoas com deficiência intelectual e baixa visão possam facilmente diferenciar os elementos durante a navegação.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 6 de 20
via DALL:E 2
Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 7 de 20
CO*LAB Gallery / RPK Architects. Image © Adam Borman
Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 8 de 20
Gama House / Studio ArquitectUras. Image © Julia Novoa

Luz como material: contrastes que criam caminhos

O uso da luz como material também pode ser amplamente usado para orientar pessoas com baixa visão. A combinação de volumes contrastantes, planos de profundidade e chiaroscuro em corredores, pátios interiores e lobbies criam contrastes visuais que identificam claramente diferentes elementos arquitetônicos, que, além de serem visualmente atraentes, também são funcionais para melhorar a percepção do espaço. Este é um exemplo de estratégias que podem ser alavancadas em favor do design e têm um efeito significativo.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 9 de 20
School for Blind and Visually Impaired Children / SEAlab. Image © Dhrupad Shukla
Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 10 de 20
High Contrast View. Image Courtesy of SEAlab

Projetar conscientemente para aproveitar a incidência de luz solar é outra estratégia multidimensional. Assim como o olho humano pode identificar altos contrastes entre as cores, ele também pode perceber contrastes de cores. A sensibilidade de nossa visão à luz solar direta pode ser filtrada e integrada ao design de projetos por meio de pátios e claraboias privadas.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 11 de 20
High Contrast View. Image Courtesy of SEAlab

A consideração cuidadosa de alturas, orientação e tamanho de portas e janelas podem destacar elementos interiores através da luz e melhorar sua visibilidade, além de gerar benefícios na eficiência energética do edifício.

Espaços internos mais simples e abertos

Em todo o mundo, as pessoas estão vivendo mais do que nunca. A maior parte da população global atual tem uma expectativa de vida igual ou superior a 60 anos, o que implica um aumento no número, bem como na proporção de pessoas mais velhas da população.

Considerando que a arquitetura geralmente reflete as necessidades de seu tempo, poderíamos esperar que alguns elementos da arquitetura evoluam para se adaptar aos requisitos de design desse grupo populacional. Espaços generosos com luz natural abundante podem ser uma tendência em potencial, pois a população acima de 60 deve dobrar até 2050. Com esse aumento, vem a necessidade de fornecer espaços seguros para o acesso de pé e cadeira de rodas. Dessa forma, as pessoas serão capazes de realizar livremente suas atividades nas casas de aposentados, no trabalho e nos espaços de lazer.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 12 de 20
Housing for Elderly People in Huningue / Dominique Coulon & associés. Image © Eugeni Pons
Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 13 de 20
Housing for Elderly People in Huningue / Dominique Coulon & associés. Image © Eugeni Pons

Escadas e corredores mais amplos, espaços para manobras e materiais simples podem ser constantes no design de espaços e acomodações residenciais no futuro. A geração de circulação de fluidos sem desníveis também ajudará a eliminar as barreiras de mobilidade que ainda estão presentes na arquitetura.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 14 de 20
Housing for Elderly People in Huningue / Dominique Coulon & associés. Image © Eugeni Pons

Móveis feitos para todos

O corpo humano tem sido o ponto de referência para a construção de nosso meio ambiente, mas a diversidade de aptidões físicas torna cada pessoa única. Assim como a arquitetura está fundamentalmente associada ao corpo humano e suas proporções, os móveis estão ligados da mesma maneira, mas em uma escala reduzida.

Ao longo da história, os modelos arquetípicos humanos têm sido usados em arquitetura e design, do homem Vitruviano ao modulor de Le Corbusier. O problema com esses modelos é que eles perdem sua universalidade se levarmos em consideração que são baseados em modelos eurocêntricos e masculinos e representados com um físico uniforme. Essa abordagem desconsidera qualquer variação que não esteja em conformidade com esses padrões estabelecidos.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 15 de 20
Courtesy of Noor Makkiya

Em resposta à diversidade de corpos existentes, veremos propostas de design de móveis no futuro que desafiam os padrões ergonômicos e se adaptem a diferentes condições, contextos e formas corporais.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 16 de 20
Zenzo High. Image Courtesy of Zeitraum
Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 17 de 20
Radio Laria. Image Courtesy of Lukas Dahlen
Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 18 de 20
Koki Chair. Image Courtesy of Desalto

Inovações incorporadas à arquitetura

Combinando análise de dados com mapeamento da cidade

O mapeamento de acessibilidade nas cidades é importante para identificar os lugares cujas condições permitem que as atividades sejam executadas livremente, independentemente e sem barreiras. Kepler.gl é uma ferramenta de análise geoespacial de código aberto para conjuntos de dados em grande escala que permite que os usuários mapeiem a acessibilidade em ambientes construídos em diferentes dimensões, abrindo a possibilidade de identificar quais áreas são mais fáceis de navegar e quais podem apresentar barreiras.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 19 de 20
Vigo Map. Image Courtesy of Franceso Mitolo

Essa ferramenta encontrou aplicações como no mapeamento de dois distritos da cidade de Vigo, Espanha, onde foi identificado o nível de acessibilidade ao lazer das crianças em cada edifício. O mapa consiste em calcular o número de etapas e a distância que uma criança deve viajar para alcançar a área infantil mais próxima sem a assistência de um adulto. A partir dessa combinação, cada edifício recebe um valor numérico, dependendo do seu nível de acessibilidade.

Iluminação e dispositivos inteligentes

Nos últimos anos, testemunhamos como diferentes variantes de tecnologias inteligentes se estabeleceram na vida cotidiana. Os dispositivos se diversificaram em diferentes setores e encontraram sua aplicação de residências a edifícios em larga escala.

A iluminação - como um elemento intrínseco da arquitetura - se beneficiará muito, pois veremos sistemas avançados que podem ser controlados de uma maneira menos complexa e mais remota, facilitando a modificação de ambientes e níveis de iluminação sem interagir fisicamente com um controle remoto.

Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura - Imagem 20 de 20
KClighting Global Flagship Showroom / E Studio. Image © Kyunseok Seo

As vantagens dos sistemas inteligentes se traduzirão em edifícios mais bem conectados, onde as necessidades e preferências dos usuários serão priorizadas. Controle sem contato, comandos de voz ou gestos permitirão maior usabilidade para todas as pessoas, independentemente de terem uma deficiência ou não, e um ambiente em que o uso de dispositivos físicos parece ser menos necessário.

Independentemente do que o futuro reserva, várias propostas promissoras estão surgindo através de abordagens de design. Como arquitetos, temos o poder de melhorar a inclusão através da arquitetura, que combinadas com melhorias nas políticas e códigos podem levar a um mundo mais confortável para todos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tovar, Enrique. "Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura" [How Can Buildings Work for Everyone? The Future of Inclusivity and Accessibility in Architecture] 22 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998771/como-os-edificios-podem-funcionar-para-todos-o-futuro-da-inclusao-e-acessibilidade-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.