Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo

Localizado próximo a Paris e símbolo do poder dos monarcas franceses absolutistas, o Palácio de Versalhes começou a ser construído entre 1610 e 1643 como residência rural para os períodos de caça do Rei Luís XIII da França. Com o tempo, a residência foi sendo reformada e aperfeiçoada, até que em 1634 tornou-se em um palacete. Sua transformação em um grande palácio de luxo e ostentação da realeza se dá a partir da regência de Luís XIV, conhecido como o Rei Sol.

Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 2 de 8Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 3 de 8Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 4 de 8Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 5 de 8Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Mais Imagens+ 3

Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 6 de 8
© Mathias P.R. Reding on Unsplash

Dotado de todos os poderes, Luís XIV governou a França entre 1661 e 1715 e é um dos grandes exemplos das monarquias absolutistas europeias. Foi durante esse período que o Palácio de Versalhes se expandiu para um grande complexo de construções e jardins, com mais de 67 mil metros quadrados, tornando-se a sede administrativa do governo francês, bem como local de festas da nobreza e da corte. Permaneceu assim durante quase 100 anos, até a Revolução Francesa. No século XIX teve partes transformadas em museu, mantendo também seu status administrativo e sendo palco de importantes eventos da história, como a assinatura do Tratado de Versalhes que terminou a Primeira Guerra Mundial.

Inscrito na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco, atualmente o Palácio de Versalhes é um dos mais visitados pontos turísticos da França e do mundo, e tem em seus jardins a grande atração. Projetados por André Le Nôtre, contratado por Luís XIV, os jardins do palácio seguem a vertente francesa de paisagismo, a partir da simetria, da regularidade, da geometria e também da inserção de elementos como espelhos d’água e estátuas. Além dos jardins e do parque, o complexo do Palácio de Versalhes é composto pelo próprio edifício do Palácio, os Estábulos Reais e as Propriedades de Trianon, uma área projetada e ocupada por Maria Antonieta e o Rei Luís XV.

Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 4 de 8
© Clark Van Der Beken on Unsplash

O palácio, com seus anexos, salões e cerca de 2.300 cômodos, abriga um enorme museu da história francesa e, muito recentemente, passou a abrigar também um hotel de luxo. O grupo francês Les Airelles, responsáveis por acomodações luxuosas nos Alpes franceses, Avignon e Saint-Tropez, inaugurou recentemente (com atraso de 1 ano devido à pandemia de Covid-19) o Airelles Château de Versailles, Le Grand Contrôle, um hotel instalado dentro do Palácio de Versalhes com 14 quartos, spa, restaurante próprio e visitas guiadas por partes restritas do complexo.

Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 8 de 8
Mapa do Palácio de Versalhes. Image via Chateau Versailles

A proposta do hotel foi reformar o interior de uma parte do palácio, usando como referência a estética da nobreza francesa do século XVIII. O projeto de interiores é assinado por Christophe Tollemer, arquiteto francês que trabalhou junto de Emmanuelle Vidal-Delagneau, especialista em arte, artefatos e herança francesa. O resultado são espaços que recriam a ambiência da época e do Palácio, sem renunciar aos avanços tecnológicos do século XXI. Os cenários criados nas acomodações envolvem os visitantes não apenas em uma experiência luxuosa e exclusivista, mas também em uma vivência quase fantasiosa do passado.

Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 2 de 8
Grand Appartement. Image via Airelles Château de Versailles , Le Grand Contrôle

Sob a perspectiva do reuso adaptativo, é interessante pensar que um edifício projetado, primeiramente, como repouso da temporada de caça da realeza, transforma-se ao longo de 380 anos em um museu, um hotel e um grande complexo turístico, passando antes disso por um longo período sendo sede administrativa do governo e servindo hoje tanto como espaço de lazer, quanto como espaço educativo. A trajetória do Palácio de Versalhes mostra como os edifícios conseguem se adaptar às condições históricas, políticas, econômicas e culturais da época, o que reforça a ideia de investir em reformas e remodelações de forma sustentável. 

Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 5 de 8
Junior Suite Baron de Staël-Holstein. Image via Airelles Château de Versailles , Le Grand Contrôle

Por outro lado, a intervenção do hotel Le Grand Contrôle tem uma abordagem de arquitetura de entretenimento que parte de uma visão pós-moderna, a qual buscava passar o máximo de estímulos aos visitantes, com a intenção de se comunicar com seus usuários. O resultado é uma arquitetura quase cenográfica, uma vez que as acomodações não são restauros dos antigos quartos, mas sim projetos de interiores com objetos que fazem referência à época e ao local. A incorporação do hotel ao Palácio segue essa abordagem plural, que reproduz imagens e signos, trazendo um tratamento peculiar do espaço e do tempo. 

Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 3 de 8
Grand Appartement. Image via Airelles Château de Versailles , Le Grand Contrôle

Embora o hotel traga uma nova forma de ocupação e de uso desse espaço histórico, a proposta elitista, somada à abordagem arquitetônica de entretenimento, evidenciam que este continua um lugar para poucos. Ainda assim, a proposta de um hotel em Versalhes traz para seu usuário um tanto de história e cultura e também um tanto de fantasia e entretenimento, utilizando-se de um local fundamental na história mundial, principalmente ocidental, como pano de fundo para uma experiência luxuosa, singular e exclusivista.

Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo - Imagem 7 de 8
© Tranquiligold on VisualHunt

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Reabilitações. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo" 17 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970679/um-hotel-no-palacio-de-versalhes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.